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Redes sociais de nicho: como segmentar traz sucesso ao negócio?

Redes sociais de nicho: como segmentar traz sucesso ao negócio?
Redes sociais de nicho: como segmentar traz sucesso ao negócio?

Quando falamos em presença digital, é normal que a primeira coisa que venha à mente sejam plataformas, como Facebook, Twitter e Instagram. No entanto, as redes sociais de nicho vêm surgindo como uma opção eficiente para atingir um público cada vez mais específico e qualificado.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra o que são e como usar as redes sociais de nicho a favor do seu negócio.

O que são redes sociais de nicho?

Tendência cada vez mais presente no mercado digital, as redes sociais de nicho têm como objetivo reunir um determinado grupo de pessoas, com interesses em comum, em um ambiente em que elas possam interagir e trocar informações. Atualmente, existem redes voltadas para assuntos variados, como educação, leitura, cinema e muito mais.

Ao contrário das plataformas mais populares, o sucesso das redes sociais de nicho não está focado em conquistar uma grande audiência, mas em se tornar conhecida no universo do seu público-alvo. Um dos seus principais destaques entre os usuários é a possibilidade de compartilhar experiências, anunciar serviços, comercializar produtos, entre outras funcionalidades.

Por que essa segmentação é benéfica para o seu negócio?

As redes sociais de nicho são compostas por um público extremamente segmentado. Dessa forma, ao estar presente nesses nichos, você terá um canal de comunicação direto com consumidores interessados nos seus produtos e serviços, otimizando a divulgação da sua marca.

Além de garantir que você fale com o público certo, na hora certa, a presença em redes sociais de nicho ajuda a sua marca a se manter sempre atualizada com as mudanças do mercado. As discussões nesses ambientes em redes costumam ser mais relevantes, proporcionando um conteúdo exclusivo que realmente agregue em sua estratégia.

No quesito engajamento, as redes de nicho apresentam resultados muito mais satisfatórios do que redes de massa, como Facebook ou Instagram. Afinal, os usuários estão realmente interessados no segmento de atuação do seu negócio.

Como essa segmentação acontece na prática?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as redes sociais de nicho, deve estar se perguntando sobre como essa segmentação acontece na prática, não é mesmo? Pensando nisso, apresentamos alguns exemplos reais dessa importante tendência do marketing digital.

O TripAdvisor é um dos exemplos de maior sucesso de redes de nicho. Totalmente focado em viagens, ele tem como principal objetivo facilitar o planejamento turístico dos seus usuários. As marcas podem se cadastrar no site para receber feedbacks dos clientes, o que proporciona uma excelente oportunidade de se destacar e atrair novos consumidores.

Skoob é, hoje, a maior comunidade na web para os leitores do Brasil. Nessa rede social de nicho, os apaixonados por leitura se reúnem, criam suas estantes virtuais de títulos favoritos, interagem e trocam opiniões com outros usuários.

Além dos exemplos mais conhecidos, outras redes, como DevianArt, iDent, Livemocha, Pip e Meetup, também têm ganhado destaque no mercado.

Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber, o mercado de redes sociais de nicho já é uma realidade com enorme potencial de crescimento e não pode ser ignorada no planejamento digital do seu negócio.

Agora que você já conhece os benefícios que as redes sociais podem gerar para o seu negócio, descubra como otimizar a conversão de leads em clientes.

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