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Lead Magnet: como criar esse tipo de conteúdo de forma eficiente?

Lead Magnet: como criar esse tipo de conteúdo de forma eficiente? Lead Magnet: como criar esse tipo de conteúdo de forma eficiente?
Lead Magnet: como criar esse tipo de conteúdo de forma eficiente?

Conquistar o crescimento do seu negócio não é uma tarefa fácil, mas com as informações corretas da sua audiência esse caminho pode ser encurtado. Uma das maneiras de conseguir isso é por meio das estratégias de marketing digital. O ambiente online possui uma gama de dados.

Eles podem, e devem, ser usados para conhecer o comportamento do seu público-alvo. Mas como colocar isso em prática? É aí que entra a técnica de lead magnet.

Neste post, esclarecemos para você como ela funciona, quais as suas vantagens e como implementá-la de forma eficaz.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Afinal, o que significa Lead Magnet?

Do inglês, Lead Magnet pode ser traduzido como “ímã de leads“. Na prática, é uma estratégia de conteúdo onde o seu negócio oferece um material exclusivo de forma gratuita para o usuário do seu site. Em troca, para acessar o conteúdo, a persona concorda em compartilhar com a sua empresa algumas informações sobre ela.

Hoje, você pode encontrar diversas práticas de Lead Magnet bastante comuns nas estratégias digitais. A de maior destaque são as landing pages, usadas para conversão por meio da oferta de um material rico. Elas são recursos que coletam os dados essenciais para conhecer melhor quem é o seu público-alvo.

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Quais são os seus benefícios?

A principal vantagem do Lead Magnet é a troca de dados. A partir dela há desdobramentos positivos para otimizar a qualidade da sua gestão de marketing digital. No entanto, eles só se tornam, de fato, benefícios quando são bem trabalhados na sua estratégia. A seguir, entenda melhor como isso acontece.

  • Mais chances de leads potenciais

    Quando um lead se interessa por um produto seu, significa que ele já percebeu que tem uma dor, um problema para resolver. Logo, a demonstração de interesse nos seus materiais gratuitos denotam que esse é um lead potencial, ou qualificado. Isso significa que você tem mais chances de fechar negócio em um momento futuro. É importante ter a jornada, o funil de vendas e as respectivas ações bem mapeadas para não cometer equívocos de timing que podem custar a estratégia.

  • Fidelização de leitores

    O sucesso do marketing de conteúdo nas estratégias digitais é em decorrência da sua capacidade de fidelizar leitores para o seu site. O conteúdo atrai e retém leads para os seus canais digitais, influenciando no engajamento das suas ações. Por meio de técnicas, como o storytelling, o marketing de conteúdo cria elos com os leitores e reforça a sua marca como referência em determinado assunto.

Como criar um Lead Magnet eficiente?

Para que a sua estratégia de Lead Magnet seja eficaz é essencial ter um roteiro de boas práticas para gestão de marketing digital. Pensando nisso, elaboramos para você um passo a passo com dicas primordiais para executar o seu plano de posicionamento digital de maneira precisa. Continue a leitura e veja como fazer isso.

  1. Defina a persona

    O primeiro passo para implementar o Lead Magnet é ter a sua definição de personas. As personas são um retrato semi-fictício do seu consumidor ideal. Para criá-las você pode usar dados de comportamento dos seus consumidores e pesquisas realizadas com eles. Inclusive, o Lead Magnet vai ajudar o seu negócio a aprimorar o desenho das personas no decorrer do tempo.

    Para as personas você deve considerar informações como:

    • gênero;
    • faixa etária;
    • escolaridade;
    • hobbies;
    • segmento de negócio;
    • cargo;
    • desafios;
    • meio de comunicação.

    Essas informações são importantes para poder personalizar o conteúdo a ser produzido. Dessa forma, há uma oportunidade de colocar em prática uma comunicação humanizada, mesmo usando canais de interação “frios”. A personalização do material é um detalhe importante para aumentar a sua taxa de conversão.

  2. Desenvolva uma estratégia

    Um ponto que é muito importante, e por vezes esquecido: a estratégia. A sua produção de conteúdo e de materiais de Lead Magnet não podem ser feitas de forma aleatória. Elas devem seguir um raciocínio em prol de um objetivo em comum. Assim, é crucial ter uma estratégia de marketing digital com um mapeamento de conteúdo.

    Faça um calendário editorial, crie um dispositivo de controle de qualidade e garanta a entrega dos conteúdos nos prazos acordados. Após isso, você deve criar uma rotina de acompanhamento das métricas do seu site e das ações de Lead Magnet para otimizar a experiência do usuário. No exemplo das landing pages, você pode mensurar:

    • taxa de acesso;
    • tempo de permanência na página;
    • quantidade de preenchimentos;
    • churn rate;
    • e a taxa de conversão a partir dessa frente de interação.
  3. Cumpra o que for prometido

    Já pensou oferecer um material rico e não entregar ao leitor? Por exemplo, suponhamos que você criou uma landing page para entrega de um e-book sobre como vender mais. No entanto, no conteúdo não ficou claro para o usuário quais ações ele deveria começar a implementar no próprio negócio. Como estaria a percepção da sua marca pela ótica dessa pessoa? Negativa, não é verdade?

    Nesse sentido, é essencial que a sua estratégia seja transparente e coerente. Nunca ofereça mais do que possa cumprir. Aqui, novamente, reforçamos a importância do controle de qualidade. A nossa dica é a revisão de conteúdo. Priorize que ela seja feita no dia seguinte após a produção. O motivo é o olhar viciado que pode deixar que erros passem despercebidos.

  4. Dê percepção de valor

    Toda estratégia de Lead Magnet tem uma característica em comum: o valor percebido pelo usuário. Cada frente dessa técnica de marketing atrai a atenção do leitor. No caso do e-book, por exemplo, há um entendimento que ele vai ter a oportunidade de aprendizado, por meio de conteúdo de qualidade, e de forma gratuita. O texto da chamada do e-book deve estar bem atrativo, reforçando por que a sua persona deve ter aquele material.

  5. Seja ágil na interação

    Uma das características comuns aos usuários do ambiente digital é a instantaneidade. Eles têm um senso de urgência muito forte. Nesse sentido, é essencial que a sua ação de Lead Magnet atenda a essa necessidade. O profissional de copywriting tem um papel importante para isso: com a sua expertise é possível criar uma chamada de atração sucinta e que atinja diretamente ao alvo.

    deixar a sua estratégia de Lead Magnet mais fluida e diversificada, além do e-book, você pode adotar outros recursos como:

    • uma lista de tarefas;
    • um teste grátis;
    • demonstração do produto;
    • consultoria gratuita;
    • uma planilha etc.

Ficou claro o que significa Lead Magnet? Esperamos que você tenha aprendido mais sobre marketing digital e possa implementar essa técnica na sua estratégia. Siga as nossas dicas e lembre-se de acompanhar os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance) para ajustar o que for preciso.

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