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Links Patrocinados: o que são e como funcionam?

Links Patrocinados: o que são e como funcionam?
Links Patrocinados: o que são e como funcionam?

Ao navegar pela web, você certamente já se deparou com links patrocinados, mesmo que não tenha consciência disso. Presentes nas redes sociais, buscadores e principais plataformas online, eles representam uma grande parcela do marketing digital atual.

Mas afinal, como eles funcionam na prática e que tipo de benefícios podem oferecer para o seu negócio? Para otimizar os resultados das suas campanhas digitais, é fundamental entender essa questão a fundo. Assim, será possível descobrir as melhores formas de anunciar na web.

Ainda não sabe do que estamos falando? Não se preocupe! Confira o nosso artigo e descubra de uma vez por todas o que são e como funcionam os links patrocinados!

Os links patrocinados são uma forma de publicidade online em que você paga para publicar um determinado link em uma página da web. Nos sites buscadores, eles são os primeiros resultados que aparecem em destaque, sempre sinalizados com os termos “patrocinados” ou “anúncio”.

Em alguns casos, como no Google ou Facebook, os links patrocinados também podem aparecem na lateral direita do seu monitor. Já em redes sociais, como o Instagram, eles ficam posicionados diretamente na aba principal do feed dos usuários.

Embora essa ferramenta seja ativada a partir da pesquisa sobre um determinado assunto, nem sempre o sistema é automático. Ou seja, você pode pesquisar sobre viagens em um dia e no dia seguinte receber um link patrocinado sobre isso em suas redes sociais.

Como eles funcionam?

De uma forma bem resumida, podemos dizer que os links patrocinados funcionam da mesma forma que anúncios impressos em um jornal, mas com a diferença de que, na web, eles passam por um “leilão” que define o posicionamento de cada um.

Nesse processo, são levadas em consideração questões como o valor pago, a qualidade do site e a relevância do conteúdo publicado. Ou seja, pagar mais não é o suficiente para se destacar. É preciso investir constantemente no marketing de conteúdo para garantir os melhores retornos.

Nos resultados de busca paga, você escolhe as palavras-chave que quer usar, de acordo com o seu segmento de atuação ou conteúdo do anúncio, e decide pela sua forma de cobrança: se será pelo valor dos cliques ou das visualizações.

Os links patrocinados funcionam por meio dos resultados na busca paga, a rede de display e remarketing dos sites/blogs e os comparadores de preço. São exemplos disso a página de pesquisa do Google, além dos anúncios feitos no YouTube, Facebook e sites como o Buscapé.

Quando o assunto é campanha de links patrocinados, falar em valores pode ser mais complexo do que se imagina. Isso porque o investimento pode variar consideravelmente de acordo com o objetivo da ação e a escolha das palavras-chave aplicadas.

A decisão sobre qual método usar e o valor inicial do investimento é somente sua. É você quem define a duração das suas ações e onde elas serão anunciadas. Mas é importante ter em mente que a cobrança é feita de acordo com a palavra-chave selecionada. Ou seja, quando ela é muito concorrida, os valores são maiores.

Ao montar o seu anúncio, a ferramenta disponibiliza o valor aproximado a ser gasto. A partir disso, você pode escolher o melhor capital e formato para deixar em uso. Mas atenção: os valores só serão descontados quando os usuários realizarem a ação definida por você na campanha. Por exemplo: entrar no seu site.

Em média, um investimento de R$ 1.000 mensais pode render cerca de 700 cliques no seu anúncio, além das visualizações. Mas isso pode variar de acordo com a palavra-chave escolhida. Para ter uma noção mais exata, a melhor dica é acessar a plataforma do Google e verificar o custo por clique (CPC) da palavra que você quer usar.

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Agora que você já sabe como os links patrocinados funcionam, deve estar se perguntando: mas o que esperar dessas campanhas, afinal? Por isso, dentre as diversas vantagens que podem ser percebidas nessa estratégia, listamos os principais benefícios alcançados. Confira abaixo!

  • Geração de tráfego

    Por meio dos links patrocinados é possível aumentar o tráfego da sua página. Os seus potenciais clientes, definidos nas etapas preliminares da campanha, se transformam em visitantes que são encaminhados para o seu site. Assim, é estabelecido o primeiro contato entre consumidor e marca.

  • Captura de leads

    Visitantes se transformam em leads quando entram em contato com a sua empresa ou executam alguma ação no seu site. Isso pode acontecer quando eles fornecem algum dado, baixam um e-book, enviam um e-mail ou até mesmo curtem a página da sua marca no Facebook.

