Preço e valor: entenda como essa diferença é essencial em empresas

Preço e valor: entenda como essa diferença é essencial em empresas

Preço e valor: entenda como essa diferença é essencial em empresas

Você sabe qual é a diferença entre preço e valor? Embora muitos gestores e profissionais das mais variadas áreas confundam esses termos, é preciso entender quais são os seus reais conceitos e a importância de se definir o preço de um produto com base no valor oferecido para o cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo e descubra de uma vez por todas por que essa diferença é essencial para as empresas!

O que é preço?

De uma forma bem resumida, podemos dizer que o preço se refere ao dinheiro que damos em troca de algo. É o custo, a remuneração ou a compensação oferecida quando se compra determinado serviço ou produto.

Na maioria das vezes, um preço está relacionado à quantidade de dinheiro que o consumidor vai investir para adquirir algo. Ou seja, são os números que constam nas etiquetas e que são exibidos nas lojas virtuais.

Para elaborar o preço de um determinado produto ou serviço, é preciso levar em consideração os lucros pretendidos, a demanda, a política vigente no mercado e os custos fixos e variáveis de produção, armazenamento e distribuição. Além disso, essa quantia pode variar de acordo com o perfil do seu público-alvo e o valor percebido por ele.

O que é valor?

O valor de um produto ou serviço está relacionado à percepção do público em relação a uma marca e os preços praticados por ela. Ou seja, ele vai muito além de um número, estando atrelado à reputação, à imagem e à credibilidade que determinada empresa tem no mercado.

Ao contrário do preço, que tem como base informações concretas que podem ser quantificadas, o valor é algo subjetivo e relativo, que pode sofrer variações de acordo com o perfil de cada consumidor. Isso explica por que algumas pessoas pagam centenas de reais por produtos que podem ser adquiridos por algumas dezenas.

Como diferenciar e classificar preço e valor?

Embora sejam conceitos bem diferentes, preço e valor se complementam e precisam ser trabalhados em conjunto. Somente assim é possível entender o comportamento de compra do seu público diante das soluções oferecidas pela sua empresa, desenvolvendo a sua imagem de forma positiva e eficiente.

Na maioria das vezes, uma pessoa opta por comprar de determinada marca quando percebe que o valor a ser recebido é maior do que o preço que ela pagará pela aquisição. Isso mostra que, embora sejam as empresas que indiquem um preço para os seus produtos, é o consumidor quem atribui valor a ele, decidindo se é um investimento que vale a pena ou não.

Quando um cliente compra um produto caro, mas que não apresenta o valor que deveria ou que foi prometido, ele tem suas expectativas frustradas. O mesmo acontece com um fornecedor que vende um produto muito barato com um valor agregado desproporcional. Em ambos os casos existe prejuízo para um dos lados.

Para evitar que isso aconteça, é essencial contar com o apoio de pessoas ou empresas especializadas, que possam ensinar os seus colaboradores a aplicar cada um desses conceitos corretamente. Dessa forma, é possível compreender, apresentar e vender o valor do seu produto ou serviço pelo preço adequado, otimizando os resultados e alcançando todo o potencial do seu empreendimento.

Quer saber mais sobre como preço e valor podem impactar o seu negócio? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!