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SEO programático: o que é, como funciona e qual sua importância?

SEO programático: o que é, como funciona e qual sua importância? SEO programático: o que é, como funciona e qual sua importância?
SEO programático: o que é, como funciona e qual sua importância?

Quem está começando a entender melhor as estratégias de marketing digital já percebeu que não existe uma mágica para obter os resultados. Tudo depende do desempenho das ferramentas utilizadas. O SEO programático é um bom — e relativamente novo — exemplo do que estamos falando.

Em tese, de acordo com o segmento do seu negócio, identificamos várias palavras-chave e trabalhamos em cima delas, gerando diferentes conteúdos para alcançar o seu público-alvo e promover a nutrição desses leads. Esse trabalho só é feito, no entanto, em meses e até mesmo anos, afinal, estamos falando de vários conteúdos.

Com o SEO programático, tornamos essa estratégia mais objetiva ao criarmos os mesmos conteúdos em larga escala em um curtíssimo período de tempo. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura deste artigo e saiba por que o seu negócio precisa investir nessa ferramenta!

O que é o SEO programático?

As estratégias de SEO técnico ganharam seu espaço entre as ações de marketing digital. O resultado disso é uma grande massa de conteúdos produzidos por diferentes empresas. A disputa no ranking dos resultados de busca é alta, principalmente se seu mercado for naturalmente muito concorrido.

No intuito de dar um passo à frente, o SEO programático tem como objetivo gerar diversas landing pages voltadas para as palavras-chave acessadas por meio de buscas móveis, voz e locais. Além disso, com essa estratégia deixamos de trabalhar apenas o conteúdo informativo de promoção da reputação digital, sendo mais objetivo e direto para a conversão, eliminando o trabalho de blogposts e e-books, por exemplo.

Esse tipo de material em larga escala é produzido por meio de códigos que recebem a informação da palavra-chave e os desenvolvem a partir de seus metadados. Um exemplo muito comum é o Airbnb e o TripAdvisor, que contam com diversas landing pages com apenas uma palavra-chave quando pesquisada.

Quais são os elementos do SEO programático?

O SEO programático é dividido em três importantes elementos.

P&D

A etapa de pesquisa e desenvolvimento visa entender o número de pesquisas que são feitas por mês em relação a uma palavra-chave específica, assim como o perfil desses pesquisadores e, atualmente, quais são as páginas mais relevantes ligadas a ela.

Técnico

Nesta etapa, entendemos se o mecanismo de busca utilizado em questão consegue fazer a leitura de todos os conteúdos relacionados à página. Caso ele não faça, é possível realizar essa leitura.

Conteúdo

Por fim, vamos entender qual é a relevância do conteúdo para a palavra-chave, ou seja, caso ele apareça, vai atender às expectativas de quem fez a pesquisa?

Após entender quais são as palavras-chave utilizadas, buscamos analisá-las e compará-las com o trabalho feito pela sua concorrência. Com essa análise competitiva de mercado, direcionamos os próximos passos.

Isso significa que, após entender quais são as suas oportunidades, produzimos as landing pages que possibilitam atingir o seu público de interesse.

Chega a hora, então, do grande desafio da programática: as landing pages precisam ser objetivas e diretas, ou seja, devem estar diretamente ligadas à intenção do consumidor. No exemplo que utilizamos do Airbnb neste texto, eles criam LPs diretamente ligadas ao destino em questão do pesquisador.

O SEO programático tem como objetivo tornar a estratégia de inbound marketing ainda mais objetiva, minimizando o tempo e a operacionalidade de criar um único conteúdo para cada palavra-chave. Quem investe nessa ferramenta, além de ganhar agilidade, torna o SEO mais preciso, atingindo seu público de interesse.

Quer entender mais sobre esse assunto e saber como aplicá-lo ao seu negócio? Entre em contato conosco da Via Agência Digital e saiba agora mesmo o que fazer!

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