• Blog
  • Migração de SEO: como funciona e quais cuidados devem ser tomados?

Migração de SEO: como funciona e quais cuidados devem ser tomados?

A migração de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de sites) corresponde a todo tipo de atualização no seu portal que impacte o SEO, tais como mudança de domínio e de design, alteração do protocolo HTTP para HTTPS, troca de servidor etc.

Mesmo que possa parecer simples, qualquer atualização é sensível para o seu site. É essencial buscar por inovação para melhorar a navegabilidade das páginas. Mas, também, é fundamental fazer isso da forma correta para, principalmente, não perder posições no ranqueamento dos motores de busca.

O objetivo primordial da migração de SEO é melhorar a experiência do usuário. Por isso, fique atento para fazê-la da melhor forma possível. Continue a leitura e descubra como! Vamos lá?

Quais cuidados ter durante a migração de SEO?

Caso a migração de SEO do seu site ou blog seja feita de forma indevida, você pode fazer com que anos de trabalho sejam “jogados fora”. Se ela não for executada de forma planejada e contemplando as particularidades dos principais sites de buscas, como o Google, com certeza, as suas páginas perderão posições.

Uma migração mal-feita pode ocasionar a quebra de links internos, a duplicação de conteúdos, a ausência de responsividade, erros de domínio etc. Com isso, o objetivo da sua migração de SEO pode gerar um efeito contrário ao esperado. Em vez de melhorar a experiência do usuário, ele pode ser surpreendido negativamente.

Para se ter noção, 75% dos usuários admitem que fazem julgamentos sobre a credibilidade de uma marca pelo design do seu website. Assim, se a migração de SEO do seu portal não for feita adequadamente, eles trocarão o seu site por outro e todo o trabalho feito até o momento será perdido.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Por isso, podemos dizer que é “obrigatório” construir um planejamento para executar a migração de SEO da melhor forma possível. Abaixo, confira algumas dicas!

Identifique as oportunidades de ganho e os riscos

Para colocar em prática a sua migração de SEO, é preciso identificar, primeiramente, quais são as oportunidades de ganho. Ou seja, é importante verificar se há necessidade de fazer melhorias, qual a urgência delas e quais são as expectativas de retorno para o seu site (aumentar os leads ou melhorar a taxa de conversão?). Mensure quais os possíveis riscos para definir o melhor momento para que a atualização seja feita.

Evite a alteração dos endereços das páginas

Você trabalhou durante meses, ou anos, para que o seu site conquistasse as melhores posições nos motores de busca. Durante a migração de SEO, você achou que deveria mudar o endereço das páginas e observou que os dados de Analytics apresentaram uma queda brusca na taxa de visitas? Apenas faça a mudança de URL se for para torná-la mais amigável para os mecanismos de buscas, tirando o uso de números, por exemplo.

Conte com o apoio de profissionais especializados

Para trabalhar corretamente com SEO, é necessário conhecer a fundo a técnica e estar por dentro das atualizações dos algoritmos dos sites de buscas, principalmente do Google — afinal, 72,5% de todo o tráfego de websites tem origem nesse buscador. Por isso, é fundamental investir em serviços feitos com profissionais que são especializados no assunto.

Quais são as vantagens de se fazer a migração?

Uma migração de SEO feita de forma estruturada e contando com o apoio dos melhores profissionais do mercado atua na promoção do seu website e proporciona a melhora na experiência do usuário. Além disso, o seu site vai conquistar um melhor ranqueamento nos motores de busca e potencializar os seus indicadores, principalmente as taxas de conversões de vendas.

Com a experiência e o conhecimento especializado da Via Agência Digital, você pode fazer a migração de SEO do seu site com a segurança de que o seu negócio precisa. Os nossos profissionais estão focados em melhorar cada vez mais os resultados digitais da sua marca, por isso, o projeto é personalizado conforme as necessidades do seu negócio.

Melhore a experiência dos clientes no seu website com a Via Digital: conheça mais sobre a nossa solução e entre em contato com um de nossos especialistas!

Migração de SEO: como funciona e quais cuidados devem ser tomados?

Migração de SEO: como funciona e quais cuidados devem ser tomados?