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Como criar autoridade da sua marca com marketing de conteúdo

Como criar autoridade da sua marca com marketing de conteúdo Como criar autoridade da sua marca com marketing de conteúdo
Como criar autoridade da sua marca com marketing de conteúdo

Para uma empresa, há uma distância considerável entre ter uma série de visitantes e fechar vários negócios. Para prospectar clientes, o negócio deve inspirar confiança e demonstrar que é capaz de oferecer as soluções certas para os seus problemas. Ou seja, é preciso ter uma autoridade de marca muito bem construída.

O termo autoridade de marca diz algo a você? Neste artigo, falaremos um pouco sobre isso, apontando como as empresas se tornam autoridades em suas áreas e apontaremos alguns casos de sucesso. Acompanhe!

Entenda a importância de construir autoridade de marca nas redes

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental construir uma autoridade para seu negócio. O avanço das novas tecnologias e a popularização das redes sociais acirraram o cenário e exige que o empreendedor crie estratégias cada vez mais autênticas para sobressair-se.

O mundo conhecerá sua marca

Fazer pleno uso das mídias digitais a fim de ampliar o alcance do seu negócio é imprescindível nesse processo. Hoje, o que não está nas redes, não existe. A internet, além de um meio popular de acesso à informação, permite que as barreiras geográficas encontradas pelo marketing tradicional sejam quebradas.

Assim, alguém do outro lado do mundo com acesso à rede de computadores saberá a existência do seu negócio, se ele contar com páginas virtuais, seja em blogs, redes sociais ou portais.

Posicionamento da marca

Nesse sentido, é essencial criar estratégias para que sua marca torne-se referência. É preciso que ela seja lembrada quando alguém menciona o ramo do seu negócio. Para isso, a internet é um terreno que te ajudará a divulgar o seu posicionamento, ou seja, o modo como seu negócio se coloca na visão de mercado. Ser visto de maneira positiva pelo público garantirá aumento nas vendas.

Portanto, construir autoridade de marca é, sobretudo criar relações de confiança entre seu negócio e seu potencial público e isso demanda pensamento estratégico e conhecimento sobre o ramo em que você atua.

Ofereça uma presença digital consistente

Estratégias de marketing de conteúdo exigem constância. Uma empresa não atrai seu público fazendo um ótimo post e espera que ele renda frutos. Pelo contrário, um empreendimento deve firmar sua presença digital oferecendo a seus seguidores conteúdos relevantes de modo constante, mantendo-se gravada na mente do público que vai conquistando gradualmente.

Qualidade e quantidade andam juntas

Assim, é importante publicar uma quantidade considerável de conteúdo, mantendo a sua qualidade, direcionado especialmente àqueles visitantes do topo do funil de vendas. Também não se deve descuidar das interações nas redes sociais, pois seu monitoramento é um importante indicativo dos caminhos que sua estratégia de marketing deve tomar.

Nesse sentido, os comentários podem te direcionar no planejamento do conteúdo e na definição de objetivos e possíveis problemas dessa estratégia de marketing. Então, responder a comentários e críticas é um excelente meio para que sua empresa demonstre o conhecimento que tem em sua área e sua preocupação nas dores da persona. Será, portanto, mais um degrau para conquistar a confiança de seus seguidores.

Diversifique os meios e os conteúdos

O conteúdo que seu negócio lança na rede não deve apenas ser frequente, deve ter, sobretudo, qualidade. Assim, ofereça variedade de informações e amplie os meios de acesso a elas. Hoje, no mundo virtual, existe uma série de plataformas disponíveis para que você possa publicar algo relevante relacionado ao seu negócio. Vejamos alguns exemplos.

Blogs

Uma ótima estratégia para que você possa ganhar autoridade de marca é criando um blog. Esse tipo de mídia possibilita oferecer dicas sobre determinado assunto — é crucial que se relacione com seu tipo de empreendimento —, além da interação por meio de comentários dos usuários, em que será permitido sanar dúvidas, trocar informações e converter o leitor a uma possível compra.

