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O que são campanhas O2O e como implementá-las na empresa?

Com a transformação digital, nunca se viu tanto o mundo físico integrado ao online. As campanhas O2O (online to offline) são exemplos disso, com estratégias de negócios focadas em transpor o virtual. Nesse conceito, é criado um elo entre as ações online e o ambiente físico. Há muitas empresas que têm seus serviços baseados nessa proposta, como é o caso da Uber, e que usamos diariamente.

O O2O pode atuar desde a criação de campanhas online até o uso de aplicativos e sites para solicitar determinado serviço que vai ser usado no ambiente real. A estratégia online to offline está se tornando uma tendência nas organizações por trazer soluções rápidas e, até mesmo, com menor custo para os seus clientes.

Continue a leitura e descubra como fazer uma campanha O2O na sua empresa!

Compreenda o que seu cliente quer

Sem cliente, não há negócio, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é entender quais são as dores dos seus consumidores, o que esperam e quais as soluções ideais para atender às suas expectativas. Para isso, você pode atuar por duas frentes: desenvolvendo a jornada do cliente e coletando informações por meio de pesquisas de satisfação.

Jornada do cliente

É muito importante ter a jornada do cliente desenhada, pois é com ela que o seu negócio deve trabalhar para melhorar a experiência do consumidor com a sua marca. Com o desenho da jornada, é possível identificar como cada setor interfere, direta ou indiretamente, na percepção do cliente. Assim, é possível corrigir gaps e desenvolver soluções inovadoras por meio de uma análise preditiva.

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação, geralmente, são responsáveis por ações corretivas, ou seja, os clientes dão a sua opinião, compartilham a sua experiência, e o feedback é analisado. Elas são muito importantes para validar a qualidade do serviço, inclusive, para identificar se existe alguma interface com o cliente que não foi prevista. Ouvir o que o seu cliente tem a dizer é a melhor forma para personalizar os seus produtos e serviços.

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Busque organizar a sua loja física

Como a proposta das campanhas O2O é que o cliente digital se dirija às lojas físicas, é essencial que a sua esteja preparada para recebê-lo. O seu estoque online deve estar integrado com o físico e garantir que não faltem os itens procurados. Caso contrário, a experiência do consumidor vai ser negativa e ele se tornará um detrator da sua marca.

Além disso, é importante que a loja física tenha algum diferencial, afinal, o cliente está saindo do conforto do lar para fazer uma compra física. Invista na padronização da loja e no seu posicionamento de marca, como o marketing sensorial, e garanta uma experiência diferenciada.

Adote estratégias de interação

A proposta O2O é focada na integração entre o mundo online e o offline, mas como fazer isso? Além das dicas citadas acima, é necessário que você garanta interação entre os dois ambientes. O uso de aplicativos é uma forma interessante de fazer isso. Além disso, se você trabalha com e-commerce, por exemplo, é possível trabalhar na modalidade “compre online e retire na loja sem custo de frete”.

Há muitas empresas investindo nisso, inclusive, algumas que trabalham especificamente com lockers (guarda-volumes), realizando o trabalho inverso dos Correios. O interessante dessa modalidade O2O é que ela é uma tendência, principalmente, na região do interior de São Paulo — local que está em constante crescimento, mas que, ainda, tem uma população com o costume de fazer viagens à capital para compras.

Você deve ter percebido que o O2O é uma realidade no nosso cotidiano, seja ao usarmos o transporte via aplicativo, como a Uber, seja ao fazermos uma compra no Maganize Luiza e na Centauro, seja, até mesmo, ao solicitar o almoço de domingo por meio da plataforma digital Ifood. A estratégia online to offline vem para facilitar a vida dos usuários e potencializar as vendas do varejo.

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