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Quando você deve investir em Marketing Digital em sua empresa?

Quando você deve investir em Marketing Digital em sua empresa?
Quando você deve investir em Marketing Digital em sua empresa?

Com certa frequência, empresas se questionam acerca da necessidade de investir em Marketing Digital.

Embora não se tenha uma “receita de bolo” que indique o que e como, ou mesmo quando fazer, as estratégias para o desenvolvimento de um relacionamento com o seu cliente ou com o seu cliente em potencial são o grande foco do marketing.

Por meio de processos desenvolvidos para capturar a atenção do seu público consumidor, é possível fortalecer a sua marca. Isso faz com que ela possa chegar a mais e mais clientes realmente qualificados, de acordo com o perfil desse indivíduo ideal.

Seja para serviços, seja para produtos, o Marketing Digital é capaz de levar a sua empresa a um novo e desejável nível.

No entanto, é necessário também entender o contexto da sua empresa dentro do seu mercado. Isso se dá, sobretudo, porque é fundamental que se reconheça quais são os pontos mais nevrálgicos da sua estratégia de marketing atual. E, a partir disso, de como é possível melhorar seu alcance otimizando, ainda assim, seu orçamento.

Isso porque o contexto de desenvolvimento atual é extremamente competitivo. Assim, ao mesmo tempo, as estratégias de Inbound Marketing – uma metodologia de Marketing Digital – requerem orçamento, mesmo que o retorno sobre o investimento (ROI) seja elevado.

Dessa forma, é essencial que se conheça quais são as principais estratégias e formas de aumentar e tornar mais sólida a sua presença digital. Além disso, é igualmente essencial adequar seu orçamento preliminar para alcançar os melhores resultados possíveis.

Como são muitas as estratégias de Marketing Digital, iremos, hoje, apresentar alguns pontos importantes a se considerar no momento de contratar uma agência ou mesmo iniciar algum tipo de otimização em seu negócio. Vem ver?

O que é Marketing Digital

Marketing Digital é o resultado da união de estratégias para promover produtos, marcas ou serviços por meio de mídias digitais. Atualmente, é uma das formas mais utilizadas para a comunicação direta e personalizada entre empresas e seus clientes ou clientes em potencial.

De forma mais generalista, o marketing é um processo que, se pode dizer, é absolutamente social e existe desde sempre. Por meio da exploração e aplicação das suas técnicas é possível tanto satisfazer desejos quanto necessidades de uma pessoa por meio da criação.

No caso desse processo aplicado aos meios digitais, chamamos de Marketing Digital, objeto desta nossa reflexão. Como se pode perceber, a criatividade e a criação são as formas de oferecer às pessoas produtos ou serviços que podem ser adquiridos ou contratados.

Por meio de técnicas e da criatividade, é possível fazer com que as pessoas percebam valor ou o valor que desejamos que seja percebido em nossos produtos ou serviços. Assim, as estratégias de marketing visam, em um primeiro momento, despertar e satisfazer desejos.

Despertamos desejos informando o que o produto é da forma que um público específico, a partir de um perfil ideal, analisado e estruturado, poderá vir a desejá-lo. No entanto, antes desse encontro, é necessário saber onde esse público está, bem como qual a maneira de encontrá-lo.

Quando o marketing era direcionado para mídias físicas, offlines, esse encontro dependia de um movimento específico do público consumidor, como aquele de comprar um jornal ou mesmo uma revista, ou, ainda, de assistir à televisão em um horário determinado.

Hoje, com as mídias digitais dominando e construindo mais e mais espaços em nossas vidas, o encontro entre o que é produzido e o público consumidor requer ferramentas adequadas também a este tempo – e que se modificam o tempo todo.

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As estratégias de SEO são fundamentais para o sucesso de um negócio online

Por que investir em marketing digital é importante?

Investir em Marketing Digital é importante na mesma medida em que tornar seu negócio mais reconhecido. Consequentemente, aumentar o número de clientes – e o seu faturamento – é importante.

Assim, realizar investimentos em técnicas de marketing voltadas para o universo digital se faz mais urgente. Sobretudo quando consideramos a quantidade de pessoas online a cada momento, seja pela razão que for, e quantas dessas pessoas podem consumir nossos produtos ou, ainda, fazer uso dos nossos serviços.

