Acesse o conteúdo

Como o senso de urgência agrega valor para o produto?

Como o senso de urgência agrega valor para o produto?
Como o senso de urgência agrega valor para o produto?

O uso de estratégias de persuasão é fundamental para empresas que desejam otimizar os resultados de marketing e vendas. Entre essas estratégias, criar o senso de urgência é uma forma eficaz para valorizar o produto e atrair a atenção do público e levá-lo a uma decisão de compra mais rápida.

Esse gatilho mental contribui para agregar valor aos produtos, provocando no consumidor a sensação prazerosa de adquirir algo limitado. Por isso, torna-se importante entender como aplicar o senso de urgência nas estratégias de marketing.

Neste artigo mostraremos o que é marketing de escassez, seus benefícios e como usar as melhores práticas para aumentar suas vendas. Continue a leitura e confira!

O que é marketing de escassez

O marketing de escassez é uma técnica que faz uso do comportamento natural do ser humano de desejar aquilo que é limitado. Por meio de estímulos psicológicos, essa técnica busca despertar o senso de urgência no potencial comprador e influenciar o consumo.

Quando o consumidor tem a sensação de que um produto pode se esgotar rapidamente, o medo de perder a oportunidade de compra aumenta as chances de agir de maneira impulsiva. Sabendo como o público é impactado com a escassez, as empresas usam o senso de urgência para aumentar suas vendas.

Um exemplo clássico é o desejo de adquirir produtos importados. Mesmo que esse produto tenha qualidade igual ou semelhante ao nacional, o senso de exclusividade leva o consumidor a desejar a compra do importado. Esse desejo se dá simplesmente porque tal produto não é encontrado aqui.

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Benefícios de usar o senso de urgência

Para começar, o uso dessa técnica em sua estratégia de marketing traz um maior volume de vendas. Afinal, o consumidor será estimulado a agir rápido para garantir a compra do produto que está esgotando.

Além disso, criar o senso de urgência faz com que o produto adquira o status de exclusividade, agregando mais valor a ele. Tendo em mente que poucas unidades foram produzidas, o público desejará obtê-lo com urgência, satisfazendo a sensação de pertencimento ao pequeno grupo de privilegiados.

Outra vantagem se refere à redução dos produtos parados no estoque. Com as vendas acontecendo de maneira mais rápida e em maior volume, não há a necessidade de recorrer a descontos e ofertas, resultando em mais lucratividade.

Como implementar essa técnica nas estratégias de marketing

Entenda como aplicar o marketing de escassez de forma certeira usando as práticas a seguir.

  1. Faça lançamentos limitados

    O interesse do púbico é aguçado quando há uma restrição de oferta, já que o produto não estará disponível novamente. Isso cria uma sensação de urgência em comprar. É importante que esses lançamentos sejam feitos oferecendo algo que seja relevante e realmente desperte o interesse do consumidor.

  2. Ofereça uma vantagem financeira

    Outra forma eficaz de aplicar o senso de urgência é oferecer algo a mais para o consumidor que fechar a compra em um tempo estipulado. A oferta pode ser um brinde, desconto ou vantagem na próxima compra.

  3. Use frases de urgência

    Informar ao público que a oferta tem um tempo limitado estimula a decisão de compra. Como o consumidor não terá muito tempo para fazer a escolha, isso consequentemente o leva a agir por impulso.

    A frase pode indicar uma oferta de última hora, quantidade limitada de produtos ou prazo reduzido. Confira alguns exemplos abaixo.

    Não perca essa oferta. Válida somente hoje!

    • Desconto apenas para as 100 primeiras compras!
    • Faltam apenas 3 horas para o fim da oferta!

    Mostrar num cronômetro a contagem regressiva para o fim da oferta é uma ótima tática usada para provocar o senso de urgência. A limitação de tempo faz com que o público se sinta pressionado a tomar logo a decisão de compra, ou perderá a oferta.

Como mostramos neste artigo, o senso de urgência influencia diretamente nas vendas, já que agrega mais valor ao produto. Lembre-se de que esse recurso desse ser aplicado de forma coerente para despertar a necessidade do público em consumir.

Curtiu o conteúdo? Aproveite para baixar nosso ebook e descubra como transformar seu site numa máquina de vendas!

Destrave todo o potencial do RD Station Marketing Destrave todo o potencial do RD Station Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *