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Saiba como a estratégia de Meta Description influencia o site ou blog

Quando o assunto é Marketing Digital, é fundamental entender como cada fator é importante para o melhor desempenho da sua estratégia como um todo. Afinal, um simples erro pode fazer com que as suas ações não se tornem tão eficientes quanto o esperado, por exemplo. Por isso, é preciso conhecer cada informação que pode impactar o usuário e uma delas é a Meta Description.

Para quem deseja um melhor aproveitamento no rankeamento orgânico do Google por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a Meta Description pode até parecer desnecessária em um primeiro momento, já que não impacta diretamente o seu posicionamento. Porém, é mais um canal fundamental de comunicação com quem está fazendo a pesquisa.

Dentre os muitos resultados que aparecem, o que você pode fazer para se diferenciar dos principais concorrentes na página de resultados? O pequeno espaço destinado para a Meta Description pode ser muito útil nessa tarefa. Que tal, então, entender um pouco mais sobre esse fator importante dentro de uma SERP (Search Engine Results Page)? Continue a leitura para conferir!

O que é Meta Description e qual a sua importância?

Quando você faz uma busca no Google e a lista de resultados aparece, as informações ali são muitas: título, endereço, data de publicação e também um breve explicativo sobre o que se trata aquele conteúdo, certo? A Meta Description é exatamente esse resumo do que vai ser encontrado naquela página, ou seja, mais uma opção para convencer o usuário a clicar no seu link.

Afinal, muitos dos títulos sobre determinada palavra-chave pesquisada podem ser bastante parecidos, o que reforça ainda mais a importância de investir na produção de uma descrição sucinta e detalhada sobre o que vai ser encontrado ali. O pequeno espaço — cerca de 155 caracteres — é, portanto, mais uma oportunidade de convencimento para as empresas.

Portanto, essa é uma forma de diferenciar o conteúdo oferecido na sua página em relação ao seu concorrente. Quando feita de maneira eficiente, a tendência é de que o usuário seja persuadido a conferir o que você tem a oferecer. Ou seja, se você deseja um maior tráfego e que a sua estratégia de SEO seja ainda mais completa, é preciso investir na produção de Meta Descriptions.

Quais são os benefícios para a sua performance de SEO?

Por mais que não seja uma tarefa fácil se posicionar entre os principais resultados em uma pesquisa no Google, as regras do jogo estão claras para todos. Esse conjunto de técnicas, mais conhecido como SEO, inclui, por exemplo, o uso da palavra-chave correta, um trabalho com backlinks e mesmo o tempo médio em suas páginas. A Meta Description não é um desses fatores.

Por que, então, é tão importante pensar em uma descrição para as suas páginas? Caso você não crie uma Meta Description própria para cada um dos seus conteúdos, o Google vai preencher aquele espaço de forma automática, ou seja, sem nenhum tipo de estratégia. E isso é algo que você deve evitar que aconteça em qualquer uma das suas ações de Marketing Digital.

Afinal, se você pode customizar mais um espaço de contato com o usuário, qual é o sentido de deixá-lo genérico? Todo o seu trabalho para conseguir um melhor posicionamento no Google pode ser prejudicado por não atentar aos detalhes como esse. O trabalho de SEO não se restringe ao posicionamento, é preciso gerar tráfego e conseguir o maior número de acessos.

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E essa tarefa só vai ser realizada com total eficiência se você explorar todos os recursos disponíveis, como a Meta Description. O pequeno resumo abaixo do título do seu artigo não impacta diretamente o seu rankeamento, porém, é um diferencial para convencer o usuário a clicar na sua sugestão e não na página do seu concorrente.

Como criar uma Meta Description eficiente?

No entanto, na prática, o que fazer para criar uma Meta Description realmente eficiente? Separamos algumas dicas para você otimizar esse trabalho e tornar a sua estratégia de SEO ainda mais eficiente. Confira!

Seja objetivo

O mais importante da Meta Description é conseguir passar uma ideia clara de forma sucinta e objetiva. Afinal, o espaço destinado para essa descrição é restrito e ultrapassá-lo também não é uma boa decisão.

Use a palavra-chave

Também é importante utilizar a palavra-chave do conteúdo da sua página na descrição, já que ela é colocada em negrito pelo Google, servindo também para chamar a atenção do usuário.

Desperte o interesse

Nesse pequeno resumo, é preciso utilizar a sua criatividade para despertar o interesse do usuário em clicar no seu link e não na página concorrente. Entenda a sua persona e utilize essas informações para, de fato, prender a atenção do usuário.

Mostre o benefício do conteúdo

Como aquele conteúdo vai ser importante para o leitor? Essa é uma pergunta que deve ser respondida dentro da sua Meta Description, criando um atrativo para o usuário clicar e mostrando que você entende do que ele precisa e como aquele conteúdo pode ser relevante.

Qual é a importância de contar com uma ajuda especializada?

A Meta Description é apenas mais um desses detalhes que podem causar um grande impacto em sua estratégia de SEO como um todo. Dessa forma, pode ser importante contar com o auxílio de profissionais especializados no assunto, que possam orientá-lo sobre os menores — mas importantes — detalhes que otimizam as suas ações de Marketing Digital.

Portanto, por mais que a Meta Description não influencie diretamente o seu posicionamento nas páginas do Google, isso não significa que ela deve ser deixada de lado. Quando bem escrito, esse resumo pode ser uma importante ferramenta de convencimento do usuário, criando mais uma oportunidade de deixar a sua mensagem de maneira eficiente.

Agora que você já sabe o que é Meta Description, como ela é fundamental para o desempenho da sua estratégia de SEO e como uma agência especializada pode ser um diferencial para otimizar esse trabalho, que tal conhecer um pouco sobre a Via Agência Digital? Confira o nosso portfólio, conheça os nossos serviços e entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você!

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