    Independente do caminho usado, o importante é capturar esse lead, que veio por meio dos links patrocinados, e transformá-lo em um cliente ativo e fiel.

  • Conversão de vendas

    Depois de gerar tráfego no seu site e capturar os leads qualificados, chegou a hora de converter tudo isso em vendas. Afinal, esse é um dos principais objetivos de se fazer uma campanha, não é mesmo?

    Por meio dos links patrocinados, você pode transformar aquele internauta perdido em uma boa oportunidade de venda. Também é possível mensurar quantos clientes vieram das suas campanhas online, verificando a eficiência das ações.

    Além disso, as campanhas de link patrocinado representam uma excelente aposta, por sua capacidade de segmentação, simplicidade, facilidade de execução, controle total das suas ações, baixo custo de investimento e visibilidade gerada.

Se você quer trabalhar com links patrocinados, é preciso ter em mente, antes de executar qualquer atividade, que um bom planejamento estratégico é a chave para o sucesso das suas ações. Com organização, é possível garantir um gerenciamento adequado e ainda mais otimizado das suas campanhas digitais.

A partir disso, listamos um passo a passo para que você crie as suas próprias campanhas usando os links patrocinados. Confira a seguir:

  1. Defina as suas ações

    Como já falamos, o planejamento é tudo! E, apesar de a gestão dos links patrocinados ser bem simples, é preciso organizar cada etapa da sua estratégia. Dessa forma, você evita erros bobos e consegue ter um controle maior sobre as ações.

    Nessa etapa é importante estabelecer os seus objetivos, definir a persona que você quer atingir, pesquisar o seu mercado e escolher as principais plataformas para inserir os seus links patrocinados.

  2. Cadastre-se

    Após fazer um planejamento detalhado das suas ações, é hora de se cadastrar na plataforma em que você pretende anunciar. Seja pelo Google Ads (antigo Google AdWords) ou Facebook, você vai precisar ter uma conta empresarial antes de fazer qualquer anúncio.

    Você pode fazer isso de forma rápida e fácil acessando as plataformas citadas.

  3. Configure a sua campanha

    Essa etapa é uma das mais importantes na criação de um anúncio. É nela que você vai configurar as principais informações da sua campanha, o que é fundamental para que ela funcione corretamente. Forneça dados como orçamento diário, palavra-chave, público-alvo, localização e duração.

    Outra dica legal é otimizar o resultado dos seus anúncios por meio da análise de itens como horário das postagens, taxa de conversãoCTA.

  4. Analise os resultados

    Depois de concluída a campanha, chegou a hora da verdade: análise de resultados. É nesse momento que você consegue mensurar a efetividade das suas ações e o retorno obtido com elas. Afinal, de nada adianta todo o esforço feito até agora se a campanha não gerar lucros, não é mesmo?

    Para essa etapa de mensuração, é importante contar com ferramentas de métricas especializadas. Além disso, você deverá basear a análise em indicadores que façam sentido a partir do objetivo inicial da campanha.

Embora nossas dicas possam te ajudar a entender melhor o funcionamento dos links patrocinados, para conseguir otimizar a receita da sua empresa de forma efetiva com o marketing digital é fundamental contar com o suporte de uma agência especializada no assunto.

Isso porque, apesar de toda a facilidade e acessibilidade oferecida pelas ferramentas atualmente, somente a administração de profissionais com experiência na criação e gestão desse tipo de estratégia pode garantir o sucesso das suas ações no ambiente digital.

Para que não restem dúvidas sobre a eficiência da agência parceira, é importante optar por empresas que tenham a certificação específica em links patrocinados. Esse certificado, fornecido pelo Google a partir de cursos e provas, significa que a equipe tem todo o conhecimento técnico de que precisa para trabalhar com ações de sucesso.

Em todos os segmentos de prestação de serviço existem selos que atestam a qualidade do trabalho. Por isso, ao contratar uma agência certificada em links patrocinados você certamente vai contar com uma equipe preparada e experiente na apresentação de soluções que atendam as necessidades e objetivos do seu negócio.

Além disso, podemos perceber inúmeras vantagens em fechar parceria com uma empresa certificada pelo Google. Dentre elas, podemos destacar o conhecimento avançado das ferramentas de anúncio, otimização das campanhas online e do investimento, condições especiais para anunciar, aplicação das regras e boas práticas de campanhas, além de maior retorno sobre o investimento.

Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber, quando desenvolvidos de maneira adequada, os links patrocinados podem alavancar a imagem da sua marca na web e potencializar os lucros obtidos. Lembre-se de sempre apostar em boas práticas para a criação das campanhas e de investir na contratação de uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço.

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