6 táticas para gerar mais oportunidades no Instagram

6 táticas para gerar mais oportunidades no Instagram
6 táticas para gerar mais oportunidades no Instagram

Se sua marca está no Instagram apenas porque é essencial marcar presença nessa rede social, dificilmente você vai gerar boas oportunidades nesse espaço. Mas usá-lo com propósito e com foco em compartilhar o que é de interesse da sua audiência é o que irá transformar seguidores em clientes.
A boa notícia é que, em vez daquela dica bem genérica sobre “gerar conteúdo relevante”, vamos compartilhar outras ações que vão acelerar a conversão da sua audiência em fãs do seu negócio.

Por isso, reunimos aqui 6 táticas comprovadas por nós e pelos usuários do Bume para fazer do Instagram um canal segmentado para conversões e vendas.

  1. Entenda o Instagram como uma comunidade

    E não como uma relação unilateral, onde só você compartilha e espera que as interações das pessoas aconteçam.

    Sim, é por este motivo que muitos perfis de negócios e de digitais influencers não prosperam em número de seguidores nem em tráfego para suas landing pages!

    Atualmente, o Instagram é onde as pessoas se aproximam da rotina de seus ídolos e das empresas que gostam. É ali que elas buscam entretenimento, interação com o aquilo que faz sentido e poder conhecer os bastidores e o lado humanizado do que curtem.

    Portanto, o que sua marca faz no Instagram precisa ser para essa comunidade, para que eles gostem, respondam, vejam que sua opinião e engajamento são considerados.

    Pense que seu público não está lá para te seguir, mas seu perfil existe na rede para entretê-los.

  2. Otimize o uso dos links

    Você sabe que o Instagram tem uma limitação para que possamos compartilhar links. isso porque a rede social quer manter os usuários ali na plataforma, consumindo seus recursos e os anúncios.

    Mas quem quer gerar mais oportunidades no Instagram precisa dos links, afinal, eles são o caminho para levar os seguidores ao seu site, ao seu formulário, ao produto em desconto, ao seu curso ou qualquer outra página de conversão.

    Para fazer o máximo com estes espaços para links é preciso:

    • Chegar aos 10.000 seguidores, porque é o número mínimo para colocar links nos Stories de forma gratuita e ilimitada;
    • Estar disposto a patrocinar conteúdos, seja no feed ou nos stories, para conteúdo de conversão e vendas especialmente, aqueles que vão te gerar oportunidades de negócios;
    • Utilizar agregadores de links, para criar uma lista de links importantes. Apenas lembre-se que se você colocar muitos em uma página linkada na bio, as pessoas não clicaram em nenhum. Por isso, escolha somente o essencial, no máximo 3.

    Desse modo, você leva os seus leads, que são seguidores, para uma nova etapa na jornada de compra.

  3. Compartilhe landing pages

    Lembre-se sempre que cada link postado é uma chance de fazer aquele usuário se tornar alguém na sua lista de oportunidades. É por esse motivo que você deve compartilhar links de landing pages também.

    É importante que uma página assim possua:

    • uma oferta clara (curso, conteúdo, inscrição em uma lista vip, uso de um desconto, e o que for interessante para sua persona);
    • títulos e call-to-actions que realmente causem o impulso para a ação;
    • texto em sinergia com a etapa da jornada e necessidade daquele lead.

    Em resumo, o que você precisa é aplicar Inbound Marketing no Instagram.

  4. Não tem retorno mais rápido do que
    Publicidade Online. Então não perca tempo!

    Vamos conversar →
  5. Utilize a mensagem direta como um canal de marketing

    Se seu negócio faz campanha por e-mail, será simples passar a usar a mensagem direta automática.

    Ainda pouco explorado, o direct automático é uma forma de abordar seus seguidores de forma direta, melhorar o alcance do seu conteúdo e ainda gerar oportunidades.

    As possibilidades para usar esse recurso são muitas! E se tiver interesse de escrever mensagem que convertem, precisa conferir esse post.

  6. Use call-to-actions objetivos nas publicações

    Pode ser nos Stories, em uma foto no feed, na descrição da sua bio ou nos anúncios: deixe claro qual a ação que quer incentivar seu seguidor a fazer.

    Essa chamada para ação precisa ter a ver com o que irá entregar para quem te segue. Ela também deve ser interessante!

    Para exemplificar, imagine que você tenha feito um treinamento gratuito em vídeo. Dizer “Confira o vídeo” ou “Conheça nosso novo material exclusivo” podem até parecer chamadas diretas mas dizem muito pouco sobre o que seu espectador vai encontrar.

    Algo como “Assista nosso treinamento grátis e tire suas dúvidas” ou “Se inscreva para fazer parte da turma do treinamento grátis” informam muito mais.

    Então, use os call-to-actions de forma objetiva e instigando o desejo de agir em seus seguidores.

  7. Conecte seu conteúdo no Instagram a sua estratégia de marketing

    O que você posta no Instagram deve ser diferente do que coloca no blog e em outras redes sociais porque estamos falando de uma rede baseada nas imagens, na agilidade e na interação. Ainda assim, é preciso alinhar o tema central, um conteúdo que traz informação sobre seu nicho.

    Portanto, cabe pensar como seus posts no Instagram estão reforçando os valores da sua marca. Para isso, a dica é alinhar bem a comunicação entre seus canais de marketing.

    E como pode notar, estas são táticas excelentes mas que fazem parte de uma construção. E quanto mais você ativar essas ações e entender o que seu público aprecia, estará seguro para refinar a estratégia e transformar seu Instagram em uma máquina de gerar oportunidades!

No seu caso, seu Instagram é gera oportunidade ou esforço sem resultado? Conta pra gente suas dúvidas!

Este post foi escrito por: Ludmila Alves – Jornalista especialista em Instagram, conteúdo e SEO. Integra a equipe de marketing do Bume, plataforma para crescimento e gestão de perfis no Instagram.

 

Receba novidades