Acesse o conteúdo

Presença Digital: A chave para o sucesso online!

Presença Digital: A chave para o sucesso online!
Presença Digital: A chave para o sucesso online!

Se você fizer uma caminhada pela sua rua, talvez esbarre com várias pessoas nos seus smartphones. Esse é o sinal da presença digital, uma condição que se tornou mais comum para que as empresas conquistem clientes sem que precisem gastar com materiais físicos ou deslocamento.

Por meio dela, se torna possível apresentar sua marca a todas essas pessoas conectadas. Mesmo formatos tradicionais, como a educação, já têm seu espaço na internet. A adesão ao mundo digital cresceu nos últimos anos e é comum ver pessoas acessando a internet por inúmeras mídias.

Por exemplo, tablets, TVs e até assistentes virtuais. A ideia do texto é contar o que é presença digital, qual sua importância, como desenvolvê-la, quais são as razões para investir na ideia e os erros mais comuns. Boa leitura!

O que é presença digital?

O que é presença digital?

A presença digital é um local na internet em que uma empresa é representada. Isso pode acontecer por um site, blog, perfil no LinkedIn, conta no Facebook e por aí vai. A ideia conta porque a internet está ocupando o lugar que originalmente pertencia ao rádio e à TV.

Há um percentual alto de pessoas que acessam diariamente a internet no país, aumentando a exposição às marcas online. O acesso se dá principalmente pelos smartphones, que tem uma boa penetração na rotina das pessoas.

Assim, o momento oferece uma oportunidade para uma comunicação interativa, digital e com potencial para fidelização. Isso se dá por algumas ferramentas, que vão desde o e-mail até o perfil no Google Meu Negócio.

Qual a importância da presença digital?

Não faltam motivos para as empresas investirem em presença digital. Por exemplo, autoridade no segmento, alcance, monitoramento do público, credibilidade e posicionamento.

Com a marca visível, há margem para mostrar o que tem de valor. Afinal, não adianta oferecer o melhor preço ou a qualidade de ponta se ninguém sabe disso. Mas a presença online pode se dar em coisas simples.

Por exemplo, a criação de um site. Uma página como esta que você está acessando já impacta na localização dos mecanismos de busca. Assim, a empresa pode ser localizável nas pesquisas do Google. Hoje, é mais comum buscar uma empresa na internet do que nas listas telefônicas.

Agende uma conversa conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio a vencer os desafios do mercado.

Como desenvolver a presença digital do seu negócio?

Como desenvolver a presença digital do seu negócio?

A presença digital se representa nas várias ações que acontecem nos canais online. Isso vai desde as redes sociais até os mecanismos de busca. Confira como desenvolvê-la nos próximos tópicos.

  • Website

    Um website é uma coleção de páginas da internet e conteúdos unidos por um domínio comum. Para ser colocado no ar, você vai precisar de um domínio e de uma hospedagem. Mas o ideal é contar com também com um bom CMS e layout.

    Um site institucional serve como porta de entrada online. Assim, serve para conhecer a marca e encontrar informações básicas. Ainda possibilita um canal de contato direto e precisa transmitir profissionalismo.

    Algumas das principais características de um bom site incluem o desenvolvimento com qualidade técnica comprovada, a atratividade visual, a capacidade de transmitir o valor real de marca, a navegação fácil, a construção com base nos requisitos do algoritmo do Google e a atualização constante.

  • Blog

    O blog funciona como uma série de páginas informativas que se organizam em postagens, com as mais recentes aparecendo primeiro. A aposta em um blog corporativo é uma forma de estabelecer um canal para estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing.

    Essa é a razão pela qual a última década presenciou uma explosão na produção de conteúdo. Assim, uma boa produção de qualidade em um blog ajuda a solucionar dúvidas, criar atração passiva e manter pessoas em contato com sua marca.

    As publicações ajudam a gerar tráfego e autoridade. Um bom blog trabalha “sozinho” pela sua marca. A partir dos buscadores, as pessoas em dúvida se tornam visitantes e, possivelmente, leads e clientes.

  • SEO

    O SEO é o trabalho para aumentar o tráfego em um site a partir dos mecanismos de busca. Seu objetivo é atrair pessoas organicamente, considerando a forma com a qual os mecanismos de busca funcionam.

    Assim, a otimização de sites segue o ranqueamento. Com um bom posicionamento, se torna mais fácil conseguir acesso às páginas, já que ficam mais bem posicionadas. Às vezes, a função é levar esse tráfego às páginas de captura, uma ideia chamada de SEO programático.