Por meio das estratégias corretas de marketing aplicadas à Internet é possível fazer com que o seu público em potencial chegue até você. Isso porque, atualmente, não é mais suficiente apenas estar na web por meio de um site próprio ou mesmo de um perfil em uma mídia, ou rede social. É necessário, sobretudo, fazer com que as pessoas potencialmente interessadas no que você faz possam chegar até você.

Assim, o marketing na era digital se torna importante porque, por meio dele:

  • Seu público consumidor em potencial reconhecerá a existência da sua empresa, produtos ou serviços;
  • Será possível apresentar novas soluções para o seu mercado já estabelecido;
  • A sua empresa poderá se tornar mais conhecida, se consolidando no mercado;
  • Será possível atrair mais pessoas para seu estabelecimento físico;
  • Seu público poderá conhecer o que faz com que o seu produto ou serviço seja diferente do que eles já conhecem – e melhor;
  • Sua empresa terá mais ferramentas para entender quem é a pessoa por trás do seu consumidor;
  • Será possível gerar leads de pessoas que já compraram ou que manifestaram interesse por adquirir um produto ou serviço da sua empresa;
  • Aumentarão as suas oportunidades de fechar uma venda ou uma contratação;
  • Sua empresa poderá ter um faturamento maior e mais significativo.

Quanto custa investir em marketing digital?

Os investimentos relacionados ao marketing digital podem variar a partir dos serviços que serão contratados para que a sua marca possa ser impulsionada.

No entanto, é necessário compreender que, por meio dessa aplicação – que é tanto financeira quanto essencial em termos de tempo e dedicação para entender os resultados obtidos e como adequar a estratégia a partir deles – haverá um retorno para a sua empresa.

Ainda que esse retorno não possa ser percebido de imediato, conforme a sua empresa se torna, por exemplo, melhor posicionada em mecanismos de buscas, maiores serão as suas chances de conversão de vendas dos seus produtos ou serviços.

Assim, os investimentos em estratégias de marketing podem ter um retorno através do tempo, não sendo percebidos, portanto, de imediato.

Isso não quer dizer, no entanto, que seus esforços estão sendo infrutíferos ou mesmo que o seu mercado não tem espaço para você e o seu negócio.

Na verdade, vale sempre dizer que são muitas as empresas concorrendo em um mesmo nicho e, por conta disso, quanto maiores forem seus esforços para se destacar entre elas, melhores e maiores serão suas chances para conquistar novos clientes.

Como começar a investir em marketing digital?

Antes de começar a fazer qualquer tipo de investimento em marketing digital é essencial contar com a ajuda e a avaliação de um especialista.

Isso porque, conforme dissemos, não existe “receita de bolo” quando se trata do marketing voltado para a web. Dessa forma, por mais que existam cases e mais cases de sucesso a partir de uma determinada estratégia, ela pode simplesmente não funcionar para o caso do seu negócio em particular.

Assim, é fundamental que busquemos por profissionais que compreendam e conheçam, mais do que as ferramentas e estratégias, o nosso próprio negócio.

Dessa maneira será possível introduzir práticas de marketing mais coesas e mais eficientes para alcançar o público desejável. E, mais do que isso, para fazer com que mais e mais pessoas possam conhecer o nosso negócio, e se identificar com ele.

Portanto, quando chegar a hora de fazer seus primeiros investimentos em marketing digital, venha falar com A Via!

Aqui, além de atendimento personalizado para o seu negócio, você também encontrará profissionais sempre dispostos a compreender quais são as demandas específicas do seu nicho de mercado.

E, a partir disso, conseguiremos traçar uma estratégia realmente eficiente para impulsionar a sua presença nos meios digitais e fazer com que a sua empresa alcance mais clientes em potencial. Dessa forma:

  • É essencial contar com pessoal capacitado para a administração e correto empenho dos seus recursos financeiros;
  • Se faz importante o acompanhamento da gestão de marketing da sua empresa;
  • Deve haver constante renovação nas suas práticas de marketing digital;
  • A empresa, junto à agência ou profissional de marketing, deve ser capaz de mudar de acordo com as necessidades do mercado.

