Acesse o conteúdo

6 táticas para gerar mais oportunidades no Instagram

6 táticas para gerar mais oportunidades no Instagram
6 táticas para gerar mais oportunidades no Instagram

Se sua marca está no Instagram apenas porque é essencial marcar presença nessa rede social, dificilmente você vai gerar boas oportunidades nesse espaço. Mas usá-lo com propósito e com foco em compartilhar o que é de interesse da sua audiência é o que irá transformar seguidores em clientes.
A boa notícia é que, em vez daquela dica bem genérica sobre “gerar conteúdo relevante”, vamos compartilhar outras ações que vão acelerar a conversão da sua audiência em fãs do seu negócio.

Por isso, reunimos aqui 6 táticas comprovadas por nós e pelos usuários do Bume para fazer do Instagram um canal segmentado para conversões e vendas.

  1. Entenda o Instagram como uma comunidade

    E não como uma relação unilateral, onde só você compartilha e espera que as interações das pessoas aconteçam.

    Sim, é por este motivo que muitos perfis de negócios e de digitais influencers não prosperam em número de seguidores nem em tráfego para suas landing pages!

    Atualmente, o Instagram é onde as pessoas se aproximam da rotina de seus ídolos e das empresas que gostam. É ali que elas buscam entretenimento, interação com o aquilo que faz sentido e poder conhecer os bastidores e o lado humanizado do que curtem.

    Portanto, o que sua marca faz no Instagram precisa ser para essa comunidade, para que eles gostem, respondam, vejam que sua opinião e engajamento são considerados.

    Pense que seu público não está lá para te seguir, mas seu perfil existe na rede para entretê-los.

  2. Otimize o uso dos links

    Você sabe que o Instagram tem uma limitação para que possamos compartilhar links. isso porque a rede social quer manter os usuários ali na plataforma, consumindo seus recursos e os anúncios.

    Mas quem quer gerar mais oportunidades no Instagram precisa dos links, afinal, eles são o caminho para levar os seguidores ao seu site, ao seu formulário, ao produto em desconto, ao seu curso ou qualquer outra página de conversão.

    Para fazer o máximo com estes espaços para links é preciso:

    • Chegar aos 10.000 seguidores, porque é o número mínimo para colocar links nos Stories de forma gratuita e ilimitada;
    • Estar disposto a patrocinar conteúdos, seja no feed ou nos stories, para conteúdo de conversão e vendas especialmente, aqueles que vão te gerar oportunidades de negócios;
    • Utilizar agregadores de links, para criar uma lista de links importantes. Apenas lembre-se que se você colocar muitos em uma página linkada na bio, as pessoas não clicaram em nenhum. Por isso, escolha somente o essencial, no máximo 3.

    Desse modo, você leva os seus leads, que são seguidores, para uma nova etapa na jornada de compra.

  3. Compartilhe landing pages

    Lembre-se sempre que cada link postado é uma chance de fazer aquele usuário se tornar alguém na sua lista de oportunidades. É por esse motivo que você deve compartilhar links de landing pages também.

    É importante que uma página assim possua:

    • uma oferta clara (curso, conteúdo, inscrição em uma lista vip, uso de um desconto, e o que for interessante para sua persona);
    • títulos e call-to-actions que realmente causem o impulso para a ação;
    • texto em sinergia com a etapa da jornada e necessidade daquele lead.

    Em resumo, o que você precisa é aplicar Inbound Marketing no Instagram.

  4. Utilize a mensagem direta como um canal de marketing

    Se seu negócio faz campanha por e-mail, será simples passar a usar a mensagem direta automática.

    Ainda pouco explorado, o direct automático é uma forma de abordar seus seguidores de forma direta, melhorar o alcance do seu conteúdo e ainda gerar oportunidades. Use um bot para Instagram Direct do SendPulse ou outra ferramenta similar para fazer uso dessa técnica em sua estratégia de marketing.

    As possibilidades para usar esse recurso são muitas! E se tiver interesse de escrever mensagem que convertem, precisa conferir esse post.

  5. Use call-to-actions objetivos nas publicações

    Pode ser nos Stories, em uma foto no feed, na descrição da sua bio ou nos anúncios: deixe claro qual a ação que quer incentivar seu seguidor a fazer.

    Essa chamada para ação precisa ter a ver com o que irá entregar para quem te segue. Ela também deve ser interessante!

    Para exemplificar, imagine que você tenha feito um treinamento gratuito em vídeo. Dizer “Confira o vídeo” ou “Conheça nosso novo material exclusivo” podem até parecer chamadas diretas mas dizem muito pouco sobre o que seu espectador vai encontrar.

    Algo como “Assista nosso treinamento grátis e tire suas dúvidas” ou “Se inscreva para fazer parte da turma do treinamento grátis” informam muito mais.

    Então, use os call-to-actions de forma objetiva e instigando o desejo de agir em seus seguidores.

  6. Conecte seu conteúdo no Instagram a sua estratégia de marketing

    O que você posta no Instagram deve ser diferente do que coloca no blog e em outras redes sociais porque estamos falando de uma rede baseada nas imagens, na agilidade e na interação. Ainda assim, é preciso alinhar o tema central, um conteúdo que traz informação sobre seu nicho.

    Portanto, cabe pensar como seus posts no Instagram estão reforçando os valores da sua marca. Para isso, a dica é alinhar bem a comunicação entre seus canais de marketing.

    E como pode notar, estas são táticas excelentes mas que fazem parte de uma construção. E quanto mais você ativar essas ações e entender o que seu público aprecia, estará seguro para refinar a estratégia e transformar seu Instagram em uma máquina de gerar oportunidades!

Não tem retorno mais rápido do que Publicidade Online. Então não perca tempo!

Vamos conversar →
Modelo CTA

No seu caso, seu Instagram é gera oportunidade ou esforço sem resultado? Conta pra gente suas dúvidas!

Este post foi escrito por: Ludmila Alves – Jornalista especialista em Instagram, conteúdo e SEO. Integra a equipe de marketing do Bume, plataforma para crescimento e gestão de perfis no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *