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Aprenda como ampliar a sua carteira de clientes

Aprenda como ampliar a sua carteira de clientes

Aprenda como ampliar a sua carteira de clientes

Você sabe o que é uma carteira de clientes? Método usado para organizar e gerenciar o relacionamento de determinada marca com os seus consumidores, ela é essencial para o sucesso de uma empresa, independentemente do segmento de atuação.

Embora a quantidade de clientes em uma carteira não corresponda necessariamente ao número real de vendas, é preciso estar sempre em busca de novas estratégias para aumentar essa base, gerando oportunidades de negócio lucrativas.

Pensando nisso, apresentamos algumas dicas que vão ajudá-lo a ampliar e otimizar a sua carteira de clientes. Confira!

Faça um mapeamento do mercado

O primeiro passo para ampliar a sua base de clientes é fazer um mapeamento do mercado. Quem são os seus concorrentes? Quem são os seus potenciais consumidores? Por que as pessoas precisam dos seus produtos e serviços? Quais são os diferenciais que destacam a sua empresa?

É preciso responder essas questões de forma objetiva, buscando entender o motivo dos seus clientes fecharem negócio com a sua empresa e não com a concorrência. Também é preciso identificar quais são as falhas e as melhorias que a sua marca precisa resolver quando comparada às demais.

Para que você consiga se comunicar e atrair novos clientes para a sua carteira, é necessário identificar os nichos de consumidores dentro do seu mercado de atuação, criando as estratégias corretas para cada público.

Conheça o perfil do seu público-alvo

Por falar em público certo, você sabe com quem está se comunicando ou qual é o perfil do seu consumidor? Se a resposta for negativa, chegou a hora de repensar suas estratégias.

Identificar o público-alvo e conhecer a fundo o seu comportamento é essencial para criar ações atrativas e relevantes em meio a uma imensidão de informações. Afinal, se você não sabe para quem falar, dificilmente saberá o que ou quando falar.

Por isso, para ampliar a sua carteira de clientes é necessário saber os interesses, os hábitos e as necessidades dos seus potenciais clientes. Assim é possível segmentar cada grupo, criando personas e desenvolvendo um conteúdo que seja eficiente e transmita a mensagem desejada.

Desenvolva um diferencial único para a sua marca

Qual é o diferencial da sua marca? Embora muitos gestores não se preocupem com isso, essa característica única se transforma em um fator decisivo quando um consumidor decide entre a sua empresa e os concorrentes.

É importante criar diferenciais competitivos e exclusivos que gerem valor para a sua marca e motivem o público. Para que essa estratégia alcance o resultado esperado, é essencial conhecer a sua concorrência e as reais necessidades do seu consumidor.

Use o funil de vendas

Seguindo as atuais tendências do mercado, a melhor forma de captar e fidelizar novos clientes é por meio de uma estratégia de funil de vendas. Essa técnica divide os potenciais consumidores em 3 etapas no processo de compra (atração, consideração e decisão), desenvolvendo conteúdos exclusivos para cada grupo.

Crie conteúdos relevantes, que agreguem valor ao seu público para atraí-lo até a sua página. Após os primeiros contatos, trabalhe cada etapa do funil de forma a encantar e converter os seus visitantes em leads e depois em clientes.

Solicite indicações

As indicações são uma das formas mais eficientes de aumentar a sua carteira de clientes. Por isso, crie programas de incentivo e compensação por cada recomendação realizada e veja os seus contatos crescerem consideravelmente.

Lembre-se que a experiência dos atuais clientes com a sua marca é um fator determinante para o sucesso ou o fracasso total dessa estratégia.

Como você pôde perceber, é possível ampliar a sua base de clientes de forma fácil e eficiente seguindo as nossas dicas. Para alcançar resultados ainda melhores, a assessoria de uma agência especializada pode ser essencial.

Agora que você já sabe como ampliar a sua carteira de clientes, chegou a hora de expandir ainda mais os seus conhecimentos! Assine a nossa newsletter e receba dicas e conteúdos exclusivos sobre o mercado digital diretamente no seu e-mail!