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Entenda o que é link building e descubra como eles impulsionam os resultados do seu site

Entenda o que é link building e descubra como eles impulsionam os resultados do seu site
Entenda o que é link building e descubra como eles impulsionam os resultados do seu site

Se você já trabalha ou pretende entrar na área de marketing digital, deve dominar o conceito e o processo de link building. Afinal, ele é uma das principais estratégias de SEO a serem aplicadas no conteúdo. Basicamente, consiste em construir uma rede de links de outros sites que apontam o seu como referência no assunto.

Desse modo, com várias páginas recomendando a sua, o algoritmo do Google entende que você é uma autoridade e, assim, você consegue impulsionar os resultados do seu site.

Então, não basta criar um site responsivo, com boa velocidade de carregamento e com conteúdos relevantes. É preciso ir além para conquistar um excelente posicionamento nos resultados de busca.

Quer saber como fazer um bom link building e melhorar seus resultados? Então, continue com a gente e descubra tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é link building?

Conforme comentamos no início, link building é um conjunto de técnicas cujo objetivo é aumentar o número de backlinks, isto é, de links de outros sites, apontando para a sua página como uma referência em determinado assunto.

Em outras palavras, é quando outros sites fazem menção à sua marca por meio de links que servirão de porta de entrada para que novos usuários cheguem até sua página.

Sendo assim, o link building é uma das principais estratégias de SEO a serem utilizadas, pois ajuda no ranqueamento orgânico e, ao mesmo tempo, atrai novos visitantes.

A lógica por trás dela é bastante simples. Quanto mais backlinks de qualidade direcionarem para o seu site, mais os algoritmos dos buscadores entendem que ele traz um conteúdo que é, de fato, relevante aos usuários.

Para que ele serve?

Como você viu, o link building serve para que os algoritmos do Google entendam que a sua página realmente traz conteúdos pertinentes para os usuários. Isso ocorre porque o buscador investiga os links que direcionam para o seu site e analisa se ele é bastante citado.

Além disso, a inteligência artificial do algoritmo procura identificar a meta-descrição, o conteúdo, a posição do link na página e diversos outros fatores. É importante frisar que todos esses pontos têm influência direta na indexação e no ranqueamento da sua página.

Qual a importância dele para o meu site?

Como os links são responsáveis por indicar a popularidade de um site, então, podemos dizer que a importância de um bom link building é que ele é responsável pelo bom posicionamento nos motores de busca, especialmente do Google.

Portanto, um site sem backlinks dificilmente terá visitas, tendo em vista que nenhum outro o indica como uma boa referência no assunto.

Ter um bom posicionamento nos motores de busca significa aumento no tráfego orgânico do seu site, o que, consequentemente, resulta em mais vendas para a sua marca.

Como aplicar uma boa estratégia de link building em meu site?

Agora que você entendeu que o link building é imprescindível para uma forte presença digital, é hora de descobrir como aplicar a estratégia de forma eficaz. Está preparado? Então, anote as dicas a seguir!

Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, além de contribuir muito para a prospecção ativa de leads, também é fundamental para uma boa estratégia de link building. Isso porque, para conquistar bons backlinks, é preciso se certificar de que os usuários vão gostar do conteúdo quando chegarem ao seu site.

Além disso, quando os visitantes gostam do seu conteúdo, há muito mais chances de eles o compartilharem, gerando mais links de retorno. Ou seja, o conteúdo é tão bom que acabam se divulgando “sozinhos”, sem que precise demandar esforço para gerar links.

Alguns exemplos de conteúdos assim são:

  • conteúdos interativos, como quizzes;
  • infográficos;
  • guias completos, estilo passo a passo;
  • posts com listas.

Mas lembre-se que, seja qual for o modelo escolhido, é preciso caprichar no conteúdo.

Busque parceiros para backlinks

O grande desafio do link building é o fato de que quem decide se direciona para o seu site são os outros. No entanto, essa tarefa fica bem mais fácil quando há um bom relacionamento com outras páginas. Mas como encontrar os melhores parceiros?

A resposta é simples: são aqueles nos quais o Google tem confiança. Como saber isso? Basta ver aqueles que têm melhor posicionamento no buscador.

Uma ferramenta muito boa é o Link Explorer, que mostra quais são os melhores parceiros, bastando que você inclua a URL do site. Assim que encontrar um parceiro interessante, faça uma abordagem amigável, construindo um relacionamento no qual ambos possam se ajudar mutuamente.

Faça guest posting

Após encontrar bons parceiros e construir um relacionamento, proponha ações para gerar backlinks. Um dos mais utilizados é o guest post, que consiste na criação de conteúdo por meio de um convidado.

Isto é, se você percebeu que ele é autoridade em determinado assunto, convide-o para elaborar um conteúdo para o seu site. Porém, lembre-se que o assunto precisa ser relevante para a sua audiência. Caso contrário, perderá o seu propósito e a estratégia não funcionará.

Aposte no co-marketing

Além do guest post, também vale a pena investir no co-marketing, uma estratégia bastante similar. Trata-se da união de duas ou mais empresas para criar materiais em parceria. Isso ocorre especialmente na elaboração de e-books.

Nesse caso, é preciso pensar em um conteúdo que atraia o público de todos. Assim, todos saem ganhando com a parceria.

Rejeite backlinks duvidosos

Lembra que comentamos que os melhores parceiros para backlinks são aqueles com melhor posicionamento nos motores de busca e nos quais o Google confia?

Do mesmo modo, quando sites duvidosos (que enviam spam ou, ainda, que possam ser utilizados para aplicar golpes ou espalhar vírus) direcionam links para a sua página, o buscador entende que o seu site também pode não ser confiável.

O resultado disso é a queda no ranqueamento no motor de busca, prejudicando demais o seu tráfego orgânico. A melhor ferramenta para rejeitar esse tipo de backlink é o Google Search Console, que tem um recurso no qual você informa os domínios que deseja rejeitar.

Como você viu, o link building é essencial para conquistar um bom posicionamento nas páginas de busca. Com isso, há um aumento do tráfego orgânico e se elevam as chances de você se tornar uma autoridade em determinado assunto. Por isso, não deixe de seguir as dicas que apresentamos ao longo do post!

Quer saber mais sobre como melhorar seus resultados? Então, aproveite a visita no blog e entenda o que é e quais são os fatores determinantes de um negócio escalável!

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