Lead Magnet: como criar esse tipo de conteúdo de forma eficiente?

Lead Magnet: como criar esse tipo de conteúdo de forma eficiente?
Lead Magnet: como criar esse tipo de conteúdo de forma eficiente?

Conquistar o crescimento do seu negócio não é uma tarefa fácil, mas com as informações corretas da sua audiência esse caminho pode ser encurtado. Uma das maneiras de conseguir isso é por meio das estratégias de marketing digital. O ambiente online possui uma gama de dados.

Eles podem, e devem, ser usados para conhecer o comportamento do seu público-alvo. Mas como colocar isso em prática? É aí que entra a técnica de lead magnet.

Neste post, esclarecemos para você como ela funciona, quais as suas vantagens e como implementá-la de forma eficaz.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Afinal, o que significa Lead Magnet?

Do inglês, Lead Magnet pode ser traduzido como “ímã de leads“. Na prática, é uma estratégia de conteúdo onde o seu negócio oferece um material exclusivo de forma gratuita para o usuário do seu site. Em troca, para acessar o conteúdo, a persona concorda em compartilhar com a sua empresa algumas informações sobre ela.

Hoje, você pode encontrar diversas práticas de Lead Magnet bastante comuns nas estratégias digitais. A de maior destaque são as landing pages, usadas para conversão por meio da oferta de um material rico. Elas são recursos que coletam os dados essenciais para conhecer melhor quem é o seu público-alvo.

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Quais são os seus benefícios?

A principal vantagem do Lead Magnet é a troca de dados. A partir dela há desdobramentos positivos para otimizar a qualidade da sua gestão de marketing digital. No entanto, eles só se tornam, de fato, benefícios quando são bem trabalhados na sua estratégia. A seguir, entenda melhor como isso acontece.

Mais chances de leads potenciais

Quando um lead se interessa por um produto seu, significa que ele já percebeu que tem uma dor, um problema para resolver. Logo, a demonstração de interesse nos seus materiais gratuitos denotam que esse é um lead potencial, ou qualificado. Isso significa que você tem mais chances de fechar negócio em um momento futuro. É importante ter a jornada, o funil de vendas e as respectivas ações bem mapeadas para não cometer equívocos de timing que podem custar a estratégia.

Fidelização de leitores

O sucesso do marketing de conteúdo nas estratégias digitais é em decorrência da sua capacidade de fidelizar leitores para o seu site. O conteúdo atrai e retém leads para os seus canais digitais, influenciando no engajamento das suas ações. Por meio de técnicas, como o storytelling, o marketing de conteúdo cria elos com os leitores e reforça a sua marca como referência em determinado assunto.

Como criar um Lead Magnet eficiente?

Para que a sua estratégia de Lead Magnet seja eficaz é essencial ter um roteiro de boas práticas para gestão de marketing digital. Pensando nisso, elaboramos para você um passo a passo com dicas primordiais para executar o seu plano de posicionamento digital de maneira precisa. Continue a leitura e veja como fazer isso.

Defina a persona

O primeiro passo para implementar o Lead Magnet é ter a sua definição de personas. As personas são um retrato semi-fictício do seu consumidor ideal. Para criá-las você pode usar dados de comportamento dos seus consumidores e pesquisas realizadas com eles. Inclusive, o Lead Magnet vai ajudar o seu negócio a aprimorar o desenho das personas no decorrer do tempo.

Para as personas você deve considerar informações como:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • escolaridade;
  • hobbies;
  • segmento de negócio;
  • cargo;
  • desafios;
  • meio de comunicação.

Essas informações são importantes para poder personalizar o conteúdo a ser produzido. Dessa forma, há uma oportunidade de colocar em prática uma comunicação humanizada, mesmo usando canais de interação “frios”. A personalização do material é um detalhe importante para aumentar a sua taxa de conversão.

Desenvolva uma estratégia

Um ponto que é muito importante, e por vezes esquecido: a estratégia. A sua produção de conteúdo e de materiais de Lead Magnet não podem ser feitas de forma aleatória. Elas devem seguir um raciocínio em prol de um objetivo em comum. Assim, é crucial ter uma estratégia de marketing digital com um mapeamento de conteúdo.

Faça um calendário editorial, crie um dispositivo de controle de qualidade e garanta a entrega dos conteúdos nos prazos acordados. Após isso, você deve criar uma rotina de acompanhamento das métricas do seu site e das ações de Lead Magnet para otimizar a experiência do usuário. No exemplo das landing pages, você pode mensurar:

  • taxa de acesso;
  • tempo de permanência na página;
  • quantidade de preenchimentos;
  • churn rate;
  • e a taxa de conversão a partir dessa frente de interação.

Cumpra o que for prometido

Já pensou oferecer um material rico e não entregar ao leitor? Por exemplo, suponhamos que você criou uma landing page para entrega de um e-book sobre como vender mais. No entanto, no conteúdo não ficou claro para o usuário quais ações ele deveria começar a implementar no próprio negócio. Como estaria a percepção da sua marca pela ótica dessa pessoa? Negativa, não é verdade?

Nesse sentido, é essencial que a sua estratégia seja transparente e coerente. Nunca ofereça mais do que possa cumprir. Aqui, novamente, reforçamos a importância do controle de qualidade. A nossa dica é a revisão de conteúdo. Priorize que ela seja feita no dia seguinte após a produção. O motivo é o olhar viciado que pode deixar que erros passem despercebidos.

Dê percepção de valor

Toda estratégia de Lead Magnet tem uma característica em comum: o valor percebido pelo usuário. Cada frente dessa técnica de marketing atrai a atenção do leitor. No caso do e-book, por exemplo, há um entendimento que ele vai ter a oportunidade de aprendizado, por meio de conteúdo de qualidade, e de forma gratuita. O texto da chamada do e-book deve estar bem atrativo, reforçando por que a sua persona deve ter aquele material.

Seja ágil na interação

Uma das características comuns aos usuários do ambiente digital é a instantaneidade. Eles têm um senso de urgência muito forte. Nesse sentido, é essencial que a sua ação de Lead Magnet atenda a essa necessidade. O profissional de copywriting tem um papel importante para isso: com a sua expertise é possível criar uma chamada de atração sucinta e que atinja diretamente ao alvo.

Para deixar a sua estratégia de Lead Magnet mais fluida e diversificada, além do e-book, você pode adotar outros recursos como:

  • uma lista de tarefas;
  • um teste grátis;
  • demonstração do produto;
  • consultoria gratuita;
  • uma planilha etc.

Ficou claro o que significa Lead Magnet? Esperamos que você tenha aprendido mais sobre marketing digital e possa implementar essa técnica na sua estratégia. Siga as nossas dicas e lembre-se de acompanhar os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance) para ajustar o que for preciso.

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