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Saiba a importância da pesquisa de público-alvo

Saiba a importância da pesquisa de público-alvo
Saiba a importância da pesquisa de público-alvo

Você já tentou várias estratégias e, mesmo assim, não consegue ver retorno dos investimentos na sua empresa? Bom, as explicações para isso podem ser inúmeras, mas há a possibilidade de você estar cometendo um grande erro para o seu negócio: não dispor de uma pesquisa de público-alvo para ter um direcionamento correto da comunicação.

Seu time de marketing pode trabalhar exaustivamente, dia e noite, mas se o público (o grupo de pessoas que podem ser clientes do seu negócio) não estiver bem-definido, nem mesmo aquela campanha mais bem-planejada vai funcionar.

Por isso a importância de fazer a pesquisa de público-alvo: descubra quem é seu público ou, então, tenha prejuízos com tempo perdido, além da grande frustração de tanto trabalho sendo feito sem alcançar resultados. Acompanhe o texto para saber mais sobre o assunto e entender como essa pesquisa pode ser feita! Boa leitura!

Quais são as bases de segmentação do público-alvo?

A segmentação do mercado tem como base diversas variáveis. Caso a sua empresa tenha a intenção de vender para homens acima de 50 anos, por exemplo, tal definição é bastante ampla e está se aproximando cada vez mais da comunicação de massa do que da comunicação realmente segmentada.

Por essa razão, é fundamental fazer diversos recortes no mercado e entender quais são os segmentos que têm mais afinidade com sua marca. Conheça, a seguir, as principais bases de segmentação que você pode usar para definir seu público-alvo!

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  • Demográfica

    Gênero, idade, renda, tamanho da família, ocupação, geração, escolaridade, ciclo de vida familiar (casado com ou sem filhos, solteiro etc.), religião, condição socioeconômica, nacionalidade, raça.

  • Geográfica

    Cidade, estado, região, país, tamanho da cidade, residencial/comercial, rural/urbana, clima, densidade.

  • Comportamental

    tatus de lealdade, status de usuário (em potencial, regular etc.), motivação (prestígio, conveniência, economia etc.), intensidade do uso, sensibilidade ao marketing (preço, qualidade, promoção etc.), estágio de propensão (interessado, informado, inencionado, alheio etc.).

  • Psicográfica

    Personalidade (conservador, autoritário, sociável etc.), estilo de vida (romântico, militante, minimalista, saudável etc.), interesses, valores, preocupações.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Muitos acabam ficando confusos e trocam os conceitos de persona ou público-alvo. Algumas pessoas ainda pensam que um é sinônimo do outro — mas isso não é verdade. Vamos entender a diferença entre ambos.

  1. Público-Alvo

    O público-alvo é um grupo de organizações ou de pessoas que têm um mesmo perfil ou, pelo menos, um perfil bem parecido como compradores. São aqueles para os quais sua marca tem que direcionar todos os esforços em ações de marketing e de vendas, pois eles são os mais interessados em comprar seus serviços ou produtos. Veja quais são as informações mais utilizadas para definir o público-alvo de um negócio:

    • sexo;
    • idade;
    • localização;
    • formação educacional;
    • classe social;
    • poder aquisitivo;
    • hábitos de consumo.

    Um exemplo de público-alvo: mulheres, entre 30 e 40 anos, residentes de Belo Horizonte, classe B, com formação superior, renda entre R$ 5 mil e R$ 7 mil, apaixonados por decoração e moda.

  2. Persona

    A persona é o perfil de consumidor que seria o cliente ideal da sua empresa. Trata-se de um personagem semi-fictício, que tem características dos seus consumidores reais. A persona é criada com base em pesquisas de público-alvo, sendo de grande ajuda para direcionar as ações de marketing para o melhor caminho. Lembrando que a persona engloba uma pesquisa mais detalhada e aprofundada do que o público-alvo, já que envolve:

    • estilo de vida;
    • características pessoais;
    • poder aquisitivo;
    • informações profissionais;
    • engajamento nas redes;
    • interesses.

Veja um exemplo de persona: Maria, 23 anos de idade, blogueira. Reside no Morumbi, em São Paulo. Formada em Publicidade e Propaganda, tem um blog e faz posts com dicas de moda, decoração e maquiagem. Está sempre acompanhando eventos de moda. É digital influencer e, nas horas vagas, gosta de frequentar academia e de praticar atividades ao ar livre.

