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Entenda o que é SLA e o que ele pode fazer por seu negócio

Entenda o que é SLA e o que ele pode fazer por seu negócio
Entenda o que é SLA e o que ele pode fazer por seu negócio

A importância do SLA no seu negócio – É muito comum que as empresas tenham setores separados que se concentram nas vendas e na política de marketing. A rixa entre esses dois mundos é muito tênue, porque cada um fica analisando onde cada setor está atrapalhando o outro.

A notícia boa é que, hoje em dia, essas duas equipes estão se tornando cada vez mais cientes do seu papel acerca da receita anual da empresa, da lucratividade e para a geração de leads.

Assim, o marketing e o perfil de vendas se complementam quando unem as diferenças para contribuir com o crescimento e desenvolvimento de soluções que correspondem a esses dois mundos. É como se fosse uma dupla que ajuda a empresa a construir novos relacionamentos. Por isso, hoje é imprescindível que se tenha o SLA no seu negócio, isto é, o Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço em português

O SLA que consiste em um acordo feito pelos setores de marketing e vendas (ou até mais) para definir quando um MQL (Marketing Qualified Leads) se torna um SQL (Sales Qualified Lead) . Se há muitas siglas para você, iremos facilitar! Mas, antes você precisa entender todo o processo.

Tudo começa no Inbound Marketing

O marketing digital abriu muitas portas para o negócio online, porque tem como objetivo chamar atenção do cliente para que ele se torne fiel à empresa. O Inbound Marketing vai no mesmo conceito: o foco é conquistar o cliente antes mesmo dele saber que precisa do produto ou serviço.

O Inbound Marketing tem como meta o marketing de conteúdo, para informar e educar esse potencial lead. Logo, o contato deve ser feito – mesmo que de forma indireta entre o profissional de marketing e o lead – antes da equipe de vendas entrar no jogo e contribuir para a confirmação da compra.

O Inbound marketing então é responsável em transformar esse lead em MQL , isto é, em lead qualificado, uma vez que o cliente já está engajado com a empresa. O objetivo do SLA é definir o momento certo em que esse MQL torna-se um SQL , ou seja, um lead com pré-venda qualificada.

A diferença entre um MQL e um SQL é que o cliente está pronto para realizar a compra porque já conheceu e já se identificou com a empresa, produto ou serviço. Essa ponte, de saber quando isso se transforma em potencialidade de vendas, é de responsabilidade do SLA.

  • Vendas + marketing

    Como o SLA é um acordo entre os setores, é preciso definir os pontos para que a equipe de vendas saiba a hora exata de entrar em contato com esse potencial lead que já está preparado para a compra, ou pelo menos está disposto. A partir desse acordo, o profissional de vendas terá o comprometimento de conversar com esse SQL rapidamente para conseguir a venda.

  • Alguns exemplos de SLA são:

    • A partir do momento em que um MQL entra na aba “Fale Conosco” ou “Fale com nosso Consultor”.
    • Quando um MQL comenta em artigos acerca dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
    • Quando um MQL clica em algum banner de desconto ou promoção produzido pela empresa.

Assim, é possível converter clientes mais eficientemente por meio do SLA.

E aí, o que você acha de investir em SLA no seu negócio? A Via Agência Digital quer saber!

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