Acesse o conteúdo

Como a segmentação de leads otimiza suas estratégias de marketing?

Como a segmentação de leads otimiza suas estratégias de marketing?
Como a segmentação de leads otimiza suas estratégias de marketing?

A transformação digital é uma realidade: são 116 milhões de pessoas conectadas à Internet, somente no Brasil. É o que aponta a pesquisa divulgada pelo IBGE no início de 2018, referente ao ano de 2016. Isso significa que quase 70% da população brasileira tem acesso às mídias online. Desde a mensuração desses dados, passaram-se cerca de quatro anos e muita coisa já mudou.

Essa estatística indica também uma mudança no comportamento cultural e isso tem impacto direto no mercado. A verdade é que, hoje, a maior parte dos consumidores está no ambiente digital. Para melhorar o relacionamento e a experiência do cliente conectado com o seu negócio, a segmentação de leads é essencial. Confira, agora, como usar essa prática para aumentar o alcance da sua marca!

Saiba o que é essa estratégia de segmentação de leads

Uma das maiores vantagens da Internet é a quantidade de informações que são geradas nesse ambiente. Há estudos que afirmam que o volume de dados que circulam na rede, nos últimos 7 anos, é duas vezes maior do que toda a quantidade que a humanidade havia produzido em sua história até então. Surpreendente, não?

Com essa quantidade de dados, as empresas têm tudo para formular produtos e desenvolver planos de ações de acordo com o perfil de consumidor que querem alcançar. Aqui, o maior desafio é saber como tratar as informações do Big Data de maneira certeira. Para tanto, a segmentação de leads chega como uma boa prática analítica para o seu negócio.

Ela atua, exatamente, em cima de dois pilares: organização e cliente. Assim, essa estratégia trabalha a organização dos dados gerados pelo tráfego do seu site com o intuito de engajar mais consumidores, por meio da implantação contínua de melhorias na experiência do cliente no ambiente virtual.

RD Station

Conheça uma das melhores ferramentas para automação de marketing.

Uso da automação

A segmentação de leads é uma ferramenta que auxilia na criação dos perfis das personas em contato com o seu negócio. Assim, quando nós conhecemos o nosso “interlocutor”, fica muito mais fácil atingir os objetivos, sejam eles quais forem. Outro ponto muito positivo que é propiciado devido à essa segmentação é a automação de processos de marketing digital.

Com as informações geradas, você pode categorizar os seus leads, de acordo com suas personas, e desenvolver uma estratégia voltada para cada um. Logo, você otimiza a automação do seu marketing, criando, por exemplo, listas de mailing conforme o tipo de perfil do lead ou a etapa do funil de vendas em que ele está. Há muitas categorias que você pode criar: a definição de quais serão depende do que você quer para o negócio.

Aposte na segmentação de leads

Como todo processo analítico, é necessário ter tempo e foco para interpretar os dados e gerar informações relevantes para o seu negócio. Com a segmentação de leads, você é capaz de consolidar informações preciosas sobre o comportamento do seu público-alvo.

Assim, terá insumo para agregar diversas outras práticas estratégicas do marketing digital. Por isso, aposte na segmentação de leads como a melhor amiga da sua empresa.

O papel do analista

Analisar dados não é nada fácil: requer que o profissional responsável realmente conheça o seu negócio. Caso contrário, os indicadores que ele criará terão muitas chances de não serem aderentes para o seu objetivo. E, muitas vezes, isso só é percebido quando já se gastou muito investimento em banco de dados, marketing digital e recursos humanos.

Então, você começa a colocar em dúvida a eficiência das estratégias de marketing digital, quando, na verdade, a falha está na definição equivocada de indicadores. Coloque a sua equipe de analistas em uma imersão sobre o negócio, mantenha o alinhamento e use plataformas para o gerenciamento estatístico, como o Power BI.

Alie-se, também, ao Lead Tracking

Esse termo em inglês significa, literalmente, rastreamento do lead. Basicamente, essa é uma forma de monitorar como tem sido o relacionamento dele com a sua marca. Esse é um recurso que faz parte do processo de automação do marketing online. Além disso, é primordial para conseguir guiar o lead pelo funil de vendas, pois aponta em que etapa do funil ele está. O Lead Tracking identifica se ele:

  • está acessando artigos no seu blog;
  • já realizou o download de um e-book;
  • está inscrito para receber a newsletter;
  • não está interagindo mais com o seu negócio.

Com essa ferramenta, você consegue diagnosticar o que precisa melhorar na sua estratégia digital, além de poder mensurar quais as boas práticas que têm conquistado a atenção dos seus clientes. Um exemplo disso é observar quais os formatos de artigos no marketing de conteúdo com os quais eles mais interagem. Com isso, você ajusta a sua produção de conteúdo conforme o que gera mais retorno para o seu negócio.

O Lead Scoring na segmentação de leads

Quanto mais se aprofunda no marketing digital, mais é visível a quantidade e a diversidade de recursos e estratégias desenvolvidos para obter sucesso no seu negócio. Para somar às ferramentas que citamos, ainda temos o Lead Scoring (pontuação do lead). Ele está extremamente relacionado ao Lead Tracking, porque é complementar: identifica quais são os que estão mais propensos a comprar o seu produto.

Então, esse recurso funciona como um termômetro para o seu negócio. Ele deve ser usado para direcionar a atuação da sua equipe responsável pelas vendas. Com essa estratégia, você consegue ampliar as suas conversões em vendas. O seu negócio pode adotar um software de automação de marketing para fazer, de forma rápida e simples, a consolidação desse indicador.

Todas essas ações para um marketing estratégico são peças-chave para que a sua marca conquiste presença digital, tornando-se referência e otimizando a receita do seu negócio. É importante sempre estar em contato com o seu cliente, mesmo após a venda, e uma das melhores formas de fazer isso é com o envio de newsletters.

Essa ferramenta de comunicação não morreu! Muitos profissionais acreditavam que a prática seria enterrada, por causa da quantidade de informações que os usuários recebem no e-mail. Lavoisier já dizia: “nada se cria, tudo se transforma”, e isso foi o que houve com as newsletters. Seus modelos mudaram e, hoje, elas são até mais efetivas que no passado. Um dos responsáveis por isso é a segmentação de leads, com seus dados gerados.

Agora que você já sabe como otimizar a sua estratégia, já pensou nas formas para inovar as suas newsletters? Acesse o nosso artigo com o guia do e-mail marketing e desbanque a concorrência!

Destrave todo o potencial do RD Station Marketing Destrave todo o potencial do RD Station Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *