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Planejamento estratégico: como aplicar no marketing digital

Planejamento estratégico: como aplicar no marketing digital
Planejamento estratégico: como aplicar no marketing digital

Sabe como criar um planejamento estratégico de marketing digital? Por onde começar e quais são as etapas que devem ser pensadas antes de dar início ao investimento? Essa é uma questão que permeia o pensamento da maioria dos gestores.

Você pode até conhecer alguém que investiu em marketing digital e obteve resultado, mesmo não tendo um planejamento. No entanto, o retorno poderia ter sido muito melhor se os passos tivessem sido traçados inicialmente. Além disso, muitas das empresas com essa atitude desistem de investir em marketing digital nos primeiros seis meses, pois não percebem que o erro está dentro da própria organização.

O planejamento estratégico é essencial em qualquer tipo de negócio, e, com o marketing digital, não poderia ser diferente. É importante entender que esse processo precisa estar alinhado com a visão, a missão e os valores da organização. Por isso, confira as nossas dicas e descubra, hoje mesmo, como realizar uma estratégia de sucesso!

Envolva a sua equipe no planejamento estratégico

Essa é uma das dicas mais importantes para o sucesso de qualquer tipo de estratégia implantada em um negócio. Por isso, alertamos aos gestores que nunca retenham essa atividade de planejamento apenas para si. No caso das pequenas e médias empresas, o mais indicado é que, antes de iniciar essa etapa, toda a equipe necessária seja envolvida no trabalho.

É essencial deixar claro o caminho que a empresa está decidida a seguir, ouvindo dúvidas e sugestões. E, embora pareça apenas um detalhe, essa atitude é primordial para ver o planejamento tomar o rumo certo. Isso porque, quando as equipes desconhecem as mudanças que estão ocorrendo nos locais onde trabalham, muitas falhas tendem a acontecer.

Um bom exemplo disso é a ausência de resposta ao consumidor nas redes sociais. Esse é um tipo de erro que, quase sempre, resulta na perda de um potencial cliente. Hoje, é visível o crescente relacionamento online com os públicos, sendo que diversas empresas têm ao menos um colaborador que fica conectado diariamente para criar vínculos com os usuários, seja respondendo dúvidas, seja resolvendo problemas.

Nesses casos, investir em treinamento técnico é indispensável. Alguns gestores tendem a entregar a estratégia de marketing digital ao “cara que entende de internet”, mas essa não é a melhor decisão. É claro que o colaborador deve conhecer no mínimo algumas ferramentas e redes sociais, mas apenas isso não é o suficiente.

Para essa função, considere nomear um responsável pelo desenvolvimento, acompanhamento e monitoramento das ações que foram planejadas no projeto. Mas se lembre de manter a sua equipe toda envolvida em cada etapa da estratégia. Com certeza, bons frutos serão colhidos dessa decisão.

Ao longo deste artigo, você pode considerar o planejamento estratégico como algo demorado, cansativo e até mesmo tedioso. Mas não caia nessa armadilha, pois ele é essencial para que o marketing digital funcione corretamente e dê bons resultados!

Trace os seus objetivos

Quando não se sabe que caminho seguir, qualquer um serve. Por isso, enfatizamos a necessidade de traçar os trajetos certos ainda na fase de planejamento para, só depois disso, colocar em ação o investimento em marketing digital. Afinal, a maioria dos gestores ainda não sabe para onde ir.

E foi pensando nessa dificuldade que criamos este post para ajudar você na execução do seu planejamento estratégico de marketing digital. Desde já, gostaríamos de esclarecer que essa não é uma receita de bolo. Por isso, é imprescindível analisar criticamente cada uma de suas ações e decisões estabelecidas, identificando o que pode (ou não) dar certo, de acordo com a realidade do seu negócio.

O maior objetivo de todo gestor é alavancar o faturamento da empresa. Mas, para tanto, as metas devem estar bem definidas e alinhadas dentro da organização. Sendo assim, para começar qualquer planejamento estratégico, é preciso definir os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Veja só algumas sugestões do que você pode almejar: ampliar o tráfego no site, aumentar o número de clientes, melhorar o relacionamento com seus públicos, fidelizar os consumidores, elevar as vendas, entre outros. A satisfação do cliente, por exemplo, deve ser um objetivo contínuo.

