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Marketing nas redes sociais: como pode ajudar o seu negócio crescer?

Marketing nas redes sociais: como pode ajudar o seu negócio crescer?

Marketing nas redes sociais: como pode ajudar o seu negócio crescer?

Para quem quer ver o seu negócio crescer e superar os desafios que surgem cada vez mais rapidamente, é preciso saber promover a sua empresa. Contudo, isso não significa apenas se comunicar, mas também utilizar os canais certos para isso. Afinal, de que adianta investir em campanhas e estratégias que não impactam a sua audiência? É por isso que você deve investir em marketing nas redes sociais.

De acordo com uma pesquisa da Search Engine Watch, mais de 50% dos usuários na internet usam as redes sociais para encontrarem produtos e serviços que desejam comprar. Sendo assim, como ignorar esse número e simplesmente abandonar a presença digital da sua marca? Ainda mais importante, como não ter uma presença significativa nas plataformas mais utilizadas pela sua audiência?

O Social Media Trends, por exemplo, mostra que 96% dos usuários que estão na internet têm alguma conta em uma rede social. O mesmo estudo indica que a proporção de companhias presentes nos canais é parecida. O que você está esperando, então, para começar a fazer marketing nas redes sociais? Continue a leitura deste artigo e descubra como elas podem ajudar o seu negócio a crescer!

Qual é a importância do marketing no ambiente digital?

Ignorar o ambiente digital pode ser um erro grave para a sua empresa. Afinal, os consumidores passam cada vez mais tempo conectados aos seus smartphones, tablets e outros dispositivos. Como não se fazer presente nas plataformas que eles mais utilizam? E se engana quem pensa que esses canais não podem ser explorados como vitrine para promover os seus produtos e serviços.

Segundo informações do próprio Instagram, 90% das contas dentro da plataforma seguem, no mínimo, uma página corporativa. Ou seja, não fazer marketing no ambiente digital pode significar a perda de várias oportunidades de negócio. Enquanto isso, os seus concorrentes estão investindo no relacionamento com a sua audiência e, aos poucos, tirando os clientes da sua base.

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O que fazer para investir no marketing nas redes sociais?

Mas, na prática, o que deve ser feito para investir no marketing nas redes sociais e conseguir resultados significativos? Confira algumas das nossas sugestões!

Tenha um objetivo definido

A primeira etapa consiste na definição de um objetivo. Afinal, a sua comunicação e postura nas redes sociais vai mudar de acordo com as metas que deseja alcançar. As campanhas dentro desses canais voltadas para as vendas são diferentes, por exemplo, de quem busca apenas aumentar a percepção de marca. As redes sociais também podem ser utilizadas como um canal de atendimento e contato.

Entenda quem é o seu público

Para complementar a análise do tópico anterior, é importante entender quem é o seu público e como você pode impactá-lo da melhor forma. Ao perceber que eles sentem falta de um canal prático para contato, pode ser a sua deixa para investir em um serviço eficiente de atendimento no WhatsApp. A partir dessas demandas, você pode fazer os direcionamentos necessários.

Conheça os detalhes de cada plataforma

As redes sociais são muitas e cada uma delas exige um planejamento específico. Assim, ao entender quais são as plataformas mais utilizadas pelo seu público, você deve se aprofundar e conhecer os detalhes sobre cada uma delas. Essa é a melhor maneira de explorar os recursos específicos e potencializar os resultados que podem ser obtidos.

Faça um planejamento

Como em qualquer estratégia de marketing digital, o planejamento é fundamental. Sendo assim, defina quais são os canais a serem utilizados, trace as metas que devem ser alcançadas, as métricas que precisam ser acompanhadas e monte uma estratégia de publicação (de preferência com um calendário editorial). A regularidade das publicações também tem um impacto significativo no sucesso das suas ações nas redes sociais.

Crie conteúdos relevantes

Não basta apenas estar presente nesses canais, é preciso ser relevante para a sua audiência. Afinal, os usuários são impactados diariamente por inúmeras mensagens e informações, a sua marca deve se destacar. Estratégias como o marketing de conteúdo podem contribuir para a produção de publicações mais relevantes que aumentem as chances de engajamento com os seus seguidores.

Monitore o desempenho

Uma estratégia eficiente nas redes sociais exige empenho constante da sua equipe. Os resultados podem ser positivos em um momento e, pouco tempo depois, já não funcionarem tão bem. O monitoramento, portanto, deve acontecer regularmente, garantindo que o seu time consiga identificar eventuais erros e possa corrigi-los o mais rápido possível.

Qual é a importância de contar com o suporte especializado?

Por mais que pareça um trabalho simples, fazer a gestão das suas redes sociais não é tão fácil. Sendo assim, uma alternativa é procurar por suporte de quem entende sobre o assunto. Com a ajuda especializada, as chances de conseguir criar campanhas e estratégias, de fato, eficientes, aumentam consideravelmente e o seu negócio tira o máximo desses canais.

Quer um exemplo? Não basta criar um conteúdo interessante e publicá-lo na sua página. É preciso entender, por exemplo, o melhor dia e horário para fazer com que mais usuários sejam impactados. Em uma rotina corrida, a sua equipe vai conseguir lembrar de publicar o conteúdo certo na hora ideal? O suporte de quem entende do assunto pode indicar ferramentas que otimizem esse trabalho.

Seja para uma orientação inicial, seja para um trabalho mais detalhado e profundo. Você pode encontrar uma solução exatamente para as demandas da sua empresa e, assim, potencializar os resultados obtidos nas redes sociais. A expertise de agências especializadas vão orientar os esforços da sua equipe para o uso mais eficiente e preciso dos recursos disponíveis para o marketing.

Investir no marketing nas redes sociais é, portanto, um trabalho essencial para quem busca se manter relevante em um cenário de tanta competitividade. Esses são os canais mais adequados para fazer com que a sua marca se aproxime do seu público de maneira natural. Além de fortalecer o relacionamento, pode se tornar uma vitrine eficiente para promover os seus produtos e serviços.

No entanto, o ambiente online é ainda mais amplo e apenas o marketing nas redes sociais não vai ser o suficiente para uma presença, de fato, significativa. O que acha, então, de se aprofundar em outra estratégia relevante para a sua marca? Descubra o que é Marketing multicanal, os seus benefícios e como criar a estratégia!

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