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SEO on-page e off-page: Entenda suas diferenças e aplicações

SEO on-page e off-page: Entenda suas diferenças e aplicações
SEO on-page e off-page: Entenda suas diferenças e aplicações

Ferramentas SEO são fundamentais para posicionar uma empresa no meio online em sites de busca, como o Google e Bing. Para isso, é essencial aplicar de maneira eficaz as estratégias de Seo on-page e off-page

Search Engine Optimization (SEO) são técnicas que buscam otimizar o alcance de um domínio online, permitindo que este apareça em uma posição adequada nos resultados de busca.

Esse recurso favorece o posicionamento do site em potencial, fazendo com que o alcance chegue a um número maior de pessoas que buscam por conteúdos de relevância relacionados com o do domínio em questão.

Esse modelo pode ser dividido em dois processos: o SEO on-page o o SEO off-page, ambos, de suma importância para o posicionamento online de um site ou blog, por exemplo.

SEO on-page se caracteriza pelas ações realizadas no próprio site do seu e-commerce, como a otimização de títulos, links internos e palavras-chave. Já o off-page se relaciona aos trabalhos realizados com links externos para o seu comércio na internet.

Neste artigo, falaremos sobre:

SEO on-page

O trabalho on-page consiste em todas as estratégias utilizadas para a otimização do seu conteúdo online. É feito um diagnóstico do site e são desenvolvidas uma série de ações com o objetivo de aprimorar o ranqueamento da página nos buscadores da internet.

Os buscadores da internet têm o objetivo de otimizar os resultados de conteúdos de maior relevância de acordo com as pesquisas dos internautas. Para atender esse critério é necessário uma boa posição na sua página na web. Otimizar as páginas do seu domínio garante uma melhor experiência para os usuários.

Disponibilizar um conteúdo informativo de qualidade no seu e-commerce, junto com um ambiente de boa usabilidade, são alguns dos fatores que contribuem para o bom posicionamento da página e uma interação maior com os internautas.

Um exemplo de estratégia on-page é a escolha de um título otimizado que contenha palavras-chave. Outros pontos importantes são:

  • Title tag:

    Título do seu site que aparece nas páginas de busca. Este, dá uma prévia ao internauta do que ele vai encontrar no seu domínio. O ideal é que a sua palavra-chave apareça na Title Tag.

    Por exemplo: Se o seu e-commerce é especializado na venda de um molde específico de aparelho fixo transparente, opte por utilizar como palavras-chave “aparelho transparente preço”. Agora, se o seu domínio for voltado para a venda de implantes dentários, utilize palavras-chave como “implante dentário preço”, e assim por diante.

  • Títulos e subtítulos:

    Precisam de clareza, conter palavras-chave principais e obedecer a hierarquia h1, h2, h3. O título deve estar formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por diante. Isso colabora para que o conteúdo fique visualmente mais agradável.

  • URL:

    O endereço da sua página é essencial pois dá uma prévia do conteúdo abordado dentro do domínio. Utilizar termos claros na composição e inserir palavras-chave que deseja ranquear são ótimas dicas para uma boa colocação do seu negócio nos sites de busca.

    Também é importante observar a URL criada automaticamente pelo site e caso necessário, alterá-la. Por exemplo: Uma página do seu domínio é dedicada somente à falar sobre tratamentos ortodônticos, como o do buraco na gengiva. Neste caso, uma URL cheia de números e símbolos é bem menos atraente do que uma URL que já contenha o assunto que irá ser tratado na página. Observe:

    1. www.meuconsultorio.com.br/ip.638322732

    2. www.meuconsultorio.com.br/buraco-na-gengiva

    Nota-se que a segunda opção é bem mais agradável visualmente, portanto, é a mais indicada.

  • Meta description:

    É um resumo do conteúdo que o internauta vai encontrar ao acessar determinado site. Seu principal objetivo é atrair mais usuários a clicarem no link. Este espaço é destinado para que as páginas se diferenciem umas das outras, em meio a tantos resultados que aparecem nos sites de busca. É preciso convencer o visitante em poucas palavras de que o conteúdo oferecido pela página é de fato relevante para sua pesquisa.

SEO off-page

Diferente do SEO on-page, o off-page se consiste nos direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet. Nada mais é que um conjunto de estratégias aplicadas fora das suas páginas para assim, demonstrar a sua relevância no mercado, melhorando o posicionamento nos mecanismos de busca.

Pense desta forma: Quanto mais links e menções o seu site receber de diversas páginas distintas que sejam relevantes e confiáveis, mais pontos ele terá com os buscadores do Google. Elas devem ser relacionadas de modo que uma complemente a outra, para que ambas possam contribuir no aumento de tráfego.

Afinal, para se posicionar adequadamente nos mecanismo de busca, também é necessário um bom relacionamento com o restante da web.

Por exemplo, sua página oferece dicas de vestimenta para as estações do ano. Essa página vai ser citada em vários blogs e sites sobre moda e assim, melhorar o posicionamento nos buscadores, pois estando em outros domínios atrativos e relevantes, o seu conteúdo recebe mais visualização do público em potencial.

Essa construção de rede de links e direcionamentos (chamados backlinks) se consistem em uma ação conhecida como link building.

Entretanto, o SEO off-page não se engloba só a essa prática. A estratégia consiste em todas as medidas adotadas fora dos sites. Isso significa que toda a construção de relacionamento com outros domínios, mesmo que não gere backlinks, é válida para a otimização.

As ferramentas de busca não consideram apenas os links para a página como um fator de rankeamento. Menções ao site ou à marca também são de suma importância para avaliar sua relevância.

Confira agora algumas estratégias de SEO off-page valiosas para alavancar o posicionamento do seu site:

  • Parcerias:

    Fazer parcerias com outros sites e blogs é essencial para conseguir a linkagem com a sua página sempre que possível. Além disso, é ideal encontrar parceiros que tenham uma linha de conteúdo relacionada com a sua área de atuação, a fim de sempre deixar os links bem contextualizados. Afinal, quanto mais links uma página recebesse, mais ela ficaria relevante para o buscador.

  • Comentários e menções:

    As menções ao site em outros domínios são tão importante quanto as backlinks para auxiliar em um melhor posicionamento da página. Estas, podem ser feitas em posts de outros blogs ou fóruns da internet, mas, para um resultado positivo, é muito importante que esses comentários sejam feitos de forma relevante, com uma referência positiva e que mostre autoridade no assunto.

  • Redes sociais:

    As redes sociais são elementos de mídia que podem resultar em um bom número de redirecionamentos para a sua página.  Pensando em SEO off-page e redes sociais, é possível analisar o volume de tráfego proporcionado por determinada rede social, assim como o número de vezes em que um post foi compartilhado, o número de conversões que resultaram em vendas, etc. Essas plataformas se tornam uma excelente opção para troca de conteúdo com o público, além de promover interação com os seguidores.

Para aqueles que buscam alavancar um negócio, projeto ou marca através da internet é essencial ter em mente que tanto as ferramentas de SEO on-page quanto de off-page são fundamentais na busca de melhores posicionamentos nos campos de busca.

Tanto uma quanto a outra, são estratégias que auxiliam no processo de otimização de conteúdo, tornando-o com grande visibilidade para os internautas que buscam por assuntos de relevância parecidos com o da sua área de atuação. Tendo em mente a importância dessas dicas, a probabilidade de você se destacar o seu domínio é muito alta!

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Clínica Ideal

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