Independentemente de quais sejam as metas de suas ações, elas devem ser sempre claras e atingíveis. Afinal, não adianta criar campanhas de marketing digital esperando resultados impossíveis para o tipo de investimento realizado.

Por isso, a definição dos objetivos na etapa de planejamento é tão importante. Dessa forma, é possível alinhar o orçamento às suas expectativas e criar campanhas eficientes e coerentes com a realidade e as necessidades da sua empresa.

O mais importante é colocar os objetivos definidos no papel, para que todos os colaboradores se mantenham focados em cumpri-los. O ser humano, muitas vezes, é resistente a mudanças, por isso, não se esqueça de motivar sua equipe e deixe claro o quanto essas ações podem trazer benefícios coletivos.

Determine os principais KPIs no planejamento estratégico

Sigla para Key Performance Indicators, os famosos KPIs são os indicadores-chave do desempenho da sua estratégia. Ou seja, essas ferramentas são as métricas que você deverá escolher para avaliar o sucesso ou o fracasso das suas ações na web.

Embora existam dezenas de métricas, é preciso determinar quais são as mais relevantes para o seu negócio, considerando os objetivos e as metas traçados para a estratégia de marketing, na etapa do planejamento. Por exemplo, de nada adianta mensurar o número de seguidores da sua página nas redes sociais se o propósito é aumentar o número de conversão de vendas.

As chamadas métricas de vaidade, como o caso citado acima, só servem para distorcer os resultados das suas campanhas e, assim, podem se transformar em verdadeiras vilãs. Logo, fique atento e foque nas informações que forem realmente relevantes para a sua estratégia.

Ao determinar os principais KPIs a serem acompanhados, de acordo com as metas do seu planejamento estratégico, é possível fazer análises de desempenho em tempo real, realizando ajustes sempre que necessário, mesmo durante a execução. É ou não é uma boa vantagem competitiva do marketing digital?

Utilize a análise SWOT

Segundo os teóricos do assunto, SWOT é uma sigla essencial para qualquer estratégia de marketing. Em uma tradução livre, ela significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

A análise SWOT é uma das principais ferramentas utilizadas pelas grandes companhias ao redor do mundo, quando se trata de planejamento estratégico. Sua finalidade é avaliar todos os ambientes internos e externos da organização, formulando estratégias de negócios com o objetivo de otimizar o desempenho no mercado.

  • Forças e fraquezas

    O exercício de determinar as forças e fraquezas inicia-se quando a organização avalia o ambiente interno e realiza uma análise detalhada sobre ele. As forças são todas as vantagens que a empresa tem em relação à sua concorrência.

    Por exemplo, se, em meio a um complexo de prédios empresariais, existe apenas uma lanchonete, o ponto forte dessa empresa é a sua localização. Existem muitos elementos de força que podem ser destacados, mas é preciso focar em alguns que, de fato, fazem a diferença.

    Já as fraquezas são as principais desvantagens que a empresa tem perante seus concorrentes. No caso da lanchonete, poderia ser uma equipe pouco qualificada. As fraquezas são controláveis, quando identificadas. Mas, para pontuá-las de maneira rápida e eficiente, é importante haver sinceridade tanto da equipe quanto da diretoria.

  • Oportunidades e ameaças

    As oportunidades e ameaças tratam de analisar o ambiente externo. As primeiras são as forças de fora que influenciam positivamente um negócio. No nosso exemplo, a organização não tem controle e, portanto, não consegue conquistar influência.

    Porém, na maioria das vezes, é possível conhecer esses fatores, para que haja uma preparação e eles sejam aproveitados — como mudanças na política econômica do governo, acesso a uma nova tecnologia, redução temporária de impostos etc. Para aproveitar as oportunidades, a organização precisa manter-se atualizada.

