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Descubra o que é palavra-chave e confira as melhores ferramentas

Descubra o que é palavra-chave e confira as melhores ferramentas
Descubra o que é palavra-chave e confira as melhores ferramentas

A palavra-chave (ou keyword) é o elemento principal para um bom conteúdo. Ela pode ser formada por apenas um ou vários termos. Basicamente, é o que as pessoas digitam no campo de busca ao pesquisar por algo na internet.

Assim, é a partir dela que os buscadores (especialmente o Google) vão encontrar os conteúdos para tirar a dúvida e mostrá-los aos usuários.

Então, saber escolher a palavra-chave é um dos principais pontos para ter sucesso no marketing digital, pois ajuda a atrair mais visitantes para o seu site ou blog. Por ser tão importante, nós elaboramos este conteúdo super completo que vai ajudar você a dominar o assunto.

Acompanhe o post e entenda o que é palavra-chave, quais são seus tipos e confira as melhores ferramentas que vão ajudar você a encontrar a keyword perfeita e rankear bem no Google!

Afinal, o que é palavra-chave?

Sempre que queremos pesquisar algo na internet, digitamos na barra de busca do Google as palavras que julgamos serem as principais sobre determinado tema, correto? Mesmo que não seja uma frase completa, com apenas poucas palavras, o algoritmo é capaz de encontrar conteúdos relevantes sobre o assunto.

Essas são as palavras-chaves. Elas são o principal instrumento da busca. Sendo assim, no marketing, são os termos que utilizamos como guia na hora de criar páginas, sites, posts nas redes sociais e em blogs.

Então, ao definir uma keyword para uma página, você passa ao Google a mensagem de que seu conteúdo trata daquele termo. Assim, o conteúdo será exibido para a pessoa que fez a busca por aquela palavra-chave.

Palavras-chave ou palavras-chaves?

É extremamente importante saber usar a palavra-chave certa. Mas também é fundamental saber qual é o termo correto. Então, o certo é palavras-chaves ou palavras-chave?

Nesse caso, é palavras-chave porque quando nomes compostos são formados por dois substantivos onde o segundo dá sentido ao primeiro, somente o primeiro é flexionado para o plural.

Por que as palavras-chave são tão importantes para um negócio?

Como você viu, é por meio das palavras-chave que o seu conteúdo será encontrado pelo Google e mostrado aos usuários. Então, se o seu texto não conter a keyword ou fizer um mau uso dela, não será encontrado e permanecerá desconhecido.

Dessa maneira, se você quer aumentar o número de acessos ao seu blog, é preciso criar estratégias tanto para encontrar as palavras-chave mais adequadas quanto para utilizá-las a seu favor.

O Google trabalha com relevância. Ou seja, analisa o SEO de todos os conteúdos e classifica-os em uma ordem que julga ser a melhor para o usuário. E um dos fatores que ajudam a rankear bem, isto é, a ficar nas primeiras colocações na página de resultados, é o uso acertado das palavras-chave.

Nos sites de busca, a concorrência é enorme. Afinal, milhões de possibilidades estão ao alcance dos dedos dos usuários.

Então, para um negócio, as palavras-chave são a diferença entre ser encontrado, expandir o alcance da marca, tornar-se referência em algum setor, atrair clientes ou simplesmente não ser conhecido pelo público.

Quais são os tipos de palavras-chave?

Podemos encontrar dois tipos de palavras-chave, que podem ser diferenciados pelo tamanho da frase e que afetam os resultados das buscas. A seguir, entenda melhor cada um dos tipos.

Palavras-chave head tail

Também chamadas de cauda curta, são termos mais simples e curtos, geralmente formado por uma ou duas palavras. Elas descrevem o tema de forma mais abrangente. Por esse motivo, elas têm um volume maior de buscas. Como consequência, a concorrência pelas primeiras posições no Google também é maior.

Alguns exemplos de head tail são:

  • educação física;
  • PC gamer;
  • tendências de moda feminina;
  • decoração escandinava.

Palavras-chave long tail

As palavras-chave de cauda longa são aquelas mais específicas. Sendo assim, atingem o objetivo de busca com mais exatidão. Então, sua concorrência é menor. Por exemplo, a pessoa que digita apenas “educação física” pode estar em busca de uma série de coisas diferentes.

O usuário pode estar atrás de um trabalho na área, de um curso superior, de um profissional, de saber como está o mercado de trabalho na área, quais são as matérias do curso superior, entre tantas outras.

Assim, para encontrar o conteúdo correto, deverá usar uma keyword long tail, como:

  • faculdade de educação física em São Paulo;
  • matérias de educação física;
  • mercado de trabalho para profissionais de educação física;
  • pós-graduação em educação física.

Em comparação com as head tails, as palavras-chave de cauda longa tem uma competição menor. Desse modo, para garantir uma boa colocação, é necessário considerar a forma como o usuário faz as pesquisas nos motores de busca e, em seguida, utilizá-las de forma estratégica ao longo do texto.

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E o que são palavras-chave negativas?

Há, ainda, palavras-chave negativas, e isso não significa que sejam ruins. Na verdade, utilizá-las estrategicamente no marketing digital é uma excelente maneira de fazer com que o conteúdo certo chegue ao público correto.

Isso porque as keyword negativas são aquelas que informam ao Google, em uma campanha de anúncios, quais são os termos que você não quer ligados à sua empresa. Um bom exemplo de uso é incluir os termos “grátis”, “gratuito” ou “de graça” em uma loja virtual que está apenas vendendo produtos e não anunciando um item gratuitamente.

Quais são as principais ferramentas de palavras-chave?

Agora que você já sabe o que é palavra-chave e entendeu a importância de utilizá-la, é hora de descobrir como encontrar as keywords ideais para ranquear bem no Google. O primeiro passo é conhecer bem a empresa, os produtos e o público que pretende atingir.

Em seguida, listar uma série de termos que façam referência aos assuntos que têm relação com o negócio. Depois disso, o ideal é utilizar ferramentas específicas para descobrir quais são as palavras-chave mais adequadas para utilizar nos conteúdos. As principais ferramentas são:

  • Google Keyword Planner — trata-se do planejador do próprio Google e é excelente para criar campanhas otimizadas no Google Ads;
  • Semrush — oferece relatórios completos sobre tendências, possibilitando insights valiosos. Ainda, permite analisar seu próprio site e os dos concorrentes que você considera referência;
  • Keywordtoll.io — analisa o recurso de autocompletar do Google, fornecendo ideias do que as pessoas mais têm buscado. Assim, é uma ótima ferramenta para descobrir long tails que ranqueiam bem;
  • UberSuggest — uma ferramenta muito fácil e bastante eficaz. Basta inserir o termo pretendido para obter o relatório e obter novas sugestões de termos.

Como você viu, a palavra-chave é o elemento principal de uma pesquisa na internet e do marketing digital. É por meio dela que sua empresa será encontrada e poderá se colocar como referência no mercado. Desse modo, atrairá leads mais qualificados e impulsionará seus resultados. Por isso, não deixe de utilizar as ferramentas que listamos e, assim, descobrir as melhores para os seus conteúdos.

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