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Não perca mais vendas: descubra agora onde estão os seus clientes!

Não perca mais vendas: descubra agora onde estão os seus clientes!

Não perca mais vendas: descubra agora onde estão os seus clientes!

Você sabe onde estão os clientes da sua empresa? Essa pode parecer uma pergunta boba e até mesmo sem sentido, mas saber exatamente como encontrar o seu público-alvo é essencial para elaborar uma boa estratégia de marketing.

Ainda não sabe como identificar e atrair o consumidor ideal para o seu negócio? Descubra agora a melhor forma de encontrar seus clientes e não perca mais vendas!

1. Pesquise a concorrência

O primeiro passo para definir um bom plano de marketing é observar o mercado de atuação da sua empresa. Busque informações, pesquise e analise as ferramentas e abordagens usadas pelos seus concorrentes. Dessa forma, você consegue identificar como e para quem eles estão falando.

Mas, atenção: se um concorrente está tendo resultados com determinada ação, isso não necessariamente quer dizer que ela é a melhor opção para a sua empresa também. A pesquisa serve apenas como um parâmetro para que você crie algo que atenda às necessidades específicas do seu negócio.

2. Faça buscas orgânicas

Ainda na fase de pesquisas, uma boa dica é apostar em buscas orgânicas, em sites como o Google, sobre assuntos relacionados com a sua empresa e os seus produtos ou serviços. Abra o buscador e procure por palavras ou expressões que poderiam ser usadas por potenciais clientes para encontrar a sua marca.

Assim, você consegue identificar diversas informações importantes, como palavras-chaves mais usadas, tipo de abordagem, linguagem e formatos de anúncios que mais atraem usuários.

Pode parecer simples, mas essa é uma excelente estratégia para encontrar a melhor abordagem para o seu público-alvo. Com esses dados em mãos, você consegue identificar os erros e acertos na sua divulgação e, sempre que necessário, melhorá-las.

3. Conheça o seu público-alvo

Uma das melhores formas de responder a questão “onde estão os clientes?” é identificando e conhecendo bem os possíveis consumidores. E isso só é possível por meio de pesquisas detalhadas feitas com o seu público-alvo.

A partir das informações coletadas, você consegue desenhar um perfil bem definido dos potenciais clientes. Mas é preciso sair das hipóteses e encontrar informações concretas para criar a melhor estratégia de atração. E para isso, nada melhor do que investir tempo, esforço e recursos para ouvir o que o seu público tem a dizer.

Você pode realizar pesquisas quantitativas ou qualitativas, que podem variar de perguntas simples a questões mais complexas. O importante é criar um formulário que não canse o usuário e, ao mesmo tempo, responda o máximo de perguntas relevantes possíveis. 

4. Use as ferramentas adequadas

Além das estratégias já citadas até agora, uma das melhores formas de descobrir onde estão os seus clientes é usando ferramentas específicas, como o Facebook Audience Insights, por exemplo.

Quanto mais conhecimentos você tiver a respeito dos consumidores, mais fácil e rapidamente eles serão encontrados. Por meio dessas ferramentas, é possível ter acesso a dados como endereço, idade, gênero, idioma, ciclo de relacionamento, dentre outras questão que te ajudarão a criar um plano de ação ainda mais otimizado e, logo, influenciar positivamente na decisão de compra.

Como você percebeu nesta leitura, descobrir onde estão os clientes não é uma tarefa simples. Mas, seguindo as dicas de hoje, é possível fazer isso de maneira mais rápida e eficiente. Se este conteúdo te ajudou, deixe um comentário no post compartilhando a sua opinião!

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.