• Blog
  • Descubra o que é prospect e como impulsionar as vendas com ele

Descubra o que é prospect e como impulsionar as vendas com ele

Desde a popularização da Internet, muitas coisas nunca mais foram as mesmas. Hoje, o mundo está conectado. Por um aplicativo, é possível entrar em contato imediato com alguém que esteja do outro lado do mundo. O universo digital modificou o comportamento da sociedade e, com isso, algumas rotinas mudaram drasticamente.

Um exemplo disso é como se tornou comum fazer compras sem sair de casa. Com isso, o marketing tradicional evoluiu para uma versão virtual. O marketing digital desenvolveu novas estratégias para otimizar suas vendas e, por meio de métricas, consegue identificar quem são as pessoas mais propensas a se tornarem seus clientes: os prospects, ou prospectos.

Continue a leitura, confira o que é prospect e como garantir o impulsionamento das suas vendas!

O que é prospect na prática?

Acima, já adiantamos um pouco do conceito para você. Mas, para definir, de fato, quem são seus prospects, é necessário saber diferenciar esse termo de outros muito usados no marketing digital. Os leads, por exemplo, também são potenciais clientes para o seu negócio. No entanto, o grau de maturidade deles com o seu produto ainda está em um estágio inicial.

O prospect sabe realmente o que quer. Ele se encontra em um estágio mais avançado no funil de vendas e está mais propenso a se converter em cliente do seu negócio. A principal diferença entre o lead e o prospect é o momento da abordagem. Como o lead ainda não tem certeza de que o seu produto é a solução de que ele precisa, ele não recebe nenhuma abordagem direta da equipe de vendas.

Suspect

Outro termo que costuma gerar alguma confusão é o suspect, ou suspeito. Basicamente, ele diz respeito a qualquer oportunidade de negócio. Ele corresponde ao público-alvo do seu produto. Agora, torná-lo um lead, um prospect e, enfim, um consumidor, vai depender diretamente das ações que você aplicar à sua estratégia de marketing digital.

Tráfego Orgânico: Guia completo para conquistar tráfego para seu sitePowered by Rock Convert

Como ter mais prospects?

Primeiramente, para conseguir mais prospects, é imprescindível desenvolver uma estratégia de marketing digital. Sem um planejamento profissional, é praticamente impossível ter eficácia e alcançar mais prospectos. Para isso, é necessário incluir, no seu plano de ação, algumas dicas valiosas. Confira abaixo!

Entenda a sua persona

Para acertar o alvo, é primordial conhecer quem é ele. Assim, ao desenvolver seu plano de marketing, faça um estudo e construa a persona para o seu produto. Vale lembrar que persona e público-alvo não são a mesma coisa. Ela tem um perfil mais elaborado, mais próximo, o que otimiza a sua estratégia, porque o seu produto vai estar alinhado às suas expectativas.

Utilize materiais ricos

O prospect é aquela pessoa que está em busca de mais informações sobre um tema, assunto ou produto. Então, ele não vai se contentar com conteúdos rasos. Ofereça uma informação valiosa para ele e materiais ricos, como e-books de conteúdo avançado. Construir um planejamento de marketing de conteúdo com qualidade é o segredo para atrair mais prospectos ao seu negócio e reforçar a sua presença digital.

Invista sempre em SEO

Pode até parecer pleonasmo quando falamos em SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, e estratégia de marca online, mas isso precisa ser reforçado. O SEO é o básico quando o assunto é eficácia em marketing digital. Para conseguir conquistar leads, prospects e clientes, o seu negócio precisa investir nessa técnica para ranquear nos primeiros lugares do Google e de outros dispositivos de busca.

Um conteúdo, seja para um e-commerce ou para um blog, construído levando-se em consideração o SEO, tende a ser mais visto, porque os mecanismos de busca o valorizam. Isso acontece porque essas ferramentas querem oferecer a melhor experiência para o usuário.

Então, agora que você sabe o que é prospect e como conquistá-lo, não deixe de investir na otimização do seu site. Invista em técnicas de marketing digital e sempre faça o monitoramento dos dados. Alie isso à outras técnicas, como a análise preditiva, que, com certeza, o seu negócio será mais visto.

Se você quer se aprofundar mais no assunto, não pode perder o nosso artigo com 4 dicas para otimizar a prospecção de vendas! Acesse!

Descubra o que é prospect e como impulsionar as vendas com ele

Descubra o que é prospect e como impulsionar as vendas com ele