    Mas os algoritmos têm suas próprias regras, o que faz com que a análise de SEO conte na hora de encontrar erros, conferir conteúdos e otimizar imagens. O próprio Google disponibiliza algumas ferramentas, como Google Search Console e Google Keyword Planner

  • Gestão de tráfego

    No mundo digital, o “tráfego” é o fluxo de pessoas que visitam seu site. Esses podem ter origem orgânica, como os que descobrem a página por meio do ranqueamento, ou paga, como os que entram em contato por meio de anúncios.

    A gestão de tráfego passa pelas estratégias para lidar com os visitantes que são frutos de campanhas pagas. É o caso das pessoas que entram no seu site por links patrocinados ou pela rede de display, os anúncios em sites que têm parceria com o Google.

    Assim, uma boa gestão de tráfego trabalha pelo aumento do retorno sobre o investimento. Existe até um profissional específico para isso. É o gestor de tráfego, responsável por cuidar dos acessos e acompanhar as campanhas.

  • Google Ads

    O Google Ads é a plataforma de publicidade digital da Google. Por meio dela, os anunciantes exibem seus anúncios a partir de lances. Assim, a publicidade pode aparecer nos resultados de pesquisas do Google, em sites comuns, em apps e em vídeos.

    O serviço funciona por um modelo de pagamento por clique. O sistema foi lançado em 2000 e passou por várias mudanças desde que foi colocado no ar. Para saber qual tipo de anúncio escolher, o ideal é conferir os valores, a localização na internet e o segmento.

    Entre os detalhes que ajudam na otimização de campanhas de Google Ads, contam o tipo de palavra-chave, a relevância do anúncio e o custo por clique. Assim, vale pensar cuidadosamente nas etapas.

  • Meta Ads

    O Meta Ads é o sistema de mídia paga do Instagram e do Facebook, sendo útil para oferecer uma variedade de possibilidades de anúncios e recursos como os públicos personalizados.

    É muito usado graças às opções de segmentação, servindo para aumentar as conversões. Com a plataforma, você pode combinar interesses, gêneros, idades, localização e várias outras opções.

    O resultado é um anúncio direcionado às pessoas certas. Desse modo, o Meta Ads tem um bom potencial de rentabilidade quando a estratégia condiz com o perfil do público. A campanha pode ocupar vários formatos e traz também a possibilidade de mensuração. Assim, com as métricas em mãos, você pode escolher o que replicar.

  • Mídias Sociais

    O marketing nas redes sociais usa as redes para promover produtos ou serviços. Isso se torna possível graças às ferramentas de análise de dados integradas na maior parte das redes sociais.

    Assim, isso permite que as marcas confiram o progresso e o engajamento de suas estratégias. Em um nível estratégico, o modelo envolve a gestão da campanha, a definição do escopo e o estudo do tom de voz da marca.

    Uma das vantagens de engajar seu público nas redes sociais é a possibilidade de gerar buzz com conteúdo criado pelo usuário. É o caso dos comentários online e das análises de produtos.

    Boa parte do tempo em que as pessoas passam conectadas nos smartphones é fruto das redes sociais.

  • Google Meu Negócio

    O Google Meu Negócio é uma ferramenta que ajuda a criar presença digital no Google, incluindo a parte de pesquisa e a localização no Google Maps. Ao definir e editar os dados da sua marca, você pode ajudar o público a encontrá-la e contar um pouco sobre a história da empresa.

    Assim, você pode interagir com clientes novos. Se sua empresa se baseia em um estabelecimento comercial, a ferramenta ainda permite o fornecimento de informações básicas, como horário de funcionamento.

    Mas o Google Meu Negócio também pode ter um uso no seu SEO. A estratégia se chama “SEO local”, quando você otimiza as páginas para que sejam encontradas mais facilmente quando o público buscar uma marca próxima ao lugar em que estão. Entre os recursos da ferramenta, estão a possibilidade de pôr imagens e a atualização de informações.

  • Marketing de Conteúdo

    O marketing de conteúdo é um modelo que explora a criação e distribuição de conteúdo para um público digital. Assim, serve para atrair visitantes, gerar leads, aumentar a base de clientes, otimizar as vendas, aumentar a popularidade da marca e criar uma comunidade virtual.

    O modelo depende do compartilhamento de conteúdo gratuito relevante, ajudando a criar uma fidelidade sustentável, oferecendo informações importantes e despertando o desejo de compra.

    Para criar o conteúdo certo, você vai precisar pensar nas palavras-chave, estudar o formato e definir um tamanho. Por isso, uma das etapas é o planejamento de conteúdo. Você pode se orientar para a superação das expectativas, feitas com um material de qualidade. Assim, o público passa a priorizar suas publicações.

  • E-mail Marketing

    O e-mail marketing funciona pelo contato comercial com o uso de e-mail. Assim, o canal pode servir para o envio de anúncios, a solicitação de negócios ou a criação de um relacionamento prolongado.