    Por outro lado, as ameaças são as forças externas que põem em risco o negócio. Elas também estão além do controle da organização e precisam ser tratadas com bastante prudência, pois podem prejudicar o planejamento estratégico da empresa. São exemplos disso: a entrada de um concorrente no mercado, uma nova política tributária, a escassez de mão de obra etc.

    Uma análise SWOT bem estruturada auxilia em diversos aspectos da tomada de decisão, inclusive no planejamento estratégico de marketing digital. Por isso, não deixe de apostar nessa ferramenta como uma das métricas principais da sua estratégia online.

Conheça os concorrentes

Percebemos que uma falha grave da maioria das empresas é não conhecer ou até mesmo ignorar os seus concorrentes. Diferentemente do que se acredita, é muito importante analisar o conteúdo disponibilizado aos consumidores, as qualidades e até mesmo os defeitos da concorrência, para fazer uma comparação entre os produtos ofertados.

É preciso ter sempre em mente que os seus concorrentes vendem, falam e se relacionam com os seus potenciais clientes. E somente conhecendo e avaliando cada um dos seus processos e comportamentos, você saberá as melhores formas de se destacar, inspirando-se em boas práticas e evitando ações que não apresentam bons resultados.

Aprender com quem disputa o mercado pode ser uma ótima oportunidade de crescimento. Afinal, quando se conhece a concorrência, pode-se agregar um diferencial na oferta de produtos ou serviços, atraindo um número ainda maior de potenciais clientes.

Então, pare de ignorar os seus concorrentes de uma vez por todas e comece a estudá-los hoje mesmo! Lembre-se de que essa atitude pode ser fundamental para identificar novas formas de abordar o público-alvo e gerar um diferencial competitivo no mercado.

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Defina bem o público-alvo

Não tem outro caminho: independentemente de ações, conteúdos e ferramentas utilizadas, uma estratégia de marketing digital só terá bons resultados quando o público para quem se deseja vender estiver bem definido. Por isso, ao desenvolver o seu planejamento, é fundamental responder algumas perguntas específicas sobre os seus potenciais clientes.

Quem são as pessoas que buscam o seu produto? Quais são os anseios delas? Que necessidades esses clientes têm? Quais são os principais hábitos desse grupo? Como o seu produto pode satisfazer a clientela? Onde os consumidores estão?

Essas são apenas algumas das perguntas essenciais para definir o seu público e a melhor estratégia para alcançá-lo. Tal definição inicial servirá de base para estabelecer um perfil aprofundado, que vai conduzir todas as ações de marketing futuras.

Uma boa dica é realizar uma pesquisa com os seus clientes atuais e, a partir das informações coletadas, criar uma persona ideal do negócio. Muito mais que dados demográficos, essa personagem semifictícia precisa ter nome, idade, gostos, interesses e desejos delineados estrategicamente. Só assim é possível desenvolver a fórmula certa para atingir as pessoas desejadas. Ou seja, um plano de marketing realmente eficiente.

Defina as estratégias e o orçamento

Depois de delimitar a persona, chega a hora de colocar o seu plano em prática, estabelecendo um orçamento adequado e as principais estratégias a serem executadas, seguindo o seu planejamento.

Nessa etapa, verifique em quais canais o seu público está presente, que palavras-chave os usuários procuram, as redes sociais que os clientes mais utilizam, entre outras coisas. A partir dessas informações, será possível definir a estrutura do conteúdo do seu blog, a estratégia de anúncios e os espaços em que suas publicações serão veiculadas.

Determinadas essas questões, um orçamento deverá ser estipulado. Se você tiver uma agência de marketing digital como parceira, o planejamento e a definição do valor que deve ser investido serão mais bem mensurados. Afinal, para tomar essa decisão, é necessário conhecer o custo médio das palavras-chave e o investimento para anunciar nas redes sociais.

Planeje o cronograma

Depois de traçar os objetivos, utilizar a análise SWOT, conhecer o concorrente e definir o público, as estratégias e o orçamento, você terá de planejar quando será executada cada ação. E isso será feito por meio de um cronograma detalhado de ações.

Mapeie tudo o que será feito, quando será realizado, quem será o responsável e quando acontecerão a verificação e a correção para o aperfeiçoamento da estratégia de marketing digital. Um cronograma bem-feito é extremamente importante para o sucesso das suas estratégias.