Bom, uma grande diferença entre persona e público-alvo que podemos destacar é que, enquanto o público-alvo vê o todo, de maneira muito mais generalizada, a persona conta com uma definição bem específica.

Qual é a importância da pesquisa de público-alvo?

Determinar um público-alvo é algo bem comum nas estratégias de publicidade e de marketing. Mas não é sempre que foi assim. Há um tempo, não se pensava que os clientes tinham interesses, comportamentos e perfis diferentes.

Pensava-se o marketing de massa para todos de modo homogêneo. As empresas só desejam que a divulgação do seu produto ou serviço chegasse até a população, e isso bastava para despertar o interesse.

Contudo, com o passar dos anos, ficou bem claro que uma parte considerável dos esforços acaba sendo desperdiçada. O investimento nos veículos de massa era alto demais para atrair poucos consumidores interessados. Além disso, a comunicação com o público falhava, afinal de contas, ao ter a intenção de falar com todos, as chances reais é de que você acabe não falando com ninguém.

Por isso, a segmentação de público-alvo e de mercado acabaram transformando o marketing, que hoje é totalmente voltado para o entendimento do comportamento dos clientes e para a criação de soluções e estratégicas específicas para eles. Veja alguns dos benefícios dessa mudança para as marcas.

  1. Campanhas mais eficientes

    As marcas conseguem otimizar seus investimentos e planejar campanhas muito mais eficientes, que não desperdiçam esforços com pessoas que não têm chances de fazer a compra.

  2. Comunicação mais efetiva com o público

    Quando se ajusta a mira em um grupo de compradores, as marcas conseguem:

    • conhecer bem as características do público-alvo;
    • garantir aproximação da marca com o segmento;
    • adotar uma abordagem que atenda aos desejos e às necessidades do público;
    • utilizar uma linguagem que realmente converse com todos os integrantes.
  3. Posicionamento único

    Só é possível definir um posicionamento de mercado após a escolha do público-alvo. Tal processo consiste em conquistar um espaço valorizado e único na mente dos clientes, e claro que isso só ocorre quando a marca conhece bem o público e ganha uma aproximação com ele.

Como definir o público-alvo da minha empresa?

Antes de tudo, para descobrir quem é o público-alvo do seu negócio, é importante começar realizando uma análise na base de dados dos clientes que já compram seu produto ou serviço.

Essa e outras questões são essenciais para deixar claro quais são as principais características do seu público. Então, vamos citar algumas perguntas que permitem a delimitação do seu público-alvo:

  • o seu produto é B2C ou B2B? Isto é, ele se destina a pessoas físicas ou jurídicas?
  • Em que estado, região ou cidade moram as pessoas que compram da sua empresa?
  • O seu produto ou serviço é destinado apenas a um gênero? Caso a resposta seja não, ele é mais comprado por mulheres ou por homens?
  • Qual é o nível de escolaridade ou formação dos seus consumidores?
  • Qual é a idade deles?
  • Qual é o estado civil?
  • Qual é a renda mensal?
  • Qual é a faixa etária para a qual seu produto ou serviço é destinado?
  • Com qual frequência os clientes consomem seu serviço ou produto?

Procure identificar os padrões dentro da sua base de consumidores para poder definir um público-alvo com dados realmente verdadeiros e sólidos sobre quem tem o perfil exato para ser cliente da sua empresa.

Agora, no caso de sua empresa ou produto ser novo, você pode realizar uma pesquisa de mercado, a fim de buscar dados concretos sobre a sua área de atuação em canais confiáveis, como o Sebrae e o IBGE.

Enfim, como você pode ver, sem fazer uma pesquisa de público-alvo, você acaba correndo o risco de investir de maneira incorreta e de ter gastos desnecessários ou que não vão trazer nenhum resultado positivo. Portanto, o público-alvo é indispensável para alavancar o seu negócio. Escolhendo corretamente, vai ficar mais fácil empreender ações mais eficazes e direcionadas, com muito mais chances de dar certo!

E aí, gostou de saber mais sobre a importância da pesquisa de público-alvo? Se você quer garantir uma pesquisa séria e eficiente para ter resultados satisfatórios, entre em contato conosco agora mesmo! Podemos ajudar nessa tarefa!

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