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Aprenda agora o que é Big Data e como aplicar em sua empresa!

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Você sabe o que é Big Data? Se está por dentro das tendências em tecnologia do mercado corporativo, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre esse conceito, não é mesmo? Mas, afinal, o que ele significa na prática e como pode influenciar os resultados do seu negócio?

Neste artigo, explicamos o que é Big Data, sua aplicação no mercado corporativo e como ele pode escalar os resultados da empresa em pouco tempo. Continue a leitura e confira!

O que é Big Data?

O conceito de Big Data se refere a qualquer tipo de dado, estruturado ou não, que é gerado todos os dias pelas empresas. Ao analisar essas informações em conjunto, é possível ter novos insights que aumentem a capacidade de tomar decisões acertadas e, consequentemente, tornem o negócio mais ágil e lucrativo.

Diariamente, é gerada uma enorme quantidade de dados sobre as empresas e o comportamento dos seus consumidores. A expectativa é de que, nos próximos anos, esse número cresça consideravelmente.

Ao investir no uso de ferramentas de análise de Big Data, é possível fazer análises preditivas sobre as tendências do mercado, as formas e os comportamentos de consumo e, até mesmo, os benefícios que a transformação digital proporcionou para o seu negócio.

Os Vs do Big Data

A prática de coletar informações não é exatamente uma novidade, mas, recentemente, ela foi reestruturada. Atualmente, o Big Data pode ser definido por alguns aspectos principais, que são divididos em 5 Vs: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

Volume

O volume está relacionado com a grande quantidade de dados que podem ser capturados de fontes diversas, como as redes sociais, as instituições financeiras, as informações de sensores ou, até mesmo, a transmissão máquina a máquina. Esse tipo de geração de dados pode ocorrer dentro ou fora da empresa.

Variedade

O aspecto da variedade diz respeito aos formatos em que os dados são gerados, que podem ser estruturados — como os numéricos, que são acessados em bancos tradicionais — ou não estruturados — como documentos de vídeo, texto, áudio, operações financeiras, cotações da bolsa etc. Quanto maior for a complexidade dos formatos de dados, maior será a possibilidade de acesso a informações úteis e insights realmente relevantes.

Velocidade

A velocidade é a rapidez com que os dados são transmitidos e gerenciados. Isso porque o processamento precisa ser ágil o suficiente para que as informações sejam utilizadas em tempo real e orientem as tomadas de decisão. Atualmente, existem algumas tecnologias, como etiquetas RFID e sensores inteligentes, que ajudam a impulsionar esse aspecto.

Veracidade

Como o nome sugere, o aspecto da veracidade está diretamente ligado ao quanto uma informação é verdadeira e confiável. Ao gerenciar um grande volume de dados, é possível se confundir e, por isso, é importante estar sempre atento e tomar todas as precauções para garantir a veracidade dos dados gerados e analisados.

Valor

Por último, o “v” de valor está relacionado com o valor do trabalho realizado. Se você ou sua equipe direcionaram esforços para uma informação que não teve nenhuma serventia, é preciso repensar o processo. É importante entender o contexto e a necessidade de cada dado gerado, focando apenas informações úteis.

Como aplicar essa tecnologia na sua empresa?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o conceito do Big Data, chegou a hora de entender como ele pode ser inserido na realidade da sua empresa. Para isso, o primeiro passo é definir quais são os objetivos e as necessidades específicas do seu negócio.

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O trabalho que permite cruzar dados e interpretar as informações coletadas é conhecido como Big Data Analytics. Com o uso de algumas ferramentas específicas, é possível armazenar, organizar e entender os dados para, então, transformá-los em um material útil para a sua empresa. Mas, para isso, é essencial contar com uma equipe capacitada e preparada.

Existem diferentes formas e tecnologias para o uso dos dados no seu negócio. Para que você comece a entender como eles funcionam na prática, separamos, a seguir, os tipos mais comuns. Confira!

Social Data

O Social Data é composto dos dados derivados das pessoas e de empresas que ajudam a identificar determinados comportamentos para, assim, possibilitar uma atuação de forma mais direcionada. São exemplos desse formato as pesquisas feitas no Google e os comentários nas redes sociais.

Enterprise Data

O conceito de Enterprise Data está relacionado com os dados gerados especificamente pelas organizações, em determinados setores, como RH, financeiro, produção etc. Esse tipo de informação ajuda a mensurar a produtividade do seu negócio e, até mesmo, a identificar erros.

Personal Data

Também conhecido como Data of Things, o Personal Data trabalha com dados que têm origem em dispositivos usados no dia a dia e que estão conectados à internet, como TVs, carros e, até mesmo, geladeiras inteligentes. Esse formato tem como base o conceito de Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things).

E isso é só o começo! Embora esses três tipos sejam os mais usados no mercado, é possível compreender que a aplicação do Big Data depende, principalmente, da realidade e das necessidades específicas da sua empresa.

Se você atua no setor de saúde e bem-estar, por exemplo, pode cruzar dados, como localização, peso, idade e históricos em geral dos usuários, para determinar um tipo de comportamento e traçar estratégias específicas e direcionadas para os seus potenciais clientes.

O essencial é contar com a ajuda da tecnologia e de profissionais experientes nesse mercado para coletar e filtrar os dados certos e relevantes, que podem — e devem — ser utilizados conforme as demandas do seu negócio.

Como o Big Data pode influenciar os seus resultados?

Assim como em todo investimento, os gestores esperam resultados reais e satisfatórios com o uso do Big Data, não é mesmo? Mas, nesse aspecto, não é preciso se preocupar. Afinal, se usada corretamente, essa tecnologia pode escalar os lucros da sua empresa em pouco tempo.

Se o seu objetivo com o Big Data é aumentar as vendas, essa ferramenta será uma importante e potente aliada na sua estratégia. Isso porque ela pode contribuir para que a sua marca atinja os clientes em pontos críticos