Além disso, é preciso ter alinhado quando serão realizadas as campanhas (sejam institucionais, sejam promocionais), datas importantes para o seu negócio, e qual conteúdo será utilizado nas redes sociais. Também deverá ser estipulada a periodicidade da análise dos seus resultados, que pode ser bimestral, trimestral ou semestral.

Todas essas informações devem constar no cronograma, para que nenhuma atividade deixe de ser realizada e o investimento seja aplicado corretamente. Como os resultados podem ser mensurados com precisão, talvez sejam necessárias melhorias ao longo da execução, e é possível que as mudanças de algumas ações sejam fundamentais. Por isso, o cronograma precisa ser flexível.

Identifique e evite os erros do planejamento estratégico de marketing

Ao desenvolver uma estratégia de marketing digital, é muito comum que alguns erros apareçam ao longo do caminho, mesmo entre os profissionais. Entretanto, é preciso estar atento para evitar que eles sejam recorrentes, prejudicando o seu planejamento e as ações criadas.

A falta de consideração a respeito dos canais a serem utilizados é uma das principais falhas dos gestores. Durante o planejamento estratégico, muitos apostam em apenas um caminho para as suas ações. Ou seja, focam a campanha inteira em um único canal, como, por exemplo, o Facebook.

Com esse tipo de atitude, as empresas ficam mais vulneráveis a crises e imprevistos, o que pode gerar prejuízos futuros, em razão do fracasso de uma determinada campanha. Para evitar que isso aconteça, é preciso diversificar a exposição, de acordo com o seu público-alvo, garantindo a criação de um conteúdo adequado para cada plataforma.

E por falar em conteúdo, ele é um dos itens mais importantes para o sucesso ou fracasso de uma estratégia digital. Afinal, não adianta desenvolver um planejamento perfeito se você não contar com um material que seja de qualidade e realmente relevante para as necessidades dos usuários. Além disso, a distribuição inadequada dos textos em diferentes canais também pode gerar resultados negativos.

Embora muitos profissionais não façam essa identificação, a maioria dos problemas que surgem durante o planejamento e a execução de uma estratégia de marketing digital têm o mesmo ponto de partida: o desconhecimento do público-alvo. Isso porque, para criar uma campanha que seja realmente eficiente, é preciso entender a fundo as pessoas com quem se deseja falar.

Por isso, como já comentamos, antes de emplacar qualquer ação, defina o perfil de consumidores a serem atingidos com clareza e objetividade, traçando um perfil detalhado sobre eles. Com essas informações em mãos, você saberá quais são os melhores canais, linguagem e conteúdos a serem abordados, evitando falhas.

Coloque o planejamento estratégico em prática e acompanhe os resultados

Depois de definir, organizar e incluir todos os itens do seu planejamento estratégico no papel, chegou o momento da sua equipe de marketing agir. Mas tenha isto em mente: é preciso sempre alinhar as expectativas e o formato de trabalho dos seus colaboradores com os objetivos e as metas traçados pela empresa nas etapas iniciais.

Lembre-se de sempre acompanhar e mensurar os resultados obtidos ainda durante a execução das suas campanhas. Dessa forma, será possível identificar e potencializar as estratégias de sucesso, além de corrigir os problemas que surgirem em tempo real.

Existem diversas ferramentas, como o Google Analytics, que auxiliam no monitoramento e na análise de resultados no marketing digital. Afinal, esse é um dos principais benefícios e diferenciais da estratégia online. Por isso, use a tecnologia a seu favor e otimize ainda mais os seus investimentos

E para alcançar um retorno ainda mais satisfatório, é essencial contar com a assessoria de uma agência especializada, que vai oferecer todo o suporte necessário para que você desenvolva o melhor planejamento estratégico para a realidade e as necessidades da sua marca.

Agora que você já sabe algumas das principais dicas para aplicar uma estratégia de marketing digital eficiente no seu negócio, chegou a hora de tirar os projetos do papel e colocar a mão na massa, em busca de melhores resultados.

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