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Conheça 5 benefícios do solution selling para sua empresa!

Conheça 5 benefícios do solution selling para sua empresa!
Conheça 5 benefícios do solution selling para sua empresa!

Saber o conceito de solution selling é fundamental para o empreendedor entender os anseios e as dores do cliente. Isso porque, por meio dessa estratégia, é possível criar uma relação de confiança e empatia com a audiência.

Isso significa que, em longo prazo, o negócio vai poder se diferenciar da concorrência e, assim, adaptar-se aos desejos do seu público. Contudo, para que tudo ocorra como o esperado, é essencial que os vendedores tenham uma postura mais consultiva.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo e confira mais detalhes do solution selling. Vamos lá?

Entenda o que é solution selling 

O solution selling pode ser entendido como uma metodologia de vendas relacionada à compreensão do problema que o cliente tem para que, a partir disso, vendedor ofereça a solução indicada pela empresa. Com isso, consegue-se otimizar a aproximação com a audiência, pois será possível evitar que o seu empreendimento tenha um discurso restrito ao que faz de melhor em comparação aos concorrentes.

Ou seja, terá uma visão ampliada para mostrar o que o seu estabelecimento pode fazer de melhor pelo consumidor.

Na prática, isso significa que a companhia vai adaptar o processo de vendas para deixá-lo mais personalizado. Dessa forma, o vendedor fará uma identificação da limitação ou da dor do seu consumidor, para descobrir e apresentar uma solução diferenciada que satisfaça à sua demanda, o que permite que seja deixada para trás aquela abordagem agressiva e direta, que visa a convencer a persona.

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Saiba como utilizar o solution selling na empresa

Agora que você já sabe o que é solution selling, é preciso saber como utilizar essa estratégia de forma correta para poder atingir os resultados desejados. Então, continue a leitura e veja, a seguir, o que deve ser feito.

  1. Prepare a equipe

    Antes de aplicar o solution selling com os clientes, é preciso praticá-lo com sua equipe internamente. Ou seja, preparar os colaboradores para realizar uma venda consultiva, na qual o seu vendedor atua como consultor, aprofundando-se nas soluções que o seu negócio oferta. Assim, será mais fácil descobrir a melhor hora para oferecê-las.

  2. Faça a prospecção

    O segundo passo que deve ser dado é a prospecção de clientes com problemas que possam ser resolvidos pelos produtos/serviços/ferramentas comercializados pela sua empresa. Para isso, busque criar uma persona (perfil semifictício do consumidor ideal) para otimizar os resultados de sua tarefa e, assim, poder direcionar os seus esforços às pessoas com maiores chances de conversão.

  3. Qualifique o lead

    Os leads, contatos que têm algum tipo de interesse pelo serviço ou produto, precisam ser qualificados ainda mais. Isso quer dizer que é preciso entender, por exemplo, se essa pessoa está interessada em escutar a sua proposta. Essa ação é necessária para ter uma melhor segmentação na sua busca e fazer uma aceleração dos processos da jornada de compra.

    Confira outras etapas necessárias:

    • faça um diagnóstico dos problemas: nessa etapa, é preciso encontrar as principais dificuldades e problemas dos clientes, para ser mais fácil fazer a identificação das necessidades dos consumidores;
    • mostre as soluções e comprove valor: aqui, é preciso mostrar o valor da empresa para a clientela, por meio de uma solução customizada. Por exemplo, em vez tentar convencer a pessoa pelo preço baixo e pelo diferencial em relação ao concorrente, foque a forma prática que seu produto vai melhorar o dia a dia do cliente;
    • negocie: aproveite que o cliente tem mais confiança na sua proposta e use a negociação para fazer uma conversão positiva, que seja boa tanto para sua companhia quanto para o consumidor;
    • continue sempre perto: use o solution selling também no pós-venda, pois as pessoas podem ter alguma dúvida ou problema após a compra. Por isso, os vendedores precisam estar a postos para dar todo o suporte necessário.

Confira 5 benefícios ao adotar o solution selling no negócio

Você pode estar pensando se vale a pena usar o solution selling como estratégia de marketing do seu negócio, não é mesmo? Para tirar as suas dúvidas, veja cinco benefícios de adotar essa metodologia no seu negócio!

  • Manutenção de uma relação amigável e de confiança com os clientes

    Ter qualidade no atendimento é fundamental para que o cliente realize uma ação positiva no estabelecimento. Imagine que, além disso, o vendedor é prestativo e consegue atender às necessidades do cliente naquele momento. Maravilhoso, não acha?

    Com o solution selling, você consegue mais do que solucionar as dores da sua persona, sendo possível ter uma relação amigável e de confiança com a clientela. A partir disso, é viável fazer com que as pessoas se identifiquem com sua marca e sempre pensem nela no momento de realizar uma determinada compra.

  • Previsão de fechamento das contas

    Essa metodologia não serve apenas para melhorar o processo de conquista da clientela, mas, sim, para muito mais do que isso. Ela ajuda também no alcance de resultado. Isso significa que, com o solution selling, o vendedor tem uma maior previsibilidade do que o seu cliente em potencial precisa. Isso contribui para haver uma melhor previsão do gerenciamento das metas de vendas e, assim, poder fechar as contas dentro do período estipulado.

  • Melhora da gestão do funil de vendas

    Quando você consegue acompanhar os resultados do processo do solution selling, é possível ter uma maior precisão ao fazer a gestão do funil de vendas. Nesse sentido, você passa a entender em qual estágio desse processo o cliente se encontra e, com isso, pode colocá-lo na etapa certa do funil. Assim, fica mais fácil gerar as melhores oportunidades para a clientela.

  • Aceleração do ciclo de vendas

    Antes, o principal motivo que fazia as pessoas efetivarem a compra era o preço baixo do produto/serviço. Contudo, hoje, os clientes estão mais exigentes e eles querem algo além das promoções. Ou seja, é preciso que as soluções oferecidas pelo vendedor resolvam realmente o seu problema para que o consumidor se sinta mais seguro no processo de tomada de decisão. Assim, fica mais fácil acelerar o ciclo de vendas.

  • Aumento da taxa de conversão

    Com o uso dessa metodologia, fica nítido que há uma maior aproximação do comprador com a empresa, visto que se consegue ter um bom conhecimento e um bom acompanhamento do empreendimento. Dessa forma, o contato com a persona fica mais próximo. Isso aumenta as chances de fechar um contrato e fazer com que a venda tenha mais valor porque o público tende a perceber que os benefícios adquiridos vão além da aquisição do produto/serviço almejado.

    Contar com soluções que garantam uma maior produtividade à empresa, como o solution selling, é indispensável para quem deseja converter os leads em clientes fiéis. Contudo, para que isso seja possível, é necessário colocar em prática as dicas que apresentaremos ao longo do artigo para que se possa desfrutar de todos os benefícios apresentados aqui, como acelerar o ciclo de vendas e ter uma relação de confiança com os consumidores.

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