• Blog
  • Entendendo e otimizando o relacionamento com o cliente

Entendendo e otimizando o relacionamento com o cliente

Entendendo e otimizando o relacionamento com o cliente

Entendendo e otimizando o relacionamento com o cliente

Relações de sucesso são baseadas em diálogo, transparência e confiança. E em uma agência, o relacionamento com o cliente não podia ser diferente: deve ser pautado nos mesmos fundamentos. É como seguir uma receita de bolo: se os passos forem seguidos com atenção, ao final, o bolo será fofo e saboroso.

O que queremos dizer é que para que a relação entre a agência e o cliente se dê de forma saudável e perene, será necessário maior foco na interação, de maneira tal que ambos estejam alinhados em um mesmo propósito, ou seja, serão necessárias sinergia e confiança mútua no trabalho um do outro na busca por resultados!

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando o artigo para entender mais sobre como a parceria entre agência e cliente é fundamental para garantir o sucesso das estratégias.

Como deve ser o relacionamento com o cliente?

Reciprocidade

Quando um cliente busca por uma agência, é importante que ele pesquise bem qual delas melhor se adapta às suas necessidades, a reputação no mercado e a disponibilização de tecnologias, além de verificar se a agência tem o know-how para o tipo de resultado que procura. Por outro lado, a agência também deve levantar as demandas reais da empresa para saber se conseguirá atender as expectativas, pois não adianta querer abraçar um projeto além da sua capacidade.

O primeiro contato é sempre delicado, pois a agência precisa conquistar a confiança do cliente, para futuramente ter a autonomia necessária para colocar em prática suas estratégias, pois não adianta ser uma empresa expert se o cliente engessar a tomada de decisão da agência.

Por isso, no início da relação, o diálogo é fundamental, pois expectativas e objetivos devem estar bem alinhados para evitar divergências mais tarde. Afinal, o relacionamento deverá trazer benefícios para as duas partes envolvidas. O desejo de alcançar resultados é recíproco, todos devem estar dispostos a fazer o possível para receberem o melhor da parceria.

Transparência e responsabilidade

Até pouco tempo, era muito comum vermos, até mesmo agências de renome, prometerem algo aos clientes e não cumprirem o acordado. Mas, hoje, com o grande alcance das informações e o impacto que um serviço mal prestado gera nos vários canais de comunicação online, as empresas de marketing estão tendo mais cuidado com sua reputação e imagem perante o mercado.

Dessa forma, elas estão buscando ter um relacionamento mais transparente com seus clientes, deixando bem claro até que ponto podem se adequar às necessidades do negócio e o tempo necessário para que o projeto amadureça — afinal, não é possível jogar a semente na terra hoje e amanhã já querer ver os frutos maduros, não é mesmo?

Mas esse não é um processo unilateral. Não podemos deixar de citar também as responsabilidades que o cliente precisa ter junto à agência. É importante que ele esteja aberto ao diálogo e seja um facilitador e parceiro, que esteja disposto a passar as informações necessárias para que agência possa desempenhar o seu trabalho e otimizar as estratégias de acordo com as especificações mais urgentes da empresa.

É necessário que as responsabilidades de cada um sejam definidas previamente, pois, caso haja gargalos e ruídos durante a execução do projeto, a identificação e resolução destes será mais rápida, tendo em vista que os deveres serão divididos entre as partes e cada um estará ciente de suas responsabilidades.

[cta id=’5180′]

Calendário de Datas Comemorativas 2019 - 2Powered by Rock Convert

Dinâmica de atendimento

É normal que, no cotidiano, as agências se deparem com clientes que acreditam já ter o passo a passo para a solução de seus problemas — apresentem inúmeras ações e esperam que a agência mude sua rotina de trabalho para atendê-los mais rápido.

Entretanto, os objetivos de uma agência vão além de concluir ações. Por trás de toda e qualquer campanha, existe muito estudo, expertise e know-how. É preciso que a empresa do cliente também se encaixe à rotina da agência, acredite no trabalho e aguarde os benefícios que virão com o tempo.

Como qualquer outra empresa, toda agência possui processos e metodologias para obtenção de resultados. Portanto, é necessário que o cliente conheça claramente e respeite esses processos, pois nem sempre será possível a agência mudar toda sua prática de atendimento de acordo com que cada cliente exige — é preciso confiar e aguardar o método empregado por ela funcionar.

As ações e campanhas envolvem diagnósticos completos, planejamento e definição de estratégias. O trabalho de uma agência deve ser visto como uma extensão da empresa, o cliente precisa acreditar que ela partilha do mesmo objetivo do seu negócio e deseja ver resultados tanto quanto ele.

Maior entrosamento durante o relacionamento

Como já citado, um dos pontos cruciais para um ótimo relacionamento com o cliente é confiança, transparência e diálogo, não há o que discutir. No início da relação, pontos de vistas, expectativas e desejos devem ser debatidos para melhor entrosamento das ideias e desenvolvimento do projeto.

A partir de uma boa comunicação, cliente e agência se sentirão mais à vontade e próximos para se posicionarem diante de divergências e juntos traçarem planos para melhor eficácia das campanhas. Cada um precisa entender o ponto de vista do outro e trabalhar em conjunto para maximizar os resultados propostos.

Inicialmente, crises e discordâncias de opiniões podem até parecer pontos negativos. Contudo, no âmbito profissional, tais divergências devem ser encaradas como algo normal, pois quando sadias podem colaborar com um bem maior: o sucesso da empresa!

Para garantir maior credibilidade, a agência pode apresentar os seguintes recursos para que o cliente possa acompanhar o seu trabalho e obter insights sobre o plano de marketing traçado para ela:

  • briefing com o foco e objetivos das campanhas;
  • canais e estratégias otimizadas;
  • formas de mensuração dos resultados;
  • demonstrativos de cumprimento de metas.

Ao longo deste post, compreendemos um pouco mais como a otimização do relacionamento entre agência e cliente e a parceria desenvolvida entre eles é importante para garantir o sucesso das estratégias, tanto para a empresa contratante quanto para a agência, pois ambas têm o interesse de maximizar a relevância da sua marca no mercado, afinal, o sucesso de uma reflete o da outra.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em explicá-lo como funciona esse processo na prática.

[cta id=’5177′]

E-book Calendários de Datas Comemorativas 2019Powered by Rock Convert