Aprenda como ampliar a sua carteira de clientes

Aprenda como ampliar a sua carteira de clientes
Aprenda como ampliar a sua carteira de clientes

Mesmo com um orçamento limitado, é preciso estar em busca de novas formas de ampliar o seu faturamento. Assim, investir na gestão da sua carteira de clientes é o primeiro passo para garantir que o sucesso não seja momentâneo e que você consiga ter um bom desempenho, mesmo em momentos de crise econômica, por exemplo.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação da sua empresa, organizar e gerenciar o relacionamento com os seus consumidores é fundamental para ter sucesso. Isso demanda trabalho, porém, é possível colocar em prática com a aplicação de algumas ações dentro do seu planejamento estratégico.

Portanto, para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este artigo completo sobre o assunto e, assim, você conseguirá montar uma carteira de clientes robusta. Então, continue a leitura para saber quais estratégias vão ajudar o seu negócio a atrair e fidelizar um maior número de consumidores. Confira!

Qual a importância de ampliar a sua carteira de clientes?

Antes de entrarmos nas ações que você deve colocar em prática, é preciso saber o que é uma carteira de clientes e qual a importância dela para o seu negócio, certo? Em resumo, esse termo é um método usado para organizar e gerenciar o relacionamento das empresas com os seus consumidores.

A sobrevivência de qualquer negócio passa diretamente pela quantidade de clientes e pelo tipo de relacionamento entre as duas partes. Embora a quantidade de clientes em uma carteira não corresponda necessariamente ao número real de vendas, é preciso estar sempre em busca de novas estratégias para aumentar essa base.

Além de ser uma maneira de ampliar o faturamento da sua empresa e tornar a sua marca mais relevante no mercado, o principal benefício em administrar corretamente a sua carteira de clientes é outro: fidelização. Afinal, esse método engloba todas as diferentes etapas do ciclo de vendas, incluindo o pós-venda.

Quais práticas adotar para criar uma carteira de clientes robusta?

Agora, é a hora de colocar a mão na massa e, para isso, separamos algumas ações que você deve aplicar dentro da sua organização e, assim, criar uma carteira de clientes robusta. Confira!

  • Faça um mapeamento do mercado

    O primeiro passo para ampliar a sua base de clientes é fazer um mapeamento do mercado. Quem são os seus concorrentes? Quem são os seus potenciais consumidores? Por que as pessoas precisam dos seus produtos e serviços? Quais são os diferenciais que destacam a sua empresa?

    É preciso responder a essas questões de forma objetiva, buscando entender o motivo de os seus clientes fecharem negócio com a sua empresa e não com a concorrência. Também é preciso identificar quais são as falhas e as melhorias necessárias em comparação às demais.

    Para que você consiga se comunicar e atrair novos clientes para a sua carteira, é necessário identificar os nichos de consumidores dentro do seu mercado de atuação, criando as estratégias corretas para cada público.

  • Conheça o perfil do seu público-alvo

    Por falar em público certo, você sabe com quem está se comunicando ou qual é o perfil do seu consumidor? Se a resposta for negativa, chegou a hora de repensar suas estratégias.

    Identificar o público-alvo e conhecer a fundo o seu comportamento é essencial para criar ações atrativas e relevantes em meio a uma imensidão de informações. Afinal, se você não sabe para quem falar, dificilmente saberá o que ou quando falar.

    Por isso, para ampliar a sua carteira de clientes, é necessário saber os interesses, os hábitos e as necessidades dos seus potenciais consumidores. Assim, é possível segmentar cada grupo, criando personas e desenvolvendo um conteúdo que seja eficiente e transmita a mensagem desejada.

  • Desenvolva um diferencial único para a sua marca

    Qual é o diferencial da sua marca? Embora muitos gestores não se preocupem com isso, essa característica única se transforma em um fator decisivo quando um consumidor decide entre a sua empresa e os concorrentes.

    É importante criar diferenciais competitivos e exclusivos que gerem valor para a sua marca e motivem o público. Para que essa estratégia alcance o resultado esperado, é essencial conhecer a sua concorrência e as reais necessidades do seu consumidor.

  • Use o funil de vendas

    Seguindo as atuais tendências do mercado, a melhor forma de captar e fidelizar novos clientes é por meio de uma estratégia de funil de vendas. Essa técnica divide os potenciais consumidores em 3 etapas no processo de compra (atração, consideração e decisão), desenvolvendo conteúdos exclusivos para cada grupo.

    Crie conteúdos relevantes e que agreguem valor ao seu público para atraí-lo até a sua página. Após os primeiros contatos, trabalhe cada etapa do funil de forma a encantar e converter os seus visitantes em leads e, depois, em clientes.

  • Indique soluções certeiras

    Com o funil de vendas ao seu lado, você consegue identificar a situação de cada usuário e, assim, apontar as soluções ideais para cada cliente. Afinal, nem todos os consumidores estão no mesmo momento ou procuram pela mesma solução. Ao analisar a fundo os desejos de cada um, suas ações se tornam mais precisas.

    Portanto, foque oferecer produtos e/ou serviços que, de fato, sejam úteis para o usuário que for impactado. Isso só será possível com um gerenciamento efetivo da sua carteira de clientes, acompanhando de perto os processos para atrair e fidelizar os seus consumidores.

  • Pense na segmentação de mídia

    Definir os canais corretos para se comunicar com o seu cliente também é um diferencial na hora de ampliar a sua carteira. É preciso identificar quais são os principais meios utilizados por quem consome a sua marca e, assim, tornar as suas campanhas mais eficientes, resultando em mais clientes para o seu negócio.

    Ao investir em uma campanha, você quer que ela traga resultados para o seu negócio, ou seja, clientes. Portanto, entenda quais são os principais canais de comunicação utilizados pelo seu público e faça o investimento preciso. Encontrar as redes sociais de nicho, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa.

  • Solicite indicações

    As indicações são uma das formas mais eficientes de aumentar a sua carteira de clientes sem ter muitos custos. Por isso, crie programas de incentivo e compensação por cada recomendação realizada e veja os seus contatos crescerem consideravelmente. Com um pequeno incentivo, as chances de indicação são ainda maiores.

    Afinal, estudos indicam que basta uma experiência positiva para que 69% dos usuários recomendem uma empresa para amigos e conhecidos. Ou seja, com uma ajuda, suas chances de atrair mais clientes são ainda maiores. Lembre-se de que a experiência dos atuais clientes com a sua marca é um fator determinante para o sucesso dessa estratégia.

  • Automatize as interações com o cliente

    Utilizar as ferramentas de marketing digital para automatizar as interações com o cliente também é outro diferencial. Dessa forma, você garante que tarefas burocráticas e que demandam muito tempo sejam otimizadas, gerando relatórios mais completos sobre os detalhes de cada cliente.

    Como você pôde perceber, é possível ampliar a sua base de clientes de forma fácil e eficiente seguindo as nossas dicas. Para alcançar resultados ainda melhores, a assessoria de uma agência especializada, por exemplo, pode ser essencial para o sucesso da sua estratégia.

Agora que você já sabe como ampliar a sua carteira de clientes, que tal compartilhar este artigo com mais pessoas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e garanta que mais administradores e gestores entendam a importância desse conceito!

─ CASE

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.

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