• Blog
  • 7 dicas valiosas para escolher o nome de domínio ideal para seu site

7 dicas valiosas para escolher o nome de domínio ideal para seu site

7 dicas valiosas para escolher o nome de domínio ideal para seu site

7 dicas valiosas para escolher o nome de domínio ideal para seu site

Escolher o nome de domínio ideal para o seu site certamente exige pesquisa, agilidade e estratégia. Afinal, por terem um baixo custo e uma grande procura, é raro que a sua ideia para um nome de domínio não esteja já sendo usada. Além disso, um nome assertivo e funcional é primordial para a memorização e um bom ranqueamento em sites de busca.

Adotando as táticas corretas você pode garantir o acesso e visibilidade do seu site pela audiência. E, ao longo deste post, você perceberá que a escolha do nome está ligada a alguns aspectos importantes do marketing digital. Confira:

1. Pesquise antes de fazer qualquer escolha

Se você tem uma empresa que vende equipamentos para ciclistas e está pensando em nomes como “bike.com” ou “bicicletas.com.br”, saiba que os melhores domínios já estão sendo usados.

Diferente do registro de uma empresa, que envolve um processo legal e jurídico, na internet vale a lei de quem chegar 1º. Por isso, é bom observar quais são os nomes utilizados pela concorrência para que você possa desenvolver algo único e que te dê o destaque necessário entre o público-alvo e os sites de busca.

Se não for possível ligar o nome à atividade que a sua empresa exerce, procure adotar palavras relacionadas. No caso das bicicletas, um domínio como “ciclismo.com.br” ou “minhabicicleta.com.br” podem ser boas alternativas.

2. Seja coerente com a abrangência do seu site

Não compre um domínio “.com” se os serviços ofertados no seu site atendem apenas ao Brasil. Aliás, se a sua empresa atua apenas em uma região específica, não hesite em inserir siglas como “bh” ou “sp” junto ao nome principal (por exemplo: “bikebh.com.br”).

Caso sua empresa cresça e, no futuro, você passe a atuar em outras regiões, não se preocupe: você pode comprar domínios com nomes similares para facilitar o acesso e a visibilidade do seu site.

3. Escolha um nome curto, simples e funcional

Você pode e deve ser criativo na escolha do nome de domínio, até porque as primeiras ideias que vierem à sua mente provavelmente não estarão disponíveis no meio virtual.

Porém, não vá criar nada que seja difícil de encontrar, de ser lembrado ou que possa causar problemas com outras empresas com nomes similares.

Veja alguns erros que devem ser evitados:

  • nomes longos e complicados, que poucas pessoas conseguirão digitar ou se lembrar;
  • nomes que envolvem sinais como til, hífen e cedilha;
  • combinar mais de 2 nomes no mesmo domínio;
  • deixar que a combinação de nomes soe chula ou estranha;
  • colocar um nome muito parecido com o do concorrente;
  • não tomar cuidado com números, abreviações e estrangeirismos (em “bike4u.com.br”, por exemplo, nem todo mundo entenderá o que você quis dizer).

4. Otimize o ranqueamento do nome de domínio

Talvez você já tenha ouvido falar em SEO (otimização de mecanismos de busca), uma das mais importantes estratégias de inbound marketing. Pois saiba que o nome do site influencia diretamente no ranqueamento em sites de busca.

Mesmo com algumas mudanças importantes que o Google tem realizado para filtrar melhor os sites que aparecem na 1ª página, você ainda deve prezar por alguns quesitos básicos que realmente não mudam e que passam credibilidade a quem realiza uma procura na internet.

Isso tem tudo a ver com o uso de palavras-chave no seu domínio. Confira:

  • os próprios sites de busca negritam as palavras-chave. Pense que o seu domínio estará negritado se conter essas palavras;
  • facilitam a memorização por parte de quem busca a sua empresa;
  • o maior CTR (cliques por número de exposição) vem justamente de sites que deixam claro, à 1ª vista, do que se tratam.

Vale lembrar que sites como o Google se tornaram a grande biblioteca dos tempos atuais, e ignorar a importância disso minará o acesso e a visibilidade do seu negócio on-line.

5. Use a extensão adequada para o seu nome de domínio

Existem diversas extensões que vão além do popular “.com” e “.com.br”. Cada uma delas procuram atender contextos específicos de acordo com a finalidade de cada site.

Se o seu negócio tem a ver com um nicho que não é genérico ou não precisa estar acessível a todo e qualquer tipo de pessoa, pode ser melhor você adotar uma terminação que fuja do comum. Confira:

  • .biz: voltado para comércio eletrônico entre empresas (B2B);
  • .co: aplicado por sites comerciais ou por comunidades de variados tipos;
  • .info: voltado para sites de cunho didático e informativo;
  • .me: blogs, portfólios e sites pessoais;
  • .net: geralmente voltados para sites de TI;
  • .org: comumente utilizado por ONGs, entidades e organizações filantrópicas.

6. Tenha mais de um domínio sempre que necessário

Conforme dito, o seu negócio pode ser local, mas, caso ele se expanda futuramente, você precisará redirecionar o seu foco. E com o domínio não é diferente.

Se a sua empresa atua em 3 estados diferentes, não hesite em comprar 3 domínios para ela (adicionando “mg”, “rj” e “sp”, por exemplo, junto ao nome). Procure, também comprar o domínio geral “.com.br” de antemão para que ninguém possua o nome principal antes de você.

Se acontecer de você chegar “atrasado” na compra do nome de domínio, considere a possibilidade de negociar com quem se adiantou. Esse tipo de negociação é muito mais comum do que você pensa, e pode ter certeza de que muitos sites conhecidos hoje tiveram os seus domínios comprados de algum proprietário desconhecido.

7. Seja ágil

Se você já conseguiu encontrar um bom nome de domínio para o seu site, não fique semanas pensando se vai registrá-lo ou não. Adiante-se e compre os domínios que forem necessários o mais rápido possível.

Por serem baratos e bastante procurados, é essencial que você tenha a consciência de proteger o seu nome, comprando até mesmo domínios com possíveis erros de digitação ou outras versões que possam surgir no futuro.

A concorrência que existe off-line não fica para trás no mundo on-line. Esteja à frente!

Gostou das 7 dicas valiosas para escolher o nome de domínio ideal para o seu site? Restou alguma dúvida sobre assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!