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Entenda a técnica de retargeting

Você já deve ter se perguntado como é possível que, ao acessar as suas redes sociais ou outros sites, apareçam anúncios de produtos que você já procurou ou visitou em determinadas lojas. Afinal, como essas lojas sabem que eu estou acessando aquele site, naquele momento? Bom, a resposta é: retargeting, do inglês “remirar” ou “reapontar”.

Essa é uma estratégia de marketing que vem sendo muito usada desde que as redes sociais se tornaram o principal destino dos internautas.

Como dono de um e-commerce, interessado em aumentar a taxa de conversão de clientes, você deve saber mais sobre o que se trata a técnica do retargeting, como ela funciona e de que forma você pode aplicá-la nos seus negócios para vê-lo crescer ainda mais. E para ajudá-lo nessa missão, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Vamos conferir?

O que é o retargeting?

O retargeting nada mais é do que uma técnica de marketing e relacionamento com o cliente que permite que você, como dono de negócio on-line, segmente as suas campanhas publicitárias, de forma que os seus anúncios apenas apareçam para pessoas que interagiram anteriormente com o seu site e seus produtos.

Essa técnica é uma forma de economizar dinheiro quando realizar publicidade, uma vez que você anuncia apenas para aqueles que têm uma chance maior de interagir com o seu anúncio e, consequentemente, de realizar uma conversão.

Como funciona o retargeting?

Para conseguir que os anúncios alcancem apenas quem já interagiu com o seu site, é necessário fazer “marcações” nesses utilizadores (tanto os que já converteram quanto os que apenas acessaram e interagiram de alguma maneira).

Essas marcas são feitas por meio de cookies e fazem com que os clientes que foram “marcados” se tornem alvo de publicidade mais segmentada que está, geralmente, de acordo com as ações do usuário dentro do site.

Se ele pesquisou por várias câmeras em um único site, por exemplo, a publicidade que chegará até ele, posteriormente, será relacionada a esses mesmos produtos que ele pesquisou. Isso aumenta muito as chances de conversão, uma vez que usuários que retornam ao site têm muito mais chances de converterem do que novos visitantes.

Quais são as principais vantagens de implementá-lo?

Agora que você já conhece o conceito de retargeting e entendeu como ele funciona na prática, pode estar se perguntando sobre os benefícios de investir nesse tipo de estratégia, certo? E para que não restem dúvidas, listamos a seguir as principais vantagens para o seu negócio de uma ação bem planejada e executada.

Maior exposição de marca

Expor a sua marca para a pessoa certa, na hora certa, é essencial para aumentar as suas chances de conversões em vendas. E o retargeting é uma excelente estratégia para que os seus anúncios apareçam de forma frequente para usuários interessados em seus produtos e serviços. Assim, seu negócio será facilmente lembrado no momento da compra.

Aumento do ROI

O ROI, retorno sobre investimento, tende a aumentar quando uma estratégia de retargeting é aplicada de maneira adequada. Isso porque o usuário será impactado de forma mais eficiente, aumentando as chances de conversão e, consequentemente, trazendo um retorno melhor e mais rápido para o seu negócio.

Flexibilidade no orçamento

Uma das grandes vantagens de apostar em estratégias digitais é a possibilidade de ter um maior controle no orçamento e até mesmo no direcionamento das suas campanhas. Você conseguirá acompanhar os resultados em tempo real e alocar os investimentos de forma ainda mais eficiente sempre que for necessário.

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Audiência mais segmentada

Uma campanha de retargeting permite que você saiba exatamente em qual estágio da jornada de compra o usuário está. Dessa forma, é possível oferecer um conteúdo cada vez mais segmentado de acordo com o perfil e as chances de conversão de cada lead ou potencial cliente.

Taxas de conversão elevadas

Você pode perceber que todas as vantagens citadas levam para um mesmo objetivo final: o aumento das taxas de conversão. E essa é exatamente uma das principais funções do retargeting. Com ações específicas para os usuários, fica muito mais fácil impactá-los com um conteúdo relevante e potencializar as chances de vendas.

Quais formas de aplicar o retargeting?

Não existe apenas uma única maneira de utilizar e aplicar o retargeting na publicidade do seu negócio on-line. E para que você conheça as suas opções, separamos abaixo duas maneiras de utilizar o retargeting para converter mais clientes e melhorar seu relacionamento com eles.

Em vídeo

Esta ferramenta permite que você segmente anúncios no YouTube (sejam eles em vídeo, texto ou gráfico) de forma a chamar pessoas que já acessaram o seu site ou canal para se inscreverem. Isso fortalece a marca e tem grandes chances de aumentar a conversão de clientes.

Em mídias sociais

Talvez o tipo de retargeting mais conhecido seja este. Para que você o coloque em prática, é necessário ter um snippet (código que o Facebook libera, chamado de Pixel) e inseri-lo no código HTML das páginas do site que você deseja monitorar e analisar. Desta forma, quando for anunciar no Facebook, é possível mostrar publicidade apenas aos usuários que foram “marcados” pelo snippet ao acessar o seu site

Em quais mídias é possível usar essa estratégia?

É possível aplicar uma estratégia de retargeting em diferentes plataformas. E a escolha da opção ideal dependerá do formato da sua campanha, do perfil do seu público-alvo, assim como os objetivos que pretende atingir com essa determinada ação.

As redes sociais são, atualmente, um dos principais canais utilizados para esse tipo de comunicação com o cliente. É cada vez mais comum encontrar anúncios direcionados em buscas anteriores em mídias como o Facebook, Instagram e Youtube.

Mas as possibilidades são se esgotam por aí. Afinal, nem só de redes sociais se vive uma estratégia de marketing digital, não é mesmo? Por isso, ainda é possível inserir os seus anúncios em páginas de busca, como Google, ou em seus sites parceiros, que podem ser dos mais variados segmentos.

Como as mudanças do Chrome podem afetar o retargeting?

Em maio de 2019, o Google anunciou mudanças importantes no seu browser Chrome. Essas alterações dizem respeito ao conjunto de políticas e ferramentas de controle de cookies e demais técnicas de coleta de dados dos usuários.

Essa medida foi tomada com o objetivo de aumentar a transparência e o controle das informações que geralmente são coletadas em sites e demais ambientes on-line. Na prática, isso significa que as marcas precisam adaptar a extração de dados de acordo com a autorização dos usuários.

Com essa mudança implantada pelo Chrome, os sites precisam informar quais são os cookies usados em suas páginas, para que os usuários decidam se querem bloqueá-lo ou não, e se gostariam de ver os anúncios personalizados na web.

Bem bacana, não é mesmo? Como você pode perceber até aqui, o retargeting é uma estratégia com enorme potencial para aumentar as suas vendas. Basta entender os seus objetivos e aplicá-la corretamente de acordo com o perfil do seu público.

E agora que você já sabe tudo sobre retargeting, confira o nosso próximo artigo e descubra de uma vez por todas como aumentar o CTR.

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