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Links patrocinados: o que são e como funcionam?

Links patrocinados: o que são e como funcionam?

Links patrocinados: o que são e como funcionam?

Ao navegar pela web, você já se deparou com links patrocinados, mesmo que não tenha consciência disso. Presentes nas redes sociais, buscadores e principais plataformas online, eles representam uma grande parcela do marketing digital atual.

Ainda não sabe do que estamos falando? Descubra de uma vez por todas o que são e como funcionam os links patrocinados!

O que são os links patrocinados?

Eles são uma forma de marketing online em que você paga para publicar um determinado link em uma página da web. Nos sites buscadores, eles são os primeiros resultados que aparecem, sempre sinalizados como “patrocinados” ou “anúncio”.

Em alguns casos, como no Google ou Facebook, os links patrocinados também aparecem na lateral direita do seu monitor. Já em redes sociais como o Instagram, eles aparecem diretamente na aba do feed.

Embora essa ferramenta seja ativada a partir da pesquisa sobre um determinado assunto, nem sempre o sistema é automático. Ou seja, você pode pesquisar sobre viagens em um dia e no dia seguinte receber um link patrocinado sobre isso em suas redes sociais.

Como eles funcionam?

De uma forma bem resumida, podemos dizer que os links patrocinados funcionam da mesma forma que anúncios impressos em um jornal, mas com a diferença de que, na web, eles participam de um leilão que define o posicionamento de cada um.

Nesse processo, são levadas em consideração questões como o valor pago, a qualidade do site e a relevância do conteúdo publicado. Ou seja, pagar mais não é o suficiente para se destacar. É preciso investir constantemente no marketing de conteúdo para garantir os melhores retornos.

Nos resultados de busca paga, você escolhe as palavras-chave que quer usar, de acordo com o seu segmento de atuação ou conteúdo do anúncio, e decide pela sua forma de cobrança: se será pelo valor dos cliques ou das visualizações.

Os links patrocinados funcionam por meio dos resultados na busca paga, a rede de display e remarketing dos sites e blogs e os comparadores de preço. São exemplos disso a página de pesquisa do Google, além dos anúncios feitos no YouTube, Facebook e sites como o Buscapé.

Qual o valor médio de uma campanha?

Quando o assunto são as campanhas de links patrocinados, falar em valores pode ser mais complexo do que se imagina. Isso porque o investimento pode variar consideravelmente de acordo com o objetivo da ação e a escolha das palavras-chave aplicadas.

A decisão sobre qual método usar e o valor inicial do investimento é somente sua. É você quem define a duração das suas ações e onde elas serão anunciadas. Mas é importante ter em mente que a cobrança é feita de acordo com a palavra-chave selecionada. Ou seja, quando ela é muito concorrida, os valores são maiores.

Ao montar o seu anúncio, a ferramenta disponibiliza o valor aproximado a ser gasto. A partir disso, você pode escolher o melhor capital e formato para deixar em uso. Mas atenção: os valores só serão descontados quando os usuários realizarem a ação definida por você na campanha. Por exemplo: entrar no seu site.

Em média, um investimento de R$ 1.000 mensais pode render cerca de 700 cliques no seu anúncio, além das visualizações. Mas isso pode variar de acordo com a palavra-chave escolhida. Para ter uma noção mais exata, a melhor dica é acessar a plataforma do Google e verificar o custo por clique (CPC) da palavra que você quer usar.

Quais resultados esperar?

Agora que você já sabe como os links patrocinados funcionam, deve estar se perguntando: mas o que esperar dessas campanhas? Dentre as diversas vantagens percebidas, listamos os principais benefícios alcançados. Confira:

Geração de tráfego

Por meio dos links patrocinados, os seus potenciais clientes, definidos na sua campanha, se transformam em visitantes que são encaminhados para o seu site. Assim, é estabelecido o primeiro contato entre consumidor e marca.

Captura de leads

Visitantes se transformam em leads quando têm contato com a sua empresa ou executam alguma ação no seu site. Pode ser fornecendo algum dado, baixando um e-book, enviando um e-mail ou até mesmo curtindo a página da sua marca no Facebook.

O importante é capturar esse lead, que veio por meio dos links patrocinados, e transformá-lo em um cliente ativo e fiel.

Conversão de vendas

Depois de gerar tráfego no seu site e capturar os leads qualificados, chegou a hora de converter tudo isso em vendas. Afinal, esse é um dos principais objetivos de se fazer uma campanha, não é mesmo?

Por meio dos links patrocinados, você pode transformar aquele internauta perdido em uma boa oportunidade de venda. Também é possível mensurar quantos clientes vieram das suas campanhas online, verificando a eficiência das ações.

Além disso, as campanhas de link patrocinado são uma excelente aposta, por sua capacidade de segmentação, simplicidade, facilidade de execução, controle total das suas ações, baixo custo de investimento e visibilidade gerada.

Como criar campanhas usando os links patrocinados?

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que um bom planejamento e estratégia são a chave para o sucesso das suas ações, garantindo um gerenciamento adequado e ainda mais otimizado.

A partir disso, listamos um passo a passo para que você crie as suas próprias campanhas usando os links patrocinados.

1. Defina as suas ações

Como já falamos, o planejamento é tudo! E, apesar de a gestão dos links patrocinados ser bem simples, é preciso organizar cada etapa da sua estratégia. Dessa forma, você evita erros bobos.

Estabeleça os seus objetivos, defina a persona que você quer atingir, pesquise o seu mercado e escolha as principais plataformas para inserir os seus links patrocinados.

2. Cadastre-se

Após fazer um planejamento detalhado das suas ações, é hora de se cadastrar na plataforma em que você pretende anunciar. Seja pelo Google AdWords ou Facebook, você vai precisar ter uma conta empresarial antes de fazer qualquer anúncio.

3. Configure a sua campanha

Nessa etapa, você vai configurar as principais informações da sua campanha, o que é fundamental para que ela funcione corretamente. Forneça dados como orçamento diário, palavra-chave, público-alvo, localização e duração.

Outra dica legal é otimizar o resultado dos seus anúncios por meio da análise de itens como horário das postagens, taxa de conversão e CTA.

4. Analise os resultados

Depois de concluída a campanha, chegou a hora da verdade: análise de resultados. É nesse momento que você consegue mensurar a efetividade das suas ações e o retorno obtido com elas.

Quer saber mais sobre links patrocinados? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!