    Entre as ideias para um e-mail marketing mais efetivo, estão a identificação do público-alvo, a criação de listas segmentadas e a periodicidade correta. Mas a estratégia não envolve promoções e propostas repentinas.

    O ideal é construir sutilmente a interação, a partir de um funil de e-mail marketing. Isso começa com a atração da atenção dos leads, para convertê-los em assinantes e, apenas depois disso, proporcionar informações que sugiram o contato com o negócio. Para isso, existem algumas métricas de e-mail marketing que podem ajudar.

  • RD Station Marketing

    O RD Station Marketing é um software feito para automatizar o funil de vendas do inbound. Isso se complementa à criação de relatórios que mostram algumas informações. Por exemplo, a origem dos leads, visitantes e vendas.

    Mas a ferramenta não é complicada de usar, mesmo com esses recursos. Sua interface foi feita para uma interação intuitiva. Assim, o RD Station Marketing também permite a criação de landing pages de acordo com cada objetivo.

    Você pode, por exemplo, focar na geração de leads, no agradecimento ou nas vendas. Tudo de forma automatizada. Esse processo pode ser facilitado com ao contar com o apoio de uma agência digital especializada na ferramenta.

Por que investir em presença digital?

Por que investir em presença digital?

Todas essas ferramentas participam da nova forma de fazer marketing impulsionada pela adesão aos meios digitais. Embora as mídias tradicionais ainda tenham espaço, a internet mostrou um caminho mais econômico e acessível.

  • Expandir mercado

    A presença digital é uma oportunidade para expandir seu mercado de atuação. Por meio dela, é possível explorar novos públicos. Isso acontece porque mais da metade dos brasileiros usa smartphones na decisão de compra.

    Seja para pesquisar produtos, comprar no e-commerce, rastrear pedidos e até fazer pagamentos em lojas físicas, mas com carteiras digitais. A internet está presente no mercado e já influencia no processo.

    Em 2020, o percentual era menor. Isso significa que o uso é crescente. Alguns consumidores também usam os dispositivos para comparar preços ou buscar cupons de desconto. Existe um percentual também crescente de adeptos das compras online.

  • Maior fortalecimento e visibilidade para a marca

    A marca se revela no traço que distingue o serviço de uma empresa do de outra. Tem papel nos negócios, no marketing e na publicidade. Isso acontece porque ajuda a trazer reconhecimento e aumentar valor.

    Assim, a marca funciona como a personalidade estratégica de uma empresa, sugerindo os valores que o público pode perceber e que incentivam sua decisão de compra. A presença digital é útil para fortalecer a marca porque a decisão de comprar pode ser estimulada por pessoas na internet.

    Isso acontece com 43% dos brasileiros. O processo ocorre, por exemplo, pela indicação de influenciadores, a partir de um elaborado processo de marketing digital. Desse modo, o que acontece nas redes serve como termômetro de compras.

  • Melhor relacionamento com o público alvo e cliente

    Relacionamento com o cliente diz respeito ao método que uma empresa usa para interagir com um cliente melhorando sua experiência. Isso passa por resolver seus problemas de curto prazo, criando soluções proativamente pensadas no seu sucesso.

    Embora o desenvolvimento de um bom produto seja um bom preditor de sucesso, o forte relacionamento com o público é também um aspecto determinante. Hoje, os consumidores se interessam não só pelo que você vende, mas por como está vendendo.

    A presença digital pode ser um impulsionador do relacionamento com o cliente. Isso acontece porque proporciona um canal criativo. Existem exemplos conhecidos de marcas como Pão de Açúcar, Johnnie Walker e West Coast. Outras, como a Magazine Luiza, já se posicionam como marcas digitais com canais físicos.

  • Maior credibilidade e autoridade para o negócio

    A autoridade de marca é a confiança do cliente de que a empresa é boa o suficiente para solucionar seus problemas. Uma boa construção de autoridade é responsável pela notoriedade e posicionamento.

    Só que isso também é fruto de uma presença digital consistente. Normalmente, a partir de uma estratégia de marketing de conteúdo prolongada, para gradativamente aumentar a reputação.

    Por isso, não vale apenas fazer um bom post e esperar seus frutos. Procure oferecer ao público material relevante constantemente, conquistando as pessoas aos poucos. Embora a quantidade conte, procure ter um olhar crítico para a qualidade do que vai para o funil. Repare em tudo o que é feito para interação, como conteúdos publicados e e-mail marketing.

  • Redução de custos com publicidades no mundo físico

    A presença digital é uma alternativa aos gastos da publicidade convencional. A primeira razão é a multiplicidade de opções com custos diferentes. Isso acontece porque é possível montar a estratégia mais em conta, combinando marketing de conteúdo, social media, e-mail marketing e por aí vai.

    Algumas alternativas, como os anúncios, oferecem modelos de pagamentos variados. Por exemplo, o Custo por Clique. A economia também se dá na segmentação. Diferentemente do marketing convencional, no digital você não precisa gastar dinheiro com um público com pouca propensão a consumir.

    Basta segmentar corretamente e investir apenas nas pessoas certas. A mensuração se torna precisa, já que há uma fartura de métricas e estatísticas. Você pode, por exemplo, medir mais facilmente o retorno sobre investimento.

  • Aumento das vendas e do faturamento

    O faturamento é uma meta comum. Se resume na receita provocada pela venda de bens e ligada às operações do negócio. O lucro subtrai as despesas do faturamento, para descobrir quanto a empresa ganhou acima do que gastou.

    Só que a presença digital também é um caminho para o faturamento, se revelando principalmente nas vendas. A razão é o fato de que 90% dos consumidores virtuais consultam a internet antes de fazer uma compra.

    A facilidade é o motor das buscas, já que é possível fazer uma pesquisa com apenas alguns toques na tela do smartphone. Em alguns casos, os consumidores até buscam informações pessoalmente, mas fazem as compras virtualmente. Por exemplo, produtos eletrônicos e eletrodomésticos.

Agende uma conversa conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio a vencer os desafios do mercado.

Quais são os principais erros na estratégia digital?

Quais são os principais erros na estratégia digital?

A estratégia para estabelecer presença digital precisa de profissionalismo. Por isso, vale contar com as inspirações corretas, ter uma estratégia duradoura e reparar na qualidade das plataformas. Você já vai entender como funciona.

  • Apostar nas inspirações erradas

    As melhores estratégias digitais tem um processo de tomada de decisão data driven, ou orientado por dados. Nesse caso, as escolhas estratégicas se baseiam em fatos, métricas e dados.

    Quando a marca adota o data driven, cria uma cultura que incentiva a curiosidade e o pensamento crítico. Mas a coleta de dados também tem seus desafios. Você vai precisar saber como captar as informações, que tecnologia analítica vai usar e como lidar com leis como a LGPD.

    A cultura data driven já é difundida em empresas como Spotify, Netflix, Disney, Itaú e Marvel. No caso dos serviços de streaming, as informações são colhidas e a oferta com base no algoritmo acontece em tempo real.

  • Ignorar a qualidade das plataformas

    Boa parte do nível de presença digital tem a ver com a qualidade das plataformas tecnológicas em que você investe. Isso é principalmente verdadeiro para CMS e plataformas de criação e hospedagem de sites, como o Webflow.

    Entre os motivos para adotar o Webflow, aparecem a facilidade para customização de lojas, o gerenciamento, a qualidade do editor e o bom custo-benefício. Mas o WordPress também é uma opção popular e completa.

    Além de permitir a criação de sites, o WordPress traz como opção o cadastro de vários usuários, a complementação com plugins de segurança e o layout responsivo. Assim como o Webflow, o WordPress conta com recursos variados. Por exemplo, temas, plugins e opções de customização.

  • Não ter um profissional dedicado ao marketing da empresa

    A perspectiva de um especialista traz uma visão ampla do mercado e mais embasada dos conceitos digitais. Isso pode se dar em uma consultoria de marketing, por exemplo, por meio da qual você pode fazer tudo com mais profissionalismo.

    Mas você também pode ser conduzido por quem conhece o assunto ao apostar em uma agência de marketing digital. Esse tipo de empresa foca no trabalho online e tecnológico. Geralmente, abusa do pensamento data driven, usando as métricas como referência.

    Entre suas atividades, estão as que citamos como importantes para demarcar a presença digital. Por exemplo, a criação de um site ou a construção de estratégias de inbound. Se você tem dúvidas sobre contratar uma agência ou criar um setor interno, pode refletir sobre as exigências das contratações e o quanto se adaptam às demandas.

A presença digital se revela no espaço que uma marca ocupa na internet. Por isso, inclui seu posicionamento e sua comunicação no mundo digital. Alguns dos hábitos mais difundidos mostram como a ideia é importante.

É o caso da pesquisa no Google ao ter uma dúvida. Assim, a presença digital se tornou um caminho para manter a marca relevante e atrair novos clientes. A ideia inclui tudo o que seu negócio cria e compartilha online, englobando o relacionamento com o público nesses canais.

Ao contar com a parceria de uma empresa especializada, você passa a conhecer opiniões qualificadas sobre o assunto. A Via acredita na transparência e não vai fazer promessas mirabolantes para você. Nosso trabalho é sério e isso é demonstrado por mais de quinze anos de atuação no mercado. Agende uma conversa conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio a vencer os desafios do mercado.

Agende uma conversa conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio a vencer os desafios do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *