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Por que sua empresa deve ter um Blog corporativo?

Por que sua empresa deve ter um Blog corporativo?
Por que sua empresa deve ter um Blog corporativo?

A sua empresa já está na internet? Qual é o seu canal preferido? O Twitter? O Facebook? Talvez seja o Instagram? Mas você já pensou em ter também um blog corporativo? Essas perguntas são pertinentes, uma vez que muitas empresas ainda não conseguem ver a importância de investir nesse tipo de mídia. No entanto, um blog traz muitos benefícios para uma marca e, sim, ele pode afetar diretamente o lucro.

As vantagens de um blog corporativo vão muito além do que simplesmente trazer mais pessoas para o seu site e, neste artigo, nós vamos falar exatamente sobre elas. Continue com a gente e confira!

O que é um blog?

Provavelmente, você já ouviu falar bastante do termo “blog” e até tem uma ideia do que se trata. Mas vamos começar com uma definição clara: um blog é um site construído com uma estrutura simplificada de forma que é possível mantê-lo frequentemente atualizado, em um espaço no qual as novas postagens aparecem de forma cronológica (as mais recentes no topo). Ele tem a característica de ser um veículo bastante pessoal, por meio do qual as pessoas ou empresas expressam suas ideias e compartilham opiniões e paixões com o mundo.

Um blog pode ser sobre absolutamente qualquer coisa, então, cada pessoa e marca criarão a sua própria persona ao atualizá-lo. Aliás, uma persona é um personagem fictício criado para representar grupos específicos dentro de um público-alvo. A criação de personas é uma excelente forma de garantir que o seu conteúdo se identifique e ressoe entre a sua audiência.

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Por que é importante para uma empresa ter um blog corporativo?

Você sabia que é possível fortalecer a sua marca, gerar autoridade no mercado e criar um relacionamento com os seus clientes a partir de uma única estratégia? Um blog corporativo pode ser uma importante parte das ações de marketing de uma empresa e muitos são os motivos para isso. Abaixo, listamos os principais deles:

  • Influencia a conquista de mais clientes

    Um estudo publicado pela Ignite, agência americana de social media, apontou que 61% dos consumidores disseram que compraram um produto depois de lerem sobre ele em um blog e que empresas com blogs geram 126% mais futuros clientes do que as que não o possuem.

    Na prática, isso significa que investir nesse tipo de canal e na criação de conteúdos relevantes influencia diretamente as decisões de compra dos seus clientes e, consequentemente, as suas vendas.

  • Ajuda a construir uma imagem de credibilidade

    O mesmo estudo da Ignite apontou que mais de 80% das pessoas que leem blogs corporativos acreditam nos conselhos que são compartilhados, o que mostra que ter um blog é uma excelente forma de compartilhar o conhecimento sobre a sua área e educar o público. Você ainda vai se aproximar dele, partilhando da cultura da sua empresa e fazendo com que os clientes se identifiquem com a persona da sua marca.

    Se você, por exemplo, tem uma companhia que oferece Programas de Coaching, como é o caso da empresa DM Coach, pode compartilhar com o seus leitores dicas sobre orientação de Carreira/Vocacional ou artigos sobre o desenvolvimento profissional. Se você é designer de interiores, pode, por exemplo, escrever sobre a importância do seu trabalho e ainda dividir com o público dicas de decoração. Bom, você é expert no que faz, então, imagine a quantidade rica de informações que pode oferecer aos clientes apenas por ter um blog corporativo!

  • Estabelece uma marca como autoridade

    As melhores empresas usam os blogs para responder a dúvidas comuns entre os consumidores. A informação compartilhada por um especialista é bem-vista aos olhos da audiência, que tende a se lembrar de uma marca ou de uma empresa quando mais dúvidas sobre o mesmo assunto surgem. Se você cria um conteúdo que auxilia o público e publica com frequência, isso vai ajudá-lo a se estabelecer como uma autoridade no assunto porque quando um dos seus leitores tiver uma pergunta sobre a sua área é de você que ele vai se lembrar.

    Aliás, a Resultados Digitais, uma das maiores empresas de Marketing Digital do Brasil, criou um blog antes mesmo de lançar o produto, por entender que eles são excelentes ferramentas de marketing. Com isso, a empresa ganhou notoriedade, se estabeleceu como líder em seu nicho e pôde usar o espaço do blog para facilitar o processo de vendas do próprio produto depois de lançado.

  • Traz resultados também em longo prazo

    Se você publica um post hoje, ele receberá algumas interações nos primeiros dias, mas o ciclo de vida de uma postagem não termina assim. O post passará a ser indexado e ranqueado em buscadores, o que significa que, por meses e anos, ele continuará lá, trazendo tráfego e leads para o site. Então, enquanto você estiver no trânsito, passeando ou ocupado com outro assunto, o seu blog estará trabalhando por você, gerando leitura e leads. Resumindo: o pouco de tempo que você investiu escrevendo uma postagem pode se transformar em resultados em curto, em médio e em longo prazo.

  • Já existem empresas preparadas e especializadas em produção de conteúdo

    E se você diz não entender nada de Marketing de Conteúdo e até já pensou em ter um blog, mas não sabe por onde começar, saiba que já existem empresas bastante antenadas sobre a importância da “blogagem” como ferramenta de marketing e que são especializadas em Marketing de Conteúdo, que é o tipo de marketing que busca engajar o público e angariar clientes apenas com a criação de conteúdo para a internet, como os e-books, os vídeos, as postagens etc. Logo, tudo que você terá que fazer é compartilhar a visão e o objetivo da sua marca e especialistas cuidarão do resto do seu conteúdo.

Como usar o blog corporativo para divulgar a sua empresa?

Você sabia que, além de todas as vantagens citadas acima, um blog corporativo ainda pode ser um excelente canal de divulgação da sua empresa? Se usado de forma correta, ele pode ajudar a mostrar todos os benefícios dos seus produtos e serviços, auxiliando a convencer o público sobre os seus diferenciais.

Um blog bem estruturado trabalha “sozinho” a favor da sua marca. Ao procurarem por um determinado termo nos buscadores, os seus potenciais clientes vão encontrar a sua página e, a partir disso, eles podem se tornar leads importantes na sua estratégia de marketing. E tudo isso é feito de maneira suave e natural, diferentemente do que acontece nas campanhas de divulgação convencionais.

É viável usar o seu conteúdo para mostrar aos leitores uma possível demanda que eles já têm, apresentar possíveis soluções e até mesmo educar sobre os diferenciais da sua marca. Ou seja, o seu blog pode ser a vitrine que você procurava — e da qual precisa — para divulgar a sua empresa além dos meios de comunicação já usados.

No entanto, tenha atenção! Apesar de os blogs serem canais bem úteis para a divulgação dos seus produtos e serviços, lembre-se de que é preciso evitar usá-los apenas como mais um mecanismo de autopromoção. Afinal, o seu foco central é trazer informação de qualidade, capaz de educar, engajar e influenciar o seu público sobre determinados assuntos.

Que tipo de conteúdo deve ser postado em um blog corporativo?

O primeiro passo para produzir um conteúdo de qualidade é entender quem é a sua persona e que tipo de informação ela está buscando. A partir disso, será possível estabelecer critérios mais objetivos para a definição de temas e assuntos abordados, além de um calendário de postagens.

Antes de postar sobre um prêmio que a sua empresa ganhou e deixou toda a equipe animada, é preciso pensar se esse conteúdo vai ter alguma relevância e despertar o interesse dos seus leitores. Foque sempre informações que sejam úteis para o público da sua marca, como dicas e orientações relacionadas com o seu mercado de atuação.

Enquanto uma academia pode focar conteúdos que mostrem os benefícios da atividade física, uma loja de brinquedos pode oferecer dicas de cuidados com as crianças, por exemplo. O segredo do sucesso é ter sempre como direcionamento as necessidades e demandas dos seus potenciais clientes.

No caso de blogs corporativos internos, você pode ter uma pauta um pouco mais focada na empresa. É possível, por exemplo, falar sobre os acontecimentos de destaque, as novidades, as ações de comunicação e as notícias que despertam o interesse dos seus colaboradores de um modo geral.

Lembre-se de, em ambos os casos, abrir espaço para os comentários dos leitores. Assim, você cria um novo canal de comunicação com o público e consegue ter um feedback direto sobre os conteúdos publicados.

Como você pôde perceber ao longo do texto, um blog é uma importante e eficiente ferramenta de comunicação. Existem inúmeros outros benefícios nesse tipo de investimento, mas poderíamos apenas dizer que se a sua empresa ainda não está por dentro dessa estratégia, a tendência é de que ela fique para trás em relação à concorrência que — pode ter certeza — já está!

Ainda tem dúvidas de que o blog corporativo é um excelente investimento para o seu negócio? Deixe um comentário no post contando para a gente!

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