Início - Blog - Como gerar um impacto positivo nos usuários do seu site?

Como gerar um impacto positivo nos usuários do seu site?

Como gerar um impacto positivo nos usuários do seu site? Como gerar um impacto positivo nos usuários do seu site?
Como gerar um impacto positivo nos usuários do seu site?

Cada vez mais os sites têm ficado mais atrativos para os usuários, e, por isso, é fundamental saber o que é capaz de atrair a atenção das pessoas. Enquanto alguns itens são evidentes, como um visual que se destaque, outros tem a ver com a sensação que o site é capaz de causar nos visitantes.

Muitas vezes, basta mudar um detalhe no seu site para causar um enorme impacto e melhorar a sua visibilidade online. Por isso, tanto para quem está começando a criar o seu site, quanto para quem já tem o seu negócio online, é fundamental saber o que gera um impacto positivo nos usuários.

Neste artigo vamos mencionar quais são os detalhes mais importantes a serem observados no seu site para que ele impacte os usuários e para que você consiga ver um bom resultado nas suas métricas.

A primeira impressão é a que fica

Assim como quem vai a uma entrevista de emprego deseja criar uma boa primeira impressão, através de uma aparência bem cuidada e tendo estudado um pouco sobre a empresa e o cargo que vai ocupar, quem coloca o seu site no ar também busca atender as expectativas dos usuários por meio de um design bonito e funcional.

Afinal, existem tantos sites na Internet atualmente que a concorrência é enorme em qualquer ramo. Por isso, aqueles que focam em causar uma boa impressão acabam se sobressaindo e obtendo melhores resultados.

É importante que você tenha em mente que não adianta apenas oferecer um bom conteúdo, produto ou serviço, é preciso também transparecer profissionalismo em cada uma das páginas do seu site.

Foque as suas atenções na experiência dos usuários no seu site

Um dos temas que está mais em alta atualmente é a valorização cada vez maior da experiência dos usuários em um site, já que através dela é possível ter um conhecimento aprofundado sobre as necessidades dos visitantes. Dessa forma, é possível fazer com que a interação deles com o site seja muito melhor.

Caso a primeira impressão do usuário no site não seja boa, por ele estar tendo dificuldades em abrir uma página, por exemplo, é provável que ele desista logo de acessá-la e que vá para o site da concorrência.

Por isso é tão importante escolher uma boa plataforma para hospedar o seu site, já que assim você garante que os usuários não terão problemas durante o carregamento das páginas. A Hostinger normalmente é a escolhida para a hospedagem de sites, já que oferece um bom custo-benefício e garantias com relação ao desempenho, o que é fundamental para que as páginas não fiquem travando. Assim, boa parte da experiência dos usuários no seu site será definida pela hospedagem que você escolher.

 Utilize vídeos

 Outra maneira de causar um impacto positivo nos usuários é através de vídeos colocados em locais estratégicos do seu site. Afinal, o conteúdo dele não precisa se limitar a textos e imagens estáticas.  

Levando-se em conta o momento pelo qual a Internet passa atualmente, os vídeos são um dos tipos de conteúdo mais consumidos. O TikTok, que é um app de vídeos, foi o aplicativo mais baixado do mundo em celulares no mês de abril, sendo o Brasil o país que mais baixou a rede social, com 7,6 milhões de downloads. Isso demonstra o poder dos vídeos atualmente.

Através deles também é mais fácil deixar clara qual é a personalidade da sua marca, o que acaba possibilitando que os visitantes consigam se conectar mais facilmente com ela. Afinal, se, por exemplo, você incluir um vídeo seu falando sobre a marca, será o mais próximo possível que chegará de uma conversa frente a frente com seus clientes.

Conteúdo relevante

Outro aspecto importante para que o seu site gere um impacto positivo nos visitantes é que ele tenha conteúdo relevante, ou seja, que o que foi postado agregue valor aos usuários. Para textos, por exemplo, é muito importante que prendam a atenção de quem está lendo do início ao fim. Isso é fundamental para aumentar o tráfego no seu site.

Ao criar um conteúdo relevante para os seus visitantes, você irá adquirir uma imagem de maior profissionalismo perante eles, o que gera confiança e, consequentemente, melhora os resultados do seu site.

Não se esqueça de que é muito importante que qualquer conteúdo postado seja proveniente de fontes confiáveis. Afinal, qualquer informação errada irá arruinar a confiança construída com os usuários do seu site.

Acesso fácil e otimizado por meio de celulares

Atualmente tem se tornado cada vez mais raro encontrar alguém que não utilize um smartphone no seu dia a dia. Esses dispositivos correspondem à boa parte dos acessos que você terá no seu site, e, por isso, é tão importante focar também a sua atenção nesse público para gerar um impacto positivo.

Afinal, se o seu site não estiver otimizado para esse tipo de dispositivo, os usuários terão motivos mais do que suficientes para abandonar rapidamente a página, já que a navegação fica muito prejudicada.

Essa otimização deve ser feita já no início da construção do site, ao escolher um tema que ofereça essa possibilidade.

Tenha um chat

Uma das maneiras de causar um impacto positivo é através de um chat, que facilita muito a vida dos clientes que possuem alguma dúvida. Para lojas online ou outros tipos de negócio essa é uma ótima opção para impressionar os clientes.

Essa estratégia é ótima para quem deseja incentivar os visitantes a consumirem em sua loja virtual, pois a partir do momento em que eles podem tirar as suas dúvidas através de um chat online, eles sentem-se mais aptos a fazer as suas compras.

Além disso, ter um chat no site passa muita confiança aos clientes, que já percebem que podem contar com um suporte de qualidade.

Conclusão

Por isso, fazer pequenas mudanças no seu site já pode significar grandes diferenças para que ele cause um impacto mais positivo nas pessoas. No entanto, qualquer alteração no seu site exige planejamento, já que é preciso analisar se as mudanças têm a ver com o perfil do negócio.

Receba novidades