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Como é a pesquisa de palavras-chave para o Google Ads

Como é a pesquisa de palavras-chave para o Google Ads
Como é a pesquisa de palavras-chave para o Google Ads

Muitas empresas têm investido em anúncios no Google Ads hoje em dia, no entanto, grande parte delas não tem obtido os resultados que espera. Mas sabe qual pode ser o erro? Não fazer uma pesquisa de palavras-chave de forma correta. Exatamente! Pode parecer um erro bobo, mas entenda que as palavras-chave podem ser as principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso das suas estratégias digitais.

Ninguém discute que a publicidade online é uma das formas mais eficazes para alcançar novos clientes e expandir o seu negócio, concorda? Porém, entrar nesse mundo sem saber o que está fazendo pode ser um grande tiro no pé.

Anunciar no Google Ads é uma grande oportunidade para maximizar os resultados das suas campanhas, mas antes entenda como as palavras-chave são extremamente relevantes para que essa ferramenta funcione na prática.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então não deixe de ler este post até o fim, pois neste caso, literalmente, as palavras certas trazem resultados certos.

Acompanhe!

O que é e como funciona o Google Ads?

De forma simplificada, o Google Ads é uma ferramenta que oferece alguns programas de anúncios pagos para que sua empresa possa alcançar determinado público interessado em adquirir seus produtos ou serviços.

Quando alguém digita determinada palavra-chave no Google, por exemplo, vários resultados são apresentados a ele, no entanto, aqueles links que são patrocinados são destacados na página pelos motores de busca, sempre com a legenda “Anúncio” no Search Engine Results Page (SERP).

As duas principais formas de links patrocinados oferecidos pelo Google Ads são:

  • Custo por Clique (CPC) — o anunciante só paga se o usuário clicar no anúncio;
  • Custo por Mil Impressões (CPM) — o anunciante paga quando o anúncio obtém mil visualizações, independentemente se houve ou não clique.

Geralmente, quando se tem um público já segmentado e a meta é ir direto para a venda de um produto ou serviço, o ideal é investir em CPC, principalmente devido ao custo das palavras-chave, que pode sair mais caro quando não se tem uma estratégia para um público em questão.

No entanto, quando a estratégia é promover a marca, garantir um maior volume de visualizações de uma oferta ou promoção, por exemplo, o CPM pode ser o mais adequado para se investir. Mas, há de se fazer uma análise se esse custo vale a pena em relação ao CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

Por que a pesquisa de palavras-chave é importante para o Google Ads?

Como sabemos, no ambiente online há uma guerra ferrenha pelo seu clique. É como se acontecesse um “leilão virtual” toda vez que você digita uma palavra-chave no mecanismo de pesquisa. Logo, se sua empresa quer ganhar essa batalha, precisa descobrir quais são as melhores palavras-chave para conduzir o usuário até sua landing page.

Pense na seguinte questão: seu público-alvo está precisando exatamente daquilo que sua empresa oferece, mas para que ele a encontre é necessário um ponto que conecte os dois. E qual é esse ponto? A resposta é óbvia: a palavra-chave que ele pesquisa no Google, claro!

Porém, para ganhar da concorrência é necessário ter palavras-chave mais relevantes do que as dela para que o usuário se sinta mais propenso a clicar no seu anúncio. Coloque-se no lugar da sua persona: tente imaginar como ela faria uma pesquisa relacionada a seu produto ou serviço. Quais termos ela usaria para encontrar o que quer?

À medida que for pesquisando e testando as palavras-chave, começará a enxergar novos termos que seu público está usando e que você mal fazia ideia. Nesse processo de pesquisa de palavra-chave, você descobrirá aquelas mais eficientes para sua estratégia de marketing, assim como as consideradas negativas.

Descobrir quais são as palavras-chave negativas também faz parte dessa pesquisa, assim, evitará atrelá-las ao seu anúncio, pois saberá que seu público-alvo não vai buscar e muitos menos clicar em determinados termos.

