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Coleta de dados: tudo o que você precisa saber para acertar na estratégia!

Coleta de dados: tudo o que você precisa saber para acertar na estratégia!
Coleta de dados: tudo o que você precisa saber para acertar na estratégia!

A coleta de dados é fundamental para qualquer empresa que queira fazer análises precisas e aperfeiçoar as estratégias. Com as ferramentas certas, é possível mapear informações valiosas para otimizar as ações do negócio e planejar campanhas que acertam no alvo.

Mas não apenas isso, para que a coleta de dados seja efetiva e surta efeitos positivos para o seu negócio, é preciso entender:

  • Como captar essas informações;
  • De que maneira analisar os dados coletados;
  • E como usar esse material na estratégia.

Portanto, se a sua intenção é saber o que é coleta de dados, como ela é feita e de que maneira a Lei Geral de Proteção de Dados impacta nessa estratégia, neste conteúdo vamos dar todas essas coordenadas. Continue lendo e descubra!

O que é coleta de dados?

Você já deve ter ouvido falar que os dados são o novo petróleo. Afinal, esse é um mantra repetido nos últimos anos por inúmeros CEOs, consultores executivos e profissionais do Marketing ao redor do mundo.

Na verdade, por ser uma fonte inesgotável de informações, os dados já são considerados mais valiosos do que qualquer commodity. Isso porque eles são capazes de revelar como o público se comporta diante de marcas, produtos e serviços.

No mundo digital, esse registro de informações pode acontecer de diversas maneiras, desde uma simples ação em uma página da web, até formulários, interações nas redes sociais e campanhas de e-mails, entre outros métodos.

Em outras palavras, qualquer pessoa que use plataformas digitais deixará informações que podem ser utilizadas para fins de estratégias de marketing. Tudo isso, é claro, sempre com a autorização prévia do usuário de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que veremos logo mais.

Antes, é preciso compreender porque uma estratégia de coleta de dados é fundamental no mundo corporativo da era digital.

Por que é importante coletar os dados?

Como você viu, os dados são capazes de apontar informações precisas sobre o comportamento do seu público-alvo. E isso pode mudar drasticamente o jogo. Quer um exemplo?

Vamos imaginar que você tenha uma loja de perfumes importados e que seu público sejam mulheres de classe A. De que maneira você descobre se o posicionamento da sua marca está atingindo a persona? E mais, como saber se o seu produto é bem aceito nesse mercado?

Você não vai querer pagar para ver o desempenho do seu produto apenas no final de uma campanha, certo? A coleta de dados também existe para ajustar a mira quando os resultados não estão saindo como planejado.

Com ela, é possível não apenas rever e refazer estratégias com baixo desempenho, mas também planejar campanhas certeiras desde o início, a partir do comportamento e preferência do seu público.

A coleta de dados, portanto, também gera lucro. Até porque, quanto maior a precisão da estratégia, menor será o desperdício de tempo, de energia e de dinheiro, concorda?

Como essa coleta é feita?

Em primeiro lugar, é preciso definir o motivo da coleta de dados. Isso porque existem estratégias com os mais variados objetivos. Portanto, a informação deve ser coletada de acordo com esse planejamento.

Aliás, planejamento é o segundo passo. Uma vez que sua empresa tenha definido se o objetivo é monitorar acessos ao site, analisar interações nas redes ou saber a opinião do público (entre outros), o próximo passo é sentar com a equipe do marketing e planejar como será feita a coleta.

Em terceiro lugar, vem a análise do que foi coletado. E é aqui que os dados se transformam em informação, de fato. Todo esse conhecimento deve ser cruzado com outros dados – da empresa e do mercado – e transformado em estratégia.

Mas atenção: é fundamental que esse planejamento, análise e monitoramento seja contínuo. O que queremos dizer é que a estratégia de coleta de dados, para ser efetiva, deve ser constante.

Ferramentas

Como já mencionamos, existem diversas maneiras de coletar dados. Vamos citar as mais usuais:

  • Google Analytics

    Hoje, essa ferramenta é a mais utilizada no mundo para monitorar dados. Além de ser uma plataforma completa, intuitiva, que se conecta com sites, e-commerce, softwares, redes sociais e demais canais, ela é gratuita.

    Com o Google Analytics, sua empresa consegue captar detalhes preciosos sobre o comportamento do seu lead. A ferramenta ainda permite que você crie e edite públicos-alvo.

  • Formulários

    Esse recurso geralmente é utilizado para fins de avaliação. Os formulários são excelentes ferramentas para saber a opinião do cliente através de perguntas objetivas, que devem ser contabilizadas e convertidas em porcentagem.

    Por exemplo, os formulários podem ser utilizados para medir a satisfação do cliente em e-commerce ou até mesmo para avaliar o produto no pós-venda.

  • Softwares

    Existem diversos programas, pagos e gratuitos, capazes de minerar os dados. Ou seja, eles conseguem captar informações estratégicas em diversas fontes da web. Alguns conseguem processar um grande volume de informações, gerando gráficos e estatísticas bastante precisas.

    Alguns exemplos de programas de coleta de dados: Power Bi (da Microsoft), Cyfe, UpMiner e Tableau.

Qual é o impacto da LGPD sobre a coleta de dados?

Para entender como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta na maneira de coletar informações, é preciso compreender o que diz a Lei. Segundo a Agência Espacial Brasileira, o objetivo da LGPD é tratar os dados pessoais de forma a garantir os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.

Em outras palavras, o usuário precisa autorizar todos os dados que sua empresa coletar e armazenar. Um exemplo bastante visível do impacto da LGPD sobre a coleta de dados são as informações de cookies armazenadas por dispositivos quando o usuário visita um site.

Você deve lembrar que, antes da LGPD, não havia obrigação de pedir autorização para coletar as preferências do usuário. Hoje, empresas que ainda não definiram suas políticas de privacidade e não incluíram janelas de autorização em suas páginas, podem sofrer multas.

Agora que você sabe que a coleta de dados é fundamental para o seu negócio planejar, executar e analisar com precisão suas campanhas, o que acha de conhecer as últimas soluções em estratégias digitais para vender mais e escalar? Conheça melhor a Via!