• Blog
  • Entenda por que a análise de resultados é importante!

Entenda por que a análise de resultados é importante!

Entenda por que a análise de resultados é importante!

Entenda por que a análise de resultados é importante!

No mundo corporativo, é fundamental que os gestores e colaboradores estejam cientes de tudo o que está acontecendo internamente e externamente em relação à sua empresa. Uma das melhores maneiras de fazer esse trabalho é por meio da análise de resultados.

Essa análise é capaz de mostrar aos profissionais o status que a empresa tem no mercado, auxiliar no controle de informações relacionadas aos custos, às receitas e às despesas e identificar o que pode ser melhorado. Além disso, essa mensuração de resultados ajuda na criação de simulações para que, posteriormente, a empresa gere melhores estratégias.

Neste post, vamos mostrar por que a análise de resultados é importante para o seu negócio. Confira!

O que é possível fazer com a análise de resultados?

Analisar o status atual da empresa

Antes de pensar em um planejamento para novas estratégias, é essencial que os gestores de uma empresa saibam exatamente o status e o lugar que ela ocupa no mercado atualmente. Por meio de uma análise de resultados, é possível criar relatórios com informações precisas sobre o que o negócio está produzindo e como ele está se mantendo em relação à concorrência.

Realizar um bom controle das informações

Uma análise de resultados é responsável por obter informações precisas e ágeis sobre a empresa e, consequentemente, realizar um bom controle desses dados. Com um sistema de gestão de recursos, é possível fazer com que essa análise seja uma excelente base de otimização efetiva dos seus negócios. Ter um bom controle das informações da sua empresa vai permitir o planejamento das melhores estratégias.

Identificar o que pode ser melhorado

Nem sempre as empresas colocam em prática as melhores ideias e ações. Por isso, é muito importante investir em um trabalho de identificação dos fatores que podem ser melhorados. A análise de resultados consegue transmitir dados precisos sobre campanhas e técnicas que poderiam ter engajado mais o público e estratégias que teriam um melhor desempenho caso fossem feitas de outra maneira, por exemplo.

Auxiliar na criação de simulações

Para colocarem em prática as melhores estratégias, é fundamental que as empresas façam simulações para analisar o que tem mais chances de dar certo. Uma análise de resultados fornece aos gestores uma grande quantidade de informações que auxiliam no planejamento desse processo. Com dados cada vez mais precisos, as simulações podem se aproximar ainda mais da realidade do mercado.

Gerar melhores estratégias

Provavelmente, essa é uma das principais funções da análise de resultados. Gerar melhores estratégias para conquistar o mercado e o público é o objetivo de todas as empresas. Ao obter todos os relatórios com informações sobre consumidores, o que pode ser melhorado, o status atual do negócio, entre outros dados, é possível gerar melhores estratégias.

Quais fatores devem ser considerados na análise?

Bem, agora que você sabe o que é possível fazer com uma análise de resultados, é fundamental conhecer os fatores que devem sempre ser considerados. Há diversas variáveis, indicadores interessantes e ações necessárias, mas separamos as principais que são comuns a diversos negócios. Abaixo, confira quais são!

Custo de aquisição do cliente

O custo de aquisição do cliente (CAC) é um indicador muito importante para mostrar quanto vale um cliente para o seu negócio. É interessante avaliar esse dado comparando-o com algumas métricas, como o lifetime value (LTV, ou valor do cliente pelo tempo de relacionamento) e o ticket médio.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Lucratividade do negócio

O objetivo de todo negócio é gerar lucro, não é verdade? No entanto, é comum empresas faturarem muito, mas não apresentarem um retorno interessante para o empreendedor. Isso acontece quando a margem de lucro não foi calculada corretamente ou quando os custos para a manutenção da operação estão muito elevados.

Ao optar por ter o próprio negócio, é essencial estudar o mercado de atuação, avaliar o preço médio praticado na sua região e acompanhar os seus concorrentes. Dessa forma, é possível encontrar a margem de lucro ideal, praticando preços competitivos e oferecendo soluções que diferenciem os seus produtos dos concorrentes. Se a sua lucratividade não está legal, coloque em prática essas ações.

Orçamento das áreas

A análise de resultado é uma ferramenta essencial para planejar as próximas diretrizes do seu negócio. De acordo com o seu desempenho, você deve já deixar separado um orçamento para cada departamento do seu negócio. O ideal é que a previsão de orçamento seja seguida ao longo do ano, mas pode acontecer de ele “estourar”.

Por isso, faça um controle do desempenho ao longo do ano e não apenas a análise de resultado. Dessa forma, será possível corrigir a sua rota, caso seja necessário. Além disso, não se esqueça de colocar na sua rotina operacional o cálculo do ROI (Return on Investiment, ou Retorno sobre o Investimento) da suas decisões, de forma isolada e analisando o todo.

Projeção de fluxo de caixa

A projeção de fluxo de caixa é feita com base no resultado de desempenho do ano anterior multiplicado pela inflação do ano vigente. Ela é uma previsão das entradas e saídas, podendo ser atualizada no decorrer do ano. Projetar o fluxo de caixa é interessante, principalmente para negócios com receita previsível, pois ela traz uma segurança para as tomadas de decisões ao ter ciência de quanto, com certeza, se terá no caixa em um determinado período.

Planejamento estratégico

Bem, todas essas ações que citamos acima devem fazer parte do seu planejamento estratégico. É impossível pensar no desempenho do seu negócio sem mensurar a análise de resultado e organizar-se para o próximo ano. O ideal é que seja desenvolvido um planejamento corporativo, ou seja, um planejamento macro, e que ele seja desmembrado em outros conforme os departamentos.

O planejamento estratégico é o momento em que o seu negócio define quais serão as metas e estrutura um plano de ação para poder alcançá-las. Nesse processo, são feitas análises de riscos e é mensurada a previsão de retorno sobre os investimentos, ou seja, o quanto a sua empresa deve crescer ao aplicar essas ações.

Você percebeu que criar uma cultura de análise de resultados na sua empresa é fundamental para fazer o seu negócio se desenvolver e evoluir cada vez mais, não é verdade? Para fazer isso, defina os principais indicadores que serão analisados. A liquidez, o endividamento, a rentabilidade e o prazo de recebimentos e de pagamentos são alguns exemplos que podem ser utilizados por qualquer tipo de negócio.

Outra maneira de fazer uma análise de resultados é por meio de uma matriz SWOT, que analisa pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças. Lembre-se de sempre fazer o monitoramento dos seus indicadores. Somente o acompanhamento mês a mês permite que você possa corrigir eventuais tomadas de decisões que não foram positivas para o negócio.

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre a importância da análise de resultados para o seu negócio? Se você quer receber mais conteúdos importantes para uma gestão inteligente, precisa assinar a nossa newsletter! Faça a sua inscrição no rodapé da página.

Avalie este post: