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SEO: como a intenção de busca influencia no sucesso do seu negócio

Quando falamos de marketing digital, é inevitável abordar temáticas envolvendo o SEO (Search Engine Optimization) — na tradução literal, Otimização para os Mecanismos de Busca. Essa ferramenta está intimamente relacionada a qualquer estratégia que envolva vendas online.

Um ponto importante a ser considerado ao utilizar técnicas de otimização para os motores de busca é a intenção de busca, mais conhecida pelo seu termo em inglês, user intent. Entender como ela funciona com a sua persona é fundamental para conseguir produzir conteúdo alinhado à expectativa dela e, assim, alcançar melhor posicionamento em buscadores como o Google.

Confira, agora, como o user intent influencia no sucesso do seu negócio!

Como isso funciona?

A intenção de busca corresponde ao que a persona do seu negócio realmente quer encontrar ao digitar determinados termos nos mecanismos de busca. Assim, esse conceito está muito ligado às palavras-chaves. Por isso, é importante realizar um estudo em relação à sua persona para definir as melhores palavras-chaves e trabalhá-las nas suas páginas.

Com essa análise, é possível identificar a intenção do usuário e oferecer a ele informações relevantes, de fato. Os sites que entendem como funciona esse mecanismo tendem a ficarem mais bem posicionados nos motores de busca. Isso porque eles, como o Google, querem oferecer a melhor experiência para o usuário. Assim, você consegue ter mais visibilidade e atrair mais tráfego orgânico para a sua marca.

Um planejamento de SEO estruturado, construído por meio de análise de dados e de um estudo aprofundado, é aquele que identifica os diferentes tipos de intenções, garantindo eficácia à estratégia de marketing. Atualmente, são identificados três tipos de user intent: informacional, transacional e direta.

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Informacional

Esse tipo de busca é aquele em que a persona tem como motivação a solução de alguma dúvida. Então, ela vai à procura de informações, de conteúdo relevante que possa sanar o seu problema. Geralmente, esse tipo de intenção é identificado por perguntas. Por exemplo, “como melhorar minha estratégia de marketing digital?”.

Transacional

A user intent transacional é aquela em que o usuário vai direto ao ponto, em que ele quer comprar algo. Assim, a sua pesquisa nos motores de busca será condiciona por termos como “comprar carro” ou “pizzarias na região norte de Belo Horizonte”. É uma forma de busca um pouco mais direta e que traz uma sensação de urgência.

Navegacional

Já a intenção navegacional é, definitivamente, direta. Aqui, o usuário já sabe o que ele está procurando. Nesse caso, ele digita na caixa de pesquisa termos como o nome de uma marca, produtos ou serviços ofertados por ela. Um exemplo é “Via Agencia Digital”: o site vai mostrar os links relacionados a essas palavras-chaves, como é o caso do nosso blog.

Como é na prática?

Para trabalhar da melhor forma as intenções dos usuários, é preciso estudar bastante sobre SEO e ficar a par das novidades, já que os algoritmos dos motores de busca recebem atualizações diversas e com muita frequência. Então, sempre que novas boas práticas surgem, é preciso estar por dentro para atualizar a sua estratégia de marketing digital. Contudo, há algumas dicas já consolidadas que você não pode deixar de usar:

  • invista na produção de conteúdo para web para atrair mais leads;
  • use o Google Keyword Planner para definir as melhores palavras-chaves;
  • acompanhe o relatório do Google Analytics para validar o desempenho da sua estratégia.

No marketing digital, é imprescindível conhecer a sua persona para desenvolver uma boa estratégia de conteúdo e, com isso, conquistar mais clientes. A persona é o que move o negócio: sem ela, não tem vendas e não tem crescimento do negócio. Com o estudo feito e seu planejamento estratégico em ação, não deixe de mensurar os indicadores do seu site. Eles identificarão se você conseguiu, de fato, captar a intenção de busca do seu público-alvo.

Você deve ter percebido como as técnicas de SEO são importantes para o seu negócio. Que tal fazer uma análise gratuita do seu site ou palavra-chave?

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