4 técnicas de persuasão para convencer o cliente com ética

4 técnicas de persuasão para convencer o cliente com ética
4 técnicas de persuasão para convencer o cliente com ética

Ser persuasivo é uma das principais características que um bom vendedor deve possuir para negociar com o cliente de uma forma mais profissional. Ao adquirir essa técnica, é importante praticá-la com ética para não acabar partindo para a manipulação. Afinal, manipular significa influenciar com mentiras e induzir um indivíduo estrategicamente a fazer o que você quer.  Enquanto isso, as técnicas de persuasão auxiliam no aumento das vendas por meio do convencimento, fazendo com o que o cliente entenda que seu produto ou serviço será a aquisição perfeita para resolver seu problema.

Este artigo apresenta uma lista com 4 dicas de técnicas de persuasão que você deve colocar em prática em sua empresa. Confira!

  1. Crie empatia

    Se coloque no lugar do interlocutor e tente se comunicar da maneira com que você gostaria de ser abordado, oferecendo não única e exclusivamente um produto ou serviço mas descobrindo uma solução que ajudará efetivamente.

    Ter empatia no momento de persuadir o cliente é essencial, pois seu trabalho ficará mais simples. Você demonstrará que sua intenção é de realmente ajudá-lo a resolver seu problema e não apenas vender um produto.

  2. Comunique-se de forma clara e objetivamente

    Ao abordar o cliente, é importante que você saiba se expressar de uma forma clara e objetiva, sem excesso de formalidade para facilitar a compreensão de quem está interessado em seus serviços.

    Evite também o uso de termos que levarão o interlocutor a distração como “é”, “então”, “hum”, entre outros. Além disso, busque oferecer treinamentos para a equipe de vendas e foque na linguagem usada durante a abordagem.

  3. Utilize a linguagem corporal adequada

    Entre as técnicas de persuasão, está a utilização correta da forma que você se comunica com seu corpo. Isso porque, embora muita gente não saiba, a linguagem corporal é de suma importância na hora de persuadir o cliente, pois isso demonstra credibilidade com seu público.

    Evite se movimentar de maneira que demonstre que está tenso na hora do atendimento. O ideal é que você passe uma imagem serena e tranquila, de quem realmente conhece do assunto e sabe qual produto ou serviço vai resolver o problema do cliente.

    Não use movimentos bruscos como chacoalhar os braços ou se mover rapidamente, o que pode comprometer suas técnicas de persuasão e chamar a atenção do cliente durante seu diálogo.

  4. Crie autoridade

    Para criar autoridade sobre o assunto você precisa estudá-lo e não basta apenas saber vender. Ao ser abordado pelo vendedor, o cliente precisa de uma solução para sua dor, e não vai se sentir completamente seguro em adquirir o seu produto se quem estiver vendendo não demonstrar um conhecimento amplo pelo assunto. Isso significa explicar como um determinado aparelho funciona, qual a sua utilidade, como manuseá-lo da forma correta etc.

Utilizar as técnicas de persuasão é muito interessante para a equipe de vendas, já que são consideradas estratégias importantes para conquistar os clientes e demonstra que você realmente quer ajudá-lo. Com isso, o número de vendas tende a aumentar e a reputação da sua empresa será sempre bem-avaliada.

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.

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