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Aprenda aqui como fazer um e-book de sucesso para a sua empresa

Se você nunca se preocupou em saber como fazer um e-book ou de que forma esse tipo de conteúdo pode beneficiar suas estratégias de marketing digital, então é melhor rever alguns conceitos antes que a concorrência esteja à frente.

O e-book consiste em um livro eletrônico que tem como propósito trazer informações mais completas sobre quaisquer assuntos que interessem o seu público-alvo. É um material de suma importância para as empresas, ajudando a educar os consumidores sobre os produtos ou serviços, aumentando a autoridade da marca, atraindo leads qualificados, entre outras vantagens.

Neste post, trouxemos um miniguia que explicará desde o momento do planejamento até a divulgação do e-book. Continue a leitura e confira!

Como realizar o planejamento do e-book?

Antes de colocar a mão na massa e fazer o e-book, você deve pensar em todos os pormenores que estarão na produção — ou seja, é preciso ter um planejamento estratégico para entregar algo que esteja agradável aos olhos do público. Para tanto, reunimos as principais etapas no que se refere ao planejamento do e-book.

Crie sua persona

De maneira geral, a persona é uma representação fictícia do que você pode considerar como cliente ideal para a empresa, sendo que sua construção se dá por meio de dados reais obtidos em pesquisas de mercado, base de dados, experiências anteriores etc. Ela é necessária para nortear o tom de voz utilizado no conteúdo, dando sentido ao e-book e permitindo que o tema seja melhor desenvolvido.

Defina o tema

Em relação ao tema, você deve pensar em algo que responda uma determinada questão ou solucione um problema da persona, tendo como base o conhecimento que dispõe, a proposta do seu negócio e a jornada em que o usuário percorre. Caso queira otimizar conteúdos já existentes, você pode selecionar alguns blog posts e transformá-los em e-book, transformando em um material rico que pode render bons frutos.

Estabeleça um calendário editorial

Assim como costuma fazer no blog ou nas redes sociais, você precisa organizar os e-books para que eles tenham uma frequência de publicação, visando otimizar o processo e entregar conteúdos no tempo certo em cada estágio do funil de vendas. Lembre-se que quanto mais segmentada estiver sua base, naturalmente, mais oportunidades aparecerão para fornecer materiais valiosos ao público.

Estruture a pauta

Como se fosse uma receita de bolo, é preciso estruturar os ingredientes do conteúdo para que obtenha um e-book de qualidade. A pauta é uma etapa fundamental e deve conter o título, a persona, o estágio do funil, as palavras-chave e a descrição do que será escrito — trazendo informações do que virá na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.

O que deve ter na produção do conteúdo?

Depois de organizar cada detalhe do planejamento, chega o momento de arregaçar as mangas e colocar em prática o conhecimento que tem sobre o assunto que pretende tratar. No entanto, assim como os passos anteriores, é necessário prestar atenção em alguns quesitos que deixarão seu texto bem mais atraente. A seguir, conheça as etapas que fazem parte da produção do conteúdo.

Escreva algo relevante

Por se tratar de um material mais elaborado do que um blog post, você deve caprichar no desenvolvimento do conteúdo e colocar informações que abordem de forma clara o assunto definido. Para que isso ocorra, pode-se valer de dados estatísticos que comprovem sua tese sobre o tema, cases de sucesso, gatilhos mentais, figuras de linguagem e demais recursos que possam enriquecer o texto como um todo.

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Revise com atenção

A língua portuguesa é uma das mais complexas do mundo e se torna natural cometer um errinho aqui e outro ali, porém, minimizar isso é primordial para entregar algo que esteja de acordo com a gramática e torne a leitura fluída. Portanto, revise sempre o material produzido para identificar se está de acordo com a pauta, se há veracidade nas informações, se a linguagem utilizada tem coesão e demais aspectos essenciais.

Coloque imagens para ilustrar

Ao contrário de um “whitepaper”, que costuma ser um conteúdo mais denso e focado na parte textual, os e-books tem uma aparência leve e precisam de imagens para equilibrar a visualização do material. Você pode ilustrar como preferir o conteúdo, porém opte por imagens profissionais gratuitas, afinal, você não quer ter problemas com direitos autorais depois, não é mesmo?

Otimize a estrutura do conteúdo

Muito além de fazer um texto agradável e incluir imagens que correspondam ao que foi escrito, você precisa se preocupar com a diagramação do e-book do começo ao fim. É fundamental que aspectos como o índice, a barra de título, o cabeçalho, o rodapé e o corpo do texto obedeçam a identidade visual da empresa, a fim de gerar uniformidade e trabalhar o branding da marca.

De que maneira será divulgado?

Geralmente, os e-books em si não tem o conteúdo indexado nos mecanismos de busca, porém, isso não quer dizer que você deixará de divulgá-lo, pois existem maneiras bem eficientes para colocar o seu material em evidência. Adiante, veja dicas especiais para viralizar o seu e-book e criar autoridade online.

Desenvolva landing pages

Ao criar uma landing page, que são páginas de captura de dados com o intuito de fornecer um determinado material, você terá a oportunidade de divulgar o seu e-book e aumentar a sua captação de leads consideravelmente. Sendo assim, estruture as informações presentes nessa página para que os leitores não se dispersem e executem a ação proposta, isto é, fazer o download do arquivo.

Compartilhe nas redes sociais

Sem sombra de dúvidas, as redes sociais dominaram as estratégias de marketing digital e utilizá-las para divulgar seu e-book é uma excelente escolha, tendo em vista o potencial que essas mídias têm para alavancar conteúdos em pouquíssimo tempo. Se possível, introduza botões de compartilhamento nas páginas do e-book, facilitando assim para que sua audiência espalhe o texto pelas redes.

Utilize o e-mail marketing

O e-book não é só uma ótima maneira de captar leads, mas também de nutri-los, isto é, utilizar o e-mail marketing para fazer a divulgação é uma ótima chance de conduzir as pessoas pela jornada de compra. Seja como fluxo de nutrição, seja como boletim informativo de newsletter, não deixe de repassar o texto de tempos em tempos, mas sempre obedecendo o calendário editorial construído no início.

Invista em tráfego pago

Além de trabalhar todas as formas possíveis de melhorar o tráfego orgânico para que as pessoas tenham acesso ao material, você pode utilizar de

links patrocinados também. Sempre que puder, separe uma parte do orçamento de marketing e impulsione o link para o e-book de modo que alcance um público mais específico e, consequentemente, consiga um bom retorno sobre o investimento aplicado.

Por fim, vale ressaltar que muito mais do que aprender em como fazer um e-book é preciso organizar os dados obtidos nesse processo e mensurá-los, a fim de identificar o que pode ser melhorado nas estratégias futuras.

Conseguiu compreender de fato como fazer um e-book de qualidade e quer ficar de olho em outros conteúdos que temos? Então, prestigie as nossas redes sociais — estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Google Plus!

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