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O que são backlinks e como implementar essa estratégia?

O que são backlinks e como implementar essa estratégia?
O que são backlinks e como implementar essa estratégia?

O marketing digital conta com diversas ações fundamentais para que você consiga alcançar os objetivos traçados nos canais digitais. Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), uma forma de se posicionar entre os principais resultados de buscas no Google, por exemplo. Dentro dessa estratégia, saber o que são backlinks é uma etapa fundamental.

Afinal, apenas a partir de um conjunto de ações, é possível conseguir um melhor ranqueamento nas suas páginas. Sendo assim, não basta investir somente em conteúdos de qualidade, é preciso ter uma maior autoridade, por exemplo, o que pode ser resolvido com o uso de backlinks.

Então, que tal se aprofundar nesse assunto e saber como implementar essa estratégia? Continue a leitura e confira!

Quantas vezes você acessou uma página na internet e, ao longo do texto, se deparou com vários links em certas palavras? Na estratégia de SEO, esse tipo de ação é conhecida como backlinks. É uma forma de gerar tráfego para o seu blog e, ao mesmo tempo, oferecer conteúdos de qualidade para os seus leitores.

Sejam externos (quando um artigo do seu site é linkado em uma página alheia), sejam internos (com o uso de links do seu próprio blog), saber o que são backlinks é fundamental. Afinal, eles são um dos fatores mais relevantes para conseguir um bom ranqueamento nas páginas do Google, fortalecendo a credibilidade e a autoridade do conteúdo publicado em seus endereços.

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Se você se questiona sobre o que fazer para utilizar esse recurso como auxílio em sua estratégia de SEO, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis. Veja!

  • Invista em conteúdos atrativos

    O primeiro passo é produzir conteúdos relevantes para os seus leitores, já que é esse o fator mais importante para se diferenciar da concorrência e fazer com que cada visitante passe mais tempo em sua página.

  • Tenha novas parcerias

    Outra tática importante é fazer parcerias com outras referências da sua área de atuação e produzir “guestposts“ — quando os links das suas páginas são colocados em publicações de um parceiro.

  • Não compre backlinks

    Mais uma prática fundamental é não comprar backlinks, ou seja, apenas se colocar como uma opção com conteúdo, de fato, relevante. Caso contrário, o usuário pode, por exemplo, acessar a sua página e rapidamente deixá-la por conta da falta de qualidade, aumentando a sua taxa de rejeição.

Atualmente, existem vários tipos de backlinks e é fundamental que você conheça as suas funções antes de montar a sua estratégia de marketing digital. Então, detalhamos cada um deles a seguir. Confira!

  1. Nofollow Links

    Os Links Nofollow são aqueles considerados quando uma página está linkada para outra, mas o link tem uma “quebra” e essa ligação não acontece corretamente. Logo, se um site usa a tag “nofollow” em seu script, ele impede que outros endereços melhorem seu posicionamento às custas deles.

    Geralmente, essa tática é muito utilizada por sites de empresas mais relevantes e com métricas altas. Sendo assim, os Links Nofollow são uma maneira de impedir linkagens desnecessárias de diversas páginas da internet.

  2. Dofollow Links

    Os Links Dofollow são opostos ao que explicamos acima. Esses tipos de backlinks são aqueles que você deve utilizar na sua estratégia de SEO. Isso porque eles permitem que os links que são adicionados ao seu blog funcionem normalmente, transmitindo autoridade e relevância.

    Tenha em mente que os Links Dofollow têm muito potencial para blogs com baixa visibilidade nos mecanismos de busca, tornando-os um grande diferencial. Portanto, quanto mais eles conseguem esse tipo de backlink, melhor será seu posicionamento.

  3. Low Quality Links

    Esses são aqueles backlinks de pouca qualidade para o seu site. Por exemplo, conteúdos linkados de endereços duvidosos como spams ou links comprados. Sabendo disso, os Low Quality Links podem prejudicar seu tráfego e impedir que sua página melhore o seu ranqueamento.

  4. Link Juice

    Ele é muito utilizado com o objetivo de melhorar a autoridade de um blog em relação a um determinado tema. O Link Juice também traz o leitor de um endereço na web para algum dos seus conteúdos. Portanto, isso contribui para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

  5. Anchor Text

    Também conhecido como texto âncora, ele diz respeito a um conteúdo em que é usado hyperlink para uma página externa ou interna. Então, ele é uma ótima opção para pessoas que desejam ganhar autoridade online com base em certas palavras-chave.

  6. Internal Links

    São os links internos, que levam o visitante de uma página para outra sem sair do mesmo endereço. Assim, eles conectam o próprio blog com temas relevantes para o usuário, fazendo com que ele navegue pelo site por mais tempo.

  7. Root Domains Links

    Eles se referem à quantidade de links que uma página recebe de um mesmo domínio. Dessa maneira, não adianta linkar diversos sites relevantes para tentar melhorar seu posicionamento. No final, o que será contato é somente um link.

    Nesse caso, você precisará de muitos links exclusivos de endereços com boas métricas para também ser levado para as primeiras páginas do Google.

O primeiro passo para colocar em prática esse método é ter um site de qualidade que mereça receber links. Depois, é preciso planejar suas ações e realizar uma estratégia de Link Building — que visa construir uma rede de links para o site que fortaleçam a sua autoridade e direcionem tráfego.

A partir disso, é importante executar uma série de tarefas que fazem parte do processo. São elas:

  • encontrar bons parceiros;
  • definir seus objetivos, como ganhar visibilidade, fortalecer a marca ou vender mais;
  • identificar os diferenciais da sua empresa de modo que outros sites tenham interesse em linkar o seu site.

Para essa estratégia gerar bons resultados é importante saber reconhecer as características de um bom backlink. No entanto, tenha em mente que não existe uma métrica que vai determinar com precisão quando ele é ou não de qualidade.

Nesse momento, é preciso interpretar os dados relacionados com as linkagens a fim de perceber com facilidade, depois de um tempo de prática, se os backlinks são bons ou não. Veja algumas formas de analisar as suas características:

  • obtenha métricas de ferramentas de SEO;
  • tenha uma lista completa de backlinks para perceber quais são os mais indicados;
  • verifique os critérios de backlinks de acordo com cada tipo.
  • explore as métricas indiretas, como tráfego, relevância da sua página, links externos, texto âncora e localização do link.

Não investir nessa estratégia pode ser um erro grave para o sucesso do seu negócio, especialmente a longo prazo. Essa é uma das formas mais eficientes de aumentar a relevância e a autoridade da sua marca dentro do seu segmento de mercado. A tendência é de que as suas páginas se tornem mais fracas e gerem pouco tráfego, resultando, sem dúvidas, em um desempenho abaixo do esperado.

Saber o que são backlinks é, portanto, fundamental para que a sua estratégia de SEO seja, de fato, eficiente. Sendo assim, não perca tempo e comece a investir nas ligações — externas e internas — dentro das suas páginas, fortalecendo ainda mais a sua reputação.

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