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Aprenda aqui como fazer um e-book de sucesso para a sua empresa

Aprenda aqui como fazer um e-book de sucesso para a sua empresa
Aprenda aqui como fazer um e-book de sucesso para a sua empresa

Se você nunca se preocupou em saber como fazer um e-book ou de que forma esse tipo de conteúdo pode beneficiar suas estratégias de marketing digital, então é melhor rever alguns conceitos antes que a concorrência esteja à frente.

O e-book consiste em um livro eletrônico que tem como propósito trazer informações mais completas sobre quaisquer assuntos que interessem o seu público-alvo. É um material de suma importância para as empresas, ajudando a educar os consumidores sobre os produtos ou serviços, aumentando a autoridade da marca, atraindo leads qualificados, entre outras vantagens.

Neste post, trouxemos um miniguia que explicará desde o momento do planejamento até a divulgação do e-book. Continue a leitura e confira!

Como realizar o planejamento do e-book?

Antes de colocar a mão na massa e fazer o e-book, você deve pensar em todos os pormenores que estarão na produção — ou seja, é preciso ter um planejamento estratégico para entregar algo que esteja agradável aos olhos do público. Para tanto, reunimos as principais etapas no que se refere ao planejamento do e-book.

  • Crie sua persona

    De maneira geral, a persona é uma representação fictícia do que você pode considerar como cliente ideal para a empresa, sendo que sua construção se dá por meio de dados reais obtidos em pesquisas de mercado, base de dados, experiências anteriores etc. Ela é necessária para nortear o tom de voz utilizado no conteúdo, dando sentido ao e-book e permitindo que o tema seja melhor desenvolvido.

  • Defina o tema

    Em relação ao tema, você deve pensar em algo que responda uma determinada questão ou solucione um problema da persona, tendo como base o conhecimento que dispõe, a proposta do seu negócio e a jornada em que o usuário percorre. Caso queira otimizar conteúdos já existentes, você pode selecionar alguns blog posts e transformá-los em e-book, transformando em um material rico que pode render bons frutos.

  • Estabeleça um calendário editorial

    Assim como costuma fazer no blog ou nas redes sociais, você precisa organizar os e-books para que eles tenham uma frequência de publicação, visando otimizar o processo e entregar conteúdos no tempo certo em cada estágio do funil de vendas. Lembre-se que quanto mais segmentada estiver sua base, naturalmente, mais oportunidades aparecerão para fornecer materiais valiosos ao público.

  • Estruture a pauta

    Como se fosse uma receita de bolo, é preciso estruturar os ingredientes do conteúdo para que obtenha um e-book de qualidade. A pauta é uma etapa fundamental e deve conter o título, a persona, o estágio do funil, as palavras-chave e a descrição do que será escrito — trazendo informações do que virá na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.

O que deve ter na produção do conteúdo?

Depois de organizar cada detalhe do planejamento, chega o momento de arregaçar as mangas e colocar em prática o conhecimento que tem sobre o assunto que pretende tratar. No entanto, assim como os passos anteriores, é necessário prestar atenção em alguns quesitos que deixarão seu texto bem mais atraente. A seguir, conheça as etapas que fazem parte da produção do conteúdo.

  • Escreva algo relevante

    Por se tratar de um material mais elaborado do que um blog post, você deve caprichar no desenvolvimento do conteúdo e colocar informações que abordem de forma clara o assunto definido. Para que isso ocorra, pode-se valer de dados estatísticos que comprovem sua tese sobre o tema, cases de sucesso, gatilhos mentais, figuras de linguagem e demais recursos que possam enriquecer o texto como um todo.

  • Revise com atenção

    A língua portuguesa é uma das mais complexas do mundo e se torna natural cometer um errinho aqui e outro ali, porém, minimizar isso é primordial para entregar algo que esteja de acordo com a gramática e torne a leitura fluída. Portanto, revise sempre o material produzido para identificar se está de acordo com a pauta, se há veracidade nas informações, se a linguagem utilizada tem coesão e demais aspectos essenciais.

  • Coloque imagens para ilustrar

    Ao contrário de um “whitepaper”, que costuma ser um conteúdo mais denso e focado na parte textual, os e-books tem uma aparência leve e precisam de imagens para equilibrar a visualização do material. Você pode ilustrar como preferir o conteúdo, porém opte por imagens profissionais gratuitas, afinal, você não quer ter problemas com direitos autorais depois, não é mesmo?

  • Otimize a estrutura do conteúdo

    Muito além de fazer um texto agradável e incluir imagens que correspondam ao que foi escrito, você precisa se preocupar com a diagramação do e-book do começo ao fim. É fundamental que aspectos como o índice, a barra de título, o cabeçalho, o rodapé e o corpo do texto obedeçam a identidade visual da empresa, a fim de gerar uniformidade e trabalhar o branding da marca.

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De que maneira será divulgado?

Geralmente, os e-books em si não tem o conteúdo indexado nos mecanismos de busca, porém, isso não quer dizer que você deixará de divulgá-lo, pois existem maneiras bem eficientes para colocar o seu material em evidência. Adiante, veja dicas especiais para viralizar o seu e-book e criar autoridade online.

  • Desenvolva landing pages

    Ao criar uma landing page, que são páginas de captura de dados com o intuito de fornecer um determinado material, você terá a oportunidade de divulgar o seu e-book e aumentar a sua captação de leads consideravelmente. Sendo assim, estruture as informações presentes nessa página para que os leitores não se dispersem e executem a ação proposta, isto é, fazer o download do arquivo.

  • Compartilhe nas redes sociais

    Sem sombra de dúvidas, as redes sociais dominaram as estratégias de marketing digital e utilizá-las para divulgar seu e-book é uma excelente escolha, tendo em vista o potencial que essas mídias têm para alavancar conteúdos em pouquíssimo tempo. Se possível, introduza botões de compartilhamento nas páginas do e-book, facilitando assim para que sua audiência espalhe o texto pelas redes.

  • Utilize o e-mail marketing

    O e-book não é só uma ótima maneira de captar leads, mas também de nutri-los, isto é, utilizar o e-mail marketing para fazer a divulgação é uma ótima chance de conduzir as pessoas pela jornada de compra. Seja como fluxo de nutrição, seja como boletim informativo de newsletter, não deixe de repassar o texto de tempos em tempos, mas sempre obedecendo o calendário editorial construído no início.

  • Invista em tráfego pago

    Além de trabalhar todas as formas possíveis de melhorar o tráfego orgânico para que as pessoas tenham acesso ao material, você pode utilizar de

    links patrocinados também. Sempre que puder, separe uma parte do orçamento de marketing e impulsione o link para o e-book de modo que alcance um público mais específico e, consequentemente, consiga um bom retorno sobre o investimento aplicado.

Por fim, vale ressaltar que muito mais do que aprender em como fazer um e-book é preciso organizar os dados obtidos nesse processo e mensurá-los, a fim de identificar o que pode ser melhorado nas estratégias futuras.

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