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Quais são os tipos de palavras-chave?

O Marketing Digital costuma utilizar dois tipos de pesquisa de palavras-chave para otimizar suas estratégias. Vamos conhecê-las?

  1. Long Tail ou Cauda Longa

    Esse tipo de keyword está relacionado a frases curtas, acima de 3 letras. Por exemplo: “Estratégias de Inbound Marketing”.

    As palavras-chave Long Tail têm um custo menor para quem investe em links patrocinados no Google Ads. Isso porque:

    • são mais específicas;
    • têm menos concorrência;
    • apresentam maior taxa de conversão;
    • têm baixo volume de busca;
    • são mais fáceis de serem ranqueadas;
    • alcançam mais leads que estão no final do funil de vendas.

    Quando se tem um público já segmentado, as Long Tail Keywords são mais estratégicas, pois quem pesquisa de forma mais específica já sabe o que quer e não fica pulando de site em site sem um objetivo claro sobre sua necessidade.

  2. Short Tail ou cauda curta

    Palavras-chave Short Tail ou cauda curta contêm cerca de uma ou duas palavras, por isso são mais genéricas e básicas, porém abrangentes. Por exemplo: “Inbound Marketing”.

    As keywords Short Tail têm um custo maior por clique ou impressão, justamente por serem mais concorridas do que as Long Tail. Geralmente, as palavras de cauda curta apresentam as seguintes características:

    • têm menor taxa de conversão;
    • são mais genéricas e curtas;
    • têm maior volume de busca;
    • são mais comuns no topo do funil de vendas.

Como fazer pesquisa de palavras-chave?

Até aqui, explicamos o que são palavras-chave, como funcionam e o motivo pelo qual elas são importantes para que o seu anúncio no Google Ads atinja o objetivo. Agora, vamos conhecer uma das ferramentas mais importantes de pesquisa de palavras-chave do Google Ads que você pode utilizar:

  • Google Keyword Planner

    O Keyword Planner é uma das ferramentas do Google Ads que possibilita a pesquisa das palavras-chave mais relevantes para o seu tipo negócio. Essa ferramenta disponibilizará para você informações de determinadas keywords para que você faça uma análise mais apurada dessas palavras. Veja!

    • Concorrência

      Esse item mostrará a quantidade de anúncios que estão exibindo determinadas palavras-chave em comparação a todas as keywords apresentadas no Google. Nesse caso, como já foi citado aqui, se a concorrência pela palavra for alta, o custo por clique também será. Por isso deve ser analisado se é uma boa ideia investir em palavras-chave que não vão garantir um bom posicionamento.

    • Média de pesquisas

      Esse recurso mostra qual é a relevância da palavra-chave, ou seja, se ela tem um bom volume de pesquisa ou não. Com essa informação, serão identificadas as palavras mais expressivas para divulgação do seu conteúdo.

    • Lances sugeridos

      Os dados sobre lances sugeridos devem ser bem considerados, afinal, estarão diretamente ligados ao seu orçamento. Tal informação mostra uma estimativa de quanto os anunciantes estão pagando por CPC, dessa forma, poderá alinhar suas estratégias e lances baseando-se na concorrência.

Por que esses 3 dados são tão importantes? Porque dessa forma, será possível analisar a popularidade de determinadas keywords, quantos anunciantes estão utilizando tais termos, o custo por clique de cada um e sua relevância para que seu conteúdo consiga atrair o público que almeja. Além disso, essa ferramenta é essencial para que você possa monitorar, mensurar e acompanhar o desempenho de suas keywords ao longo do tempo.

Enfim, a pesquisa de palavras-chave trará muitos insights importantes que permitirão uma melhor otimização dos seus anúncios para atrair mais tráfego, aumentar o número de cliques e conversões. É uma estratégia que vale a pena investir.

Gostou do nosso post sobre pesquisa de palavras-chave? Se quiser saber mais sobre como as ferramentas citadas aqui podem ser úteis ao seu negócio, é só entrar em contato com nossa empresa.

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