Quais áreas do marketing digital que você pode investir?

O marketing digital é um campo que está em constante evolução. Existem diferentes estratégias e abordagens, por conta disso, para a sua aplicação, tendo todas, enquanto objetivo, tornar a sua presença digital mais marcante.

Dentre todas as aplicações que iremos apresentar, a sua empresa pode tirar bastante proveito de uma, algumas ou de todas.

Por conta disso, é mais do que essencial contar com os serviços de uma agência ou mesmo de uma consultoria verdadeiramente comprometida com o seu negócio e com os seus possíveis – e desejáveis – resultados.

Na sequência, apresentaremos a você algumas estratégias de marketing para aplicar em sua empresa. Note que algumas delas, certamente, já estão em execução, enquanto outras podem ser aprimoradas ou desenvolvidas. Portanto:

  • Analise o que já está aplicado em sua empresa;
  • Verifique quais são as suas oportunidades de melhoria;
  • Investigue quais são as mudanças mais significativas em seu perfil de clientes ao longo do tempo;
  • Tome dados – respeitando sempre a LGPD – dos seus clientes (o máximo que for possível);
  • Analise o seu mercado concorrente;
  • Verifique como se dá a abordagem das empresas que estão concorrendo com seus produtos ou serviços;
  • Estude quais são as formas que a sua empresa, atualmente, usa para se aproximar dos seus clientes;
  • Compreenda o que faz com que a sua empresa seja diferente de todas as outras do seu mercado;
  • Conheça profundamente quais são os principais erros e acertos dos seus produtos.

A partir dessas reflexões, vamos conhecer, agora, quais são as estratégias de marketing digital que podem contribuir com a sua empresa:

  1. Marketing de conteúdo

    O marketing de conteúdo é uma das estratégias e abordagens do marketing digital. Essa forma de comunicação com o cliente se dá por meio da criação e compartilhamento de conteúdos valiosos para ele.

    Seja por forma de textos em blogs, vídeos, infográficos ou e-books, essa estratégia se concentra na criação de conteúdos ricos. Dessa forma, seu consumidor em potencial poderá enxergar seu negócio como uma autoridade em um assunto do seu interesse.

    Além de ser uma maneira de aumentar a sua visibilidade no mundo digital, o marketing de conteúdo é também uma forma interessante de educar seu mercado consumidor. Isto é, é uma forma de fazer com que seu público passe a se interessar por determinados temas que estão relacionados com a sua marca.

    Essa é uma estratégia que está focada em relacionamentos de longo prazo. Assim, se considera que toda empresa deve, em alguma medida, investir nesse tipo de marketing. Isso porque, conforme o tempo passa e um arcabouço informacional se constrói, também se constrói a ideia de autoridade sobre o assunto.

    Além de ser uma estratégia de longo prazo, conforme falamos, é também uma forma de obter resultados consistentes a respeito do seu público, seja por meio de comentários, seja por meio de captura de dados.

    Esses dados são indispensáveis para fazer com que a sua empresa possa mudar ou adotar outras estratégias. E, fazendo isso, consiga maior público.

  2. SEO

    O Search Engine Optimization é uma estratégia de marketing focada em buscas. Na prática, envolve a aplicação de uma série de otimizações para a escrita de textos a fim de fazer com que se tenha uma maior visibilidade em sites de busca, tal como o Google.

    No entanto, ser um bom conhecedor de SEO não é, por si só, a razão para um bom ranqueamento do seu site na busca por algumas palavras-chave que dizem respeito ao que você produz ou fornece enquanto serviço.

    Isso porque, com a concorrência cada vez mais acirrada em todos os mercados, ser uma autoridade é fundamental. Na prática, isso envolve a produção de conteúdos de qualidade, profundidade e relevância.

    É justamente por meio desse caminho que será possível consolidar as páginas da sua empresa nas primeiras posições de buscadores. Sobretudo porque, por meio da produção de conteúdos de qualidade, você será, naturalmente, uma referência em seu mercado.

    Dessa forma, associar estratégias e técnicas de SEO irá fazer com que seu site esteja sempre bem colocado em plataformas de busca. Mas é na qualidade e relevância da sua produção e, por fim, dos seus produtos ou serviços, que sempre irá morar o segredo do sucesso com essa estratégia.

  3. E-mail Marketing

    O e-mail marketing é uma estratégia voltada para o marketing na Internet. Por meio do envio de e-mails para seu público consumidor, a empresa pode estabelecer uma relação mais profunda com compradores ou potenciais compradores.

    Na prática, o e-mail marketing deve ser um instrumento de comunicação entre a empresa e seu público, não se limitando a oferecer promoções ou mesmo o famigerado spam.

    Quando uma empresa desenvolve o e-mail marketing como um canal de distribuição de conteúdos ricos, a empresa tem, enquanto retorno, a construção de laços muito mais estreitos com a sua comunidade.

    O segredo para o sucesso do e-mail marketing é, portanto, utilizá-lo como um canal de comunicação de fato. Use essa ferramenta para distribuir conteúdos relevantes, segmentados e devidamente personalizados para o seu público-alvo.

    Atualmente, uma das maiores vantagens dessa ferramenta é permitir que a empresa chegue diretamente àquelas pessoas que ativamente fizeram um cadastro junto ao seu negócio, seja por meio de uma landing page ou qualquer outro tipo de ferramenta de cadastro.

    Utilizando ferramentas adequadas para o e-mail marketing, a empresa pode verificar métricas importantes para o ajuste da sua estratégia. Taxa de abertura, tempo de leitura e até mesmo se alguém encaminhou seu e-mail para outra pessoa pode fazer com que você adéque ainda mais sua comunicação com o seu público.

  4. Presença Digital

    A presença digital de uma empresa é fundamental atualmente. Em uma semana convencional, se estima que o brasileiro passe cerca de 91 horas conectado à internet. Na prática, qualquer empresa que não tenha sua presença digital devidamente construída, passa a perder espaço imediatamente.

    Dessa maneira, a construção da presença digital de um negócio pode se dar de diferentes formas. A primeira e a mais convencional é a construção de um site institucional ou mesmo focado em vendas dos seus produtos, ou contratação dos seus serviços.

    No entanto, a presença digital de um negócio não pode ficar restrita ao site. É essencial ter também seu espaço em mídias e redes sociais, de forma que seja possível manter um canal de comunicação aberto com o seu público em potencial.

    Ainda que para algumas empresas a construção dessa relação com seus clientes seja bastante difícil, é essencial encontrar um caminho para que haja comunicação.

    Por conta disso, a contratação de uma agência é fundamental para que seja possível entender quais são os meios mais interessantes para cada público e, dentro de cada público, para cada perfil de consumo.

    Assim, a construção da presença digital de uma empresa acaba por se tornar o primeiro passo a ser dado na jornada do marketing digital. Sobretudo porque é por meio do fortalecimento da presença de uma empresa na web que ela passará a ser reconhecida por seus produtos ou serviços.

  5. Inbound Marketing

    A estratégia do inbound marketing foca na atração de clientes em potencial de forma orgânica. Difere, portanto, do marketing pago tradicional que acontece na Internet.

    Dessa maneira, o inbound marketing visa a obtenção de informações mais úteis e mais relevantes para o seu público consumidor. Por meio dessas informações, há a composição de uma jornada de compra, deixando que o seu próprio cliente possa tomar a decisão de prosseguir ou não envolvido com a sua marca até que a compra ou a desistência se concretizem.

    Para a estratégia de inbound marketing a produção de conteúdo é fundamental. Isso se dá, sobretudo, porque é por meio da criação de um “funil de vendas” que essa estratégia se baseia.

    Assim, o cliente em potencial acaba por seguir em uma jornada até que a compra se concretize. Isso porque acaba se convencendo pelas informações úteis e verdadeiramente relevantes que a marca fornece a ele a respeito do produto ou do serviço que está vendendo ou ofertando.

    O SEO é indispensável em uma estratégia de inbound marketing, sobretudo porque é por meio dos buscadores que o seu cliente será atraído para o seu funil de vendas.

  6. Publicidade Online

    A publicidade online é uma forma de atrair clientes para a sua marca. Isso porque, por meio da seleção de um público, seus produtos ou serviços serão exibidos para usuários de redes ou mídias sociais sem que estejam buscando por seus produtos ou por seus serviços.

