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Fim dos cookies de terceiros: como isso afeta sua busca por leads?

Fim dos cookies de terceiros: como isso afeta sua busca por leads?
Fim dos cookies de terceiros: como isso afeta sua busca por leads?

Talvez você não saiba, mas já faz algum tempo que o Firefox, o Mozilla e o Safari anunciaram o fim dos cookies de terceiros.

A novidade é que, até 2023, o Google Chrome seguirá o mesmo caminho dos concorrentes. Isso significa que o navegador mais utilizado no mundo fechará definitivamente as portas à essa estratégia para rastrear dados.

Seu negócio utiliza campanhas online para captação de leads? Pois saiba que ele será diretamente impactado.

Mas, não se preocupe! Neste conteúdo, vamos mostrar o que significa o fim dos cookies de terceiros e como a sua empresa pode se adaptar a essa novidade, que deve revolucionar o mercado de publicidade online.

Continue lendo e descubra tudo!

O que são cookies de terceiros?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que são cookies. Eles nada mais são do que rastros que o usuário deixa na web.

Se você autorizar, os cookies vão salvar suas informações de login, ativar o preenchimento automático, registrar as suas preferências, entre outras ações.

Por outro lado, os cookies de terceiros coletam dados de maneira diferente. Isso porque eles são usados por anunciantes que não pertencem ao domínio do site visitado.

Nesse caso, os cookies perseguem o usuário em qualquer lugar da web. O objetivo dele é oferecer anúncios de acordo com as suas preferências.

Prática controversa

Você provavelmente não sabe, mas os cookies de terceiros existem desde o início da era da internet. Foi a partir da década de 1990 que eles começaram a rastrear as preferências dos usuários, sem causar maiores constrangimentos.

Porém, tudo mudou com a instituição da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em 2020. Desde então, essa prática começou a ser questionada.

Você já deve ter notado que agora todos os sites pedem autorização para o uso de cookies. Isso é uma exigência da LGPD.

Mas rastrear os passos dos usuários individualmente, como fazem os cookies de terceiros, tem sido uma prática controversa. Isso porque ela coloca em risco a privacidade dos consumidores.

É por esta razão que o Google está abrindo mão desse recurso. Por conta dessa pressão dos usuários, a gigante da tecnologia tem comprado briga com empresas anunciantes.

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Por que essa alteração afeta as estratégias de marketing?

Você já sabe que os cookies de terceiros levantam as preferências individuais dos usuários.

Então, não é difícil concluir que eles ajudam a melhorar a performance de anúncios pagos e conteúdos orgânicos.

Afinal, quanto mais informações seu negócio tiver sobre a persona, mais certeira será a estratégia para atrair leads. Concorda?

É nessa hora que as empresas precisam lançar mão de alternativas. Ou então, ficarão atrás na corrida tecnológica.

O impacto na prática

Como dissemos, os cookies de terceiros serão desabilitados definitivamente até 2023. A partir desse ano, haverá mudanças importantes no ambiente digital. Entre elas, no planejamento e execução das campanhas.

Nesse contexto, prepare-se para fazer algumas adaptações em:

  • Segmentação de público-alvo;
  • Criação da base de look-a-like;
  • Remarketing.

Considere, também, otimizar a análise e mensuração de resultados. Quanto mais precisão seu negócio alcançar com esses mecanismos, mais fácil será a adaptação para um novo modelo de identificação.

Mas a pergunta é: como aumentar a privacidade dos consumidores e ainda garantir o desempenho das campanhas de publicidade?

É o que mostraremos agora.

Como evitar que o fim dos cookies de terceiros prejudique a estratégia?

Sem os dados capturados por esses cookies, ficará mais difícil segmentar as campanhas. E isso prejudica a atração de leads qualificados.

Entretanto, sua empresa pode adotar mecanismos alternativos para conseguir as informações de que precisa.

Certamente, haverá identificadores diferentes e outras maneiras de rastrear os dados. Um exemplo são as APIs para o navegador, como tokens de confiança.

Portanto, o fim da era dos cookies de terceiros não significa o fim do rastreamento. Até porque, centenas de soluções têm sido apresentadas nos últimos anos.

Vamos abordar um pouco mais sobre dois modelos principais:

Solução sem ID pessoal

Em primeiro lugar, o maior problema de privacidade com cookies de terceiros é rastrear os usuários de maneira individual.

Por isso, o Google vem desenvolvendo uma solução chamada FLoC (Federated Learning of Cohorts). A ideia é rastrear o histórico de navegação dos usuários e separá-los em grupos.

Ou seja, o rastreamento não é feito individualmente, mas por públicos de interesse.

Além do Google, outras empresas já anunciaram soluções que rastreiam os usuários sem ID pessoal.

Mas existe uma maneira diferente de identificar o cliente em potencial, sem invadir a sua privacidade. Veremos a seguir.

Solução de ID universal

No caso do ID universal, os dados são levantados através das informações que sua empresa já possui. Entre elas, e-mail e telefone.

Mas não apenas isso. Essa identificação combina esses dados já coletados junto com os cookies primários. Por exemplo, aqueles que armazenam as informações de login.

Dessa maneira, é possível alcançar audiências segmentadas, separando os usuários por ambientes e plataformas. E isso sem identificá-los individualmente.

Assim, sua empresa conseguirá manter as campanhas segmentadas, enquanto protege a privacidade dos clientes.

O que é possível fazer agora para otimizar a estratégia?

Em princípio, nós abordamos os aspectos técnicos da mudança tecnológica. Agora, precisamos fazer uma alerta: não espere por soluções incertas. Comece a agir logo!

Existem estratégias para afiar a sua lança e atingir em cheio o público que o seu negócio quer atrair. E não estamos falando de rastreamento por cookies.

Veja, sua empresa pode e deve explorar outros mecanismos de coleta de dados, como:

  • Pesquisas de mercado;
  • Enquetes nas redes sociais;
  • Conteúdos ricos e gratuitos.

Nesse último caso, uma estratégia excelente é oferecer conteúdo de qualidade – e de graça.

Se fizer isso, seu potencial cliente ficará agradecido. Por essa razão, possivelmente vai fornecer os dados pessoais à sua empresa de bom grado.

A regra é: seja sempre transparente. De preferência, invista em uma boa política de privacidade e deixe-a sempre acessível em um local visível do site.

Agora que você já sabe o impacto que o fim dos cookies de terceiros vai causar, sua empresa estará preparada para dar o próximo passo.

Para finalizar, segue aqui um bom conselho para estreitar a relação com o lead: monitore de perto as redes sociais e aprenda mais sobre social listening.

Usando essa técnica, sua empresa não terá problemas em se aproximar do público-alvo e melhorar a segmentação.

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