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Aprenda como ampliar a sua carteira de clientes

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Mesmo com um orçamento limitado, é preciso estar em busca de novas formas de ampliar o seu faturamento. Assim, investir na gestão da sua carteira de clientes é o primeiro passo para garantir que o sucesso não seja momentâneo e que você consiga ter um bom desempenho, mesmo em momentos de crise econômica, por exemplo.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação da sua empresa, organizar e gerenciar o relacionamento com os seus consumidores é fundamental para ter sucesso. Isso demanda trabalho, porém, é possível colocar em prática com a aplicação de algumas ações dentro do seu planejamento estratégico.

Portanto, para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este artigo completo sobre o assunto e, assim, você conseguirá montar uma carteira de clientes robusta. Então, continue a leitura para saber quais estratégias vão ajudar o seu negócio a atrair e fidelizar um maior número de consumidores. Confira!

Qual a importância de ampliar a sua carteira de clientes?

Antes de entrarmos nas ações que você deve colocar em prática, é preciso saber o que é uma carteira de clientes e qual a importância dela para o seu negócio, certo? Em resumo, esse termo é um método usado para organizar e gerenciar o relacionamento das empresas com os seus consumidores.

A sobrevivência de qualquer negócio passa diretamente pela quantidade de clientes e pelo tipo de relacionamento entre as duas partes. Embora a quantidade de clientes em uma carteira não corresponda necessariamente ao número real de vendas, é preciso estar sempre em busca de novas estratégias para aumentar essa base.

Além de ser uma maneira de ampliar o faturamento da sua empresa e tornar a sua marca mais relevante no mercado, o principal benefício em administrar corretamente a sua carteira de clientes é outro: fidelização. Afinal, esse método engloba todas as diferentes etapas do ciclo de vendas, incluindo o pós-venda.

Quais práticas adotar para criar uma carteira de clientes robusta?

Agora, é a hora de colocar a mão na massa e, para isso, separamos algumas ações que você deve aplicar dentro da sua organização e, assim, criar uma carteira de clientes robusta. Confira!

Faça um mapeamento do mercado

O primeiro passo para ampliar a sua base de clientes é fazer um mapeamento do mercado. Quem são os seus concorrentes? Quem são os seus potenciais consumidores? Por que as pessoas precisam dos seus produtos e serviços? Quais são os diferenciais que destacam a sua empresa?

É preciso responder a essas questões de forma objetiva, buscando entender o motivo de os seus clientes fecharem negócio com a sua empresa e não com a concorrência. Também é preciso identificar quais são as falhas e as melhorias necessárias em comparação às demais.

Para que você consiga se comunicar e atrair novos clientes para a sua carteira, é necessário identificar os nichos de consumidores dentro do seu mercado de atuação, criando as estratégias corretas para cada público.

Conheça o perfil do seu público-alvo

Por falar em público certo, você sabe com quem está se comunicando ou qual é o perfil do seu consumidor? Se a resposta for negativa, chegou a hora de repensar suas estratégias.

Identificar o público-alvo e conhecer a fundo o seu comportamento é essencial para criar ações atrativas e relevantes em meio a uma imensidão de informações. Afinal, se você não sabe para quem falar, dificilmente saberá o que ou quando falar.

Por isso, para ampliar a sua carteira de clientes, é necessário saber os interesses, os hábitos e as necessidades dos seus potenciais consumidores. Assim, é possível segmentar cada grupo, criando personas e desenvolvendo um conteúdo que seja eficiente e transmita a mensagem desejada.

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Desenvolva um diferencial único para a sua marca

Qual é o diferencial da sua marca? Embora muitos gestores não se preocupem com isso, essa característica única se transforma em um fator decisivo quando um consumidor decide entre a sua empresa e os concorrentes.

É importante criar diferenciais competitivos e exclusivos que gerem valor para a sua marca e motivem o público. Para que essa estratégia alcance o resultado esperado, é essencial conhecer a sua concorrência e as reais necessidades do seu consumidor.

Use o funil de vendas

Seguindo as atuais tendências do mercado, a melhor forma de captar e fidelizar novos clientes é por meio de uma estratégia de funil de vendas. Essa técnica divide os potenciais consumidores em 3 etapas no processo de compra (atração, consideração e decisão), desenvolvendo conteúdos exclusivos para cada grupo.

Crie conteúdos relevantes e que agreguem valor ao seu público para atraí-lo até a sua página. Após os primeiros contatos, trabalhe cada etapa do funil de forma a encantar e converter os seus visitantes em leads e, depois, em clientes.

Indique soluções certeiras

Com o funil de vendas ao seu lado, você consegue identificar a situação de cada usuário e, assim, apontar as soluções ideais para cada cliente. Afinal, nem todos os consumidores estão no mesmo momento ou procuram pela mesma solução. Ao analisar a fundo os desejos de cada um, suas ações se tornam mais precisas.

Portanto, foque oferecer produtos e/ou serviços que, de fato, sejam úteis para o usuário que for impactado. Isso só será possível com um gerenciamento efetivo da sua carteira de clientes, acompanhando de perto os processos para atrair e fidelizar os seus consumidores.

Pense na segmentação de mídia

Definir os canais corretos para se comunicar com o seu cliente também é um diferencial na hora de ampliar a sua carteira. É preciso identificar quais são os principais meios utilizados por quem consome a sua marca e, assim, tornar as suas campanhas mais eficientes, resultando em mais clientes para o seu negócio.

Ao investir em uma campanha, você quer que ela traga resultados para o seu negócio, ou seja, clientes. Portanto, entenda quais são os principais canais de comunicação utilizados pelo seu público e faça o investimento preciso. Encontrar as redes sociais de nicho, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa.

Solicite indicações

As indicações são uma das formas mais eficientes de aumentar a sua carteira de clientes sem ter muitos custos. Por isso, crie programas de incentivo e compensação por cada recomendação realizada e veja os seus contatos crescerem consideravelmente. Com um pequeno incentivo, as chances de indicação são ainda maiores.

Afinal, estudos indicam que basta uma experiência positiva para que 69% dos usuários recomendem uma empresa para amigos e conhecidos. Ou seja, com uma ajuda, suas chances de atrair mais clientes são ainda maiores. Lembre-se de que a experiência dos atuais clientes com a sua marca é um fator determinante para o sucesso dessa estratégia.

Automatize as interações com o cliente

Utilizar as ferramentas de marketing digital para automatizar as interações com o cliente também é outro diferencial. Dessa forma, você garante que tarefas burocráticas e que demandam muito tempo sejam otimizadas, gerando relatórios mais completos sobre os detalhes de cada cliente.

Como você pôde perceber, é possível ampliar a sua base de clientes de forma fácil e eficiente seguindo as nossas dicas. Para alcançar resultados ainda melhores, a assessoria de uma agência especializada, por exemplo, pode ser essencial para o sucesso da sua estratégia.

Agora que você já sabe como ampliar a sua carteira de clientes, que tal compartilhar este artigo com mais pessoas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e garanta que mais administradores e gestores entendam a importância desse conceito!

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.