    No entanto, é necessário dizer que o valor investido na criação de campanhas de publicidade online pode ser bastante elevado para que tenha resultados satisfatórios.

    Além disso, também há o investimento na produção do anúncio em si. Atualmente, é necessário que a produção seja realmente interessante para atrair e prender a atenção do seu público.

    Por conta disso, embora essa ferramenta possa e deva ser utilizada por sua empresa, é necessário fazer com que o seu investimento seja realmente bem pensado e bem executado a fim de trazer os resultados esperados.

    Para que essa estratégia de aumentar a visibilidade da sua empresa seja bem sucedida, é importante ter algum conhecimento preliminar a respeito do seu público, suas características e até mesmo sua localização. Ou seja: é importante que a empresa conheça seus consumidores.

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Métricas de Marketing Digital

As métricas de marketing digital devem ser cuidadosamente analisadas por sua empresa. Sobretudo para que seja possível otimizar suas campanhas e seus investimentos, fazendo com que possam ter melhores resultados.

Dessa forma, é essencial que a sua empresa tenha acesso às ferramentas adequadas de medição e faça um acompanhamento rigoroso do capital investido versus o retorno sobre o investimento realizado. Isso se dá, sobretudo, para que haja real otimização das suas aplicações financeiras.

Na Via, você encontra os melhores profissionais do mercado para fazer o gerenciamento das suas campanhas!

Estratégias de Marketing Digital

Agora que você conhece todas as ferramentas de marketing digital mais utilizadas pelo mercado de comunicação, já sabe que elas fazem total diferença no sucesso da sua empreitada digital.

Para elaborar uma estratégia de marketing digital, você pode utilizar uma das ferramentas que mencionamos acima. Pode utilizar uma a uma, ou combinar diferentes delas para atender aos seus objetivos.

No entanto, é necessário sempre adequar seu orçamento ao que você planeja executar. Assim, será possível fazer com que seus resultados sejam mais interessantes a curto prazo, impactando positivamente em seu faturamento e permitindo a continuidade da sua estratégia.

É importante também lembrar que as mídias, redes sociais e a própria forma que utilizamos a Internet está em constante mudança. Por conta disso, se dedicar a estudar e investigar novas e possíveis práticas é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.

Quando você deve investir em Marketing Digital

Em linhas gerais, existem duas “desculpas” clássicas quando se pensa que investir em Marketing Digital não é necessário:

  • Quando os negócios vão muito bem;
  • Quando os negócios não estão tão bons, mas é preciso economizar.

Parece até um paradoxo, no entanto, o investimento em estratégias consolidadas de marketing digital é imprescindível para a saúde das organizações estejam elas como estiverem.

Explicamos: no primeiro caso, para se manter bem financeiramente, empresas precisam investir, e não esperar que o concorrente avance em uma estratégia assertiva para só então reagir.

Já na segunda situação, investir em Marketing Digital é igualmente importante. Caso o gestor de uma empresa que corre o risco de fechar não se mostrar disposto a reverter a situação, aí sim o fracasso estará evidente.

Vale lembrar que chegar a uma situação crítica pode decorrer justamente por falta de investimento em marketing. Quando não se investe em ações de recuperação é pouco provável que haja melhorias por si só no contexto empresarial.

Em linhas gerais, investir em Marketing Digital é uma questão de sobrevivência, principalmente em cadeias como a B2B (business to business). Isso porque se trata de um diferencial competitivo – desde que bem implementado, é claro.

Portanto, não há momento ideal para iniciar um investimento. Basta que haja disposição por parte da empresa em contribuir com equipes de profissionais capacitados, que irão mapear todos os processos a fim de conceber a estratégia que melhor se encaixa à realidade da empresa.

Se a sua empresa deseja “existir” para o seu público, ou seja, aparecer de maneira relevante para quem realmente importa e manter um nível de relacionamento engajado, o investimento em Marketing Digital não deve ser uma dúvida, mas uma certeza.

E, para ter todo o sucesso tão merecido com a sua estratégia, conte com A Via! Conheça nossos serviços!

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