Lead Magnet: como criar esse tipo de conteúdo de forma eficiente?
Conquistar o crescimento do seu negócio não é uma tarefa fácil, mas com as informações corretas da sua audiência esse caminho pode ser encurtado. Uma das maneiras de conseguir isso é por meio das estratégias de marketing digital. O ambiente online possui uma gama de dados.
Eles podem, e devem, ser usados para conhecer o comportamento do seu público-alvo. Mas como colocar isso em prática? É aí que entra a técnica de lead magnet.
Neste post, esclarecemos para você como ela funciona, quais as suas vantagens e como implementá-la de forma eficaz.
Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
Neste artigo, falaremos sobre:
Afinal, o que significa Lead Magnet?
Do inglês, Lead Magnet pode ser traduzido como “ímã de leads“. Na prática, é uma estratégia de conteúdo onde o seu negócio oferece um material exclusivo de forma gratuita para o usuário do seu site. Em troca, para acessar o conteúdo, a persona concorda em compartilhar com a sua empresa algumas informações sobre ela.
Hoje, você pode encontrar diversas práticas de Lead Magnet bastante comuns nas estratégias digitais. A de maior destaque são as landing pages, usadas para conversão por meio da oferta de um material rico. Elas são recursos que coletam os dados essenciais para conhecer melhor quem é o seu público-alvo.
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Quais são os seus benefícios?
A principal vantagem do Lead Magnet é a troca de dados. A partir dela há desdobramentos positivos para otimizar a qualidade da sua gestão de marketing digital. No entanto, eles só se tornam, de fato, benefícios quando são bem trabalhados na sua estratégia. A seguir, entenda melhor como isso acontece.
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Mais chances de leads potenciais
Quando um lead se interessa por um produto seu, significa que ele já percebeu que tem uma dor, um problema para resolver. Logo, a demonstração de interesse nos seus materiais gratuitos denotam que esse é um lead potencial, ou qualificado. Isso significa que você tem mais chances de fechar negócio em um momento futuro. É importante ter a jornada, o funil de vendas e as respectivas ações bem mapeadas para não cometer equívocos de timing que podem custar a estratégia.
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Fidelização de leitores
O sucesso do marketing de conteúdo nas estratégias digitais é em decorrência da sua capacidade de fidelizar leitores para o seu site. O conteúdo atrai e retém leads para os seus canais digitais, influenciando no engajamento das suas ações. Por meio de técnicas, como o storytelling, o marketing de conteúdo cria elos com os leitores e reforça a sua marca como referência em determinado assunto.
Como criar um Lead Magnet eficiente?
Para que a sua estratégia de Lead Magnet seja eficaz é essencial ter um roteiro de boas práticas para gestão de marketing digital. Pensando nisso, elaboramos para você um passo a passo com dicas primordiais para executar o seu plano de posicionamento digital de maneira precisa. Continue a leitura e veja como fazer isso.
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Defina a persona
O primeiro passo para implementar o Lead Magnet é ter a sua definição de personas. As personas são um retrato semi-fictício do seu consumidor ideal. Para criá-las você pode usar dados de comportamento dos seus consumidores e pesquisas realizadas com eles. Inclusive, o Lead Magnet vai ajudar o seu negócio a aprimorar o desenho das personas no decorrer do tempo.
Para as personas você deve considerar informações como:
- gênero;
- faixa etária;
- escolaridade;
- hobbies;
- segmento de negócio;
- cargo;
- desafios;
- meio de comunicação.
Essas informações são importantes para poder personalizar o conteúdo a ser produzido. Dessa forma, há uma oportunidade de colocar em prática uma comunicação humanizada, mesmo usando canais de interação “frios”. A personalização do material é um detalhe importante para aumentar a sua taxa de conversão.
Desenvolva uma estratégia
Um ponto que é muito importante, e por vezes esquecido: a estratégia. A sua produção de conteúdo e de materiais de Lead Magnet não podem ser feitas de forma aleatória. Elas devem seguir um raciocínio em prol de um objetivo em comum. Assim, é crucial ter uma estratégia de marketing digital com um mapeamento de conteúdo.
Faça um calendário editorial, crie um dispositivo de controle de qualidade e garanta a entrega dos conteúdos nos prazos acordados. Após isso, você deve criar uma rotina de acompanhamento das métricas do seu site e das ações de Lead Magnet para otimizar a experiência do usuário. No exemplo das landing pages, você pode mensurar:
- taxa de acesso;
- tempo de permanência na página;
- quantidade de preenchimentos;
- churn rate;
- e a taxa de conversão a partir dessa frente de interação.
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Cumpra o que for prometido
Já pensou oferecer um material rico e não entregar ao leitor? Por exemplo, suponhamos que você criou uma landing page para entrega de um e-book sobre como vender mais. No entanto, no conteúdo não ficou claro para o usuário quais ações ele deveria começar a implementar no próprio negócio. Como estaria a percepção da sua marca pela ótica dessa pessoa? Negativa, não é verdade?
Nesse sentido, é essencial que a sua estratégia seja transparente e coerente. Nunca ofereça mais do que possa cumprir. Aqui, novamente, reforçamos a importância do controle de qualidade. A nossa dica é a revisão de conteúdo. Priorize que ela seja feita no dia seguinte após a produção. O motivo é o olhar viciado que pode deixar que erros passem despercebidos.
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Dê percepção de valor
Toda estratégia de Lead Magnet tem uma característica em comum: o valor percebido pelo usuário. Cada frente dessa técnica de marketing atrai a atenção do leitor. No caso do e-book, por exemplo, há um entendimento que ele vai ter a oportunidade de aprendizado, por meio de conteúdo de qualidade, e de forma gratuita. O texto da chamada do e-book deve estar bem atrativo, reforçando por que a sua persona deve ter aquele material.
Seja ágil na interação
Uma das características comuns aos usuários do ambiente digital é a instantaneidade. Eles têm um senso de urgência muito forte. Nesse sentido, é essencial que a sua ação de Lead Magnet atenda a essa necessidade. O profissional de copywriting tem um papel importante para isso: com a sua expertise é possível criar uma chamada de atração sucinta e que atinja diretamente ao alvo.deixar a sua estratégia de Lead Magnet mais fluida e diversificada, além do e-book, você pode adotar outros recursos como:
- uma lista de tarefas;
- um teste grátis;
- demonstração do produto;
- consultoria gratuita;
- uma planilha etc.
Ficou claro o que significa Lead Magnet? Esperamos que você tenha aprendido mais sobre marketing digital e possa implementar essa técnica na sua estratégia. Siga as nossas dicas e lembre-se de acompanhar os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance) para ajustar o que for preciso.
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