Ou seja, além de ser o momento ideal para mostrar domínio sobre o tema, é também oportuno para a conversão de clientes. Todos saem ganhando!

E-books

Os famosos livros eletrônicos, são uma ótima estratégia para aumentar sua autoridade. Então, crie conteúdos aprofundados para demonstrar mais conhecimento, saiba comunicar à persona que você não só a entende, como também está disposto a ajudá-la.

Esses e-books podem ser disponibilizados em seu site ou blog, geralmente de maneira gratuita e farão com que os leitores confiem em seu conteúdo e no seu empreendimento, criando uma relação de confiança com sua marca.

E-mais de marketing

Seu potencial cliente já visitou seu blog e se interessou pelo conteúdo que você produz. Nesse momento é crucial que você o direcione para um cadastro a fim de que ele não perca mais nenhuma novidade disponibilizada nas redes referentes à sua marca. Então, será aí que a persona informará o seu e-mail.

Essa estratégia de marketing é muito eficaz, pois é direcionada e conecta seu cliente ao seu negócio. Os conteúdos desses e-mails não devem ser invasivos e é fundamental que você tenha recebido permissão do usuário para enviar essas mensagens para ele. Fique atento!

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Contate influenciadores de mercado

Os influenciadores digitais têm um público amplo, podendo chegar a milhões de seguidores em determinadas redes sociais. Essa audiência coloca os influenciadores como uma excelente estratégia de divulgação de uma determinada marca, fazendo crescer em poucos meses.

Assim, entrar em contato e fechar parcerias com esses comunicadores do público das redes sociais pode ser uma ótima maneira de expansão para o seu negócio. Mas atenção! É necessário estar a par do conteúdo dessas pessoas, garantindo que sua marca será indicada por pessoas que têm princípios semelhantes ao do seu empreendimento.

Agregue valor ao visitante

Em uma estratégia de marketing, é extremamente importante trabalhar com uma persona. Ela quem estabelece, após alguns estudos, as características gerais das pessoas para quem você está direcionando sua mensagem. Ou seja, é a persona que define quais os problemas o conteúdo deve procurar resolver.

O processo de fortalecimento da autoridade de marca deve, necessariamente, passar pela etapa de estabelecer confiança com uma base de seguidores. Essa confiança é um indicativo da qualidade do conteúdo, gerando maior número de compartilhamentos e interações das promoções realizadas pela própria empresa.

Alguns modelos de sucesso

Agregar valor, por outro lado, é algo que cada negócio faz a seu modo, e pode se ligar ao objeto da empresa, ou a uma assistência mais geral aos usuários. Por exemplo, a Nike, por meio da conta no Twitter @NikeSupport, oferece um SAC extremamente eficiente e ágil. Além dela, a NetShoes e a Red Bull produzem posts e notícias direcionados a atletas e a um público aventureiro, demonstrando conhecimento dentro dessas culturas e sem promover diretamente seus produtos.

O mesmo acontece com a loja de alimentos americana Whole Foods que tem um blog dedicado a dicas de alimentação saudável. Todos esses negócios já eram consolidados antes de embarcarem no marketing de conteúdo para manter sua autoridade. A única exceção é a NetShoes que construiu a sua por meio de uma forte presença digital e apresentação de conteúdo relevante a seus seguidores, tornando-se uma inegável referência no mercado.

Assim, podemos perceber a importância da consolidação de uma autoridade de marca para o sucesso do seu negócio. Ela impactará na imagem do seu empreendimento frente ao público, que poderá se fidelizar a ele. Além disso, fortalecer essa imagem facilitará a prospecção de novos clientes, o que é crucial para o crescimento da sua empresa. Para tanto, fazer uso das estratégias de marketing de conteúdo torna-se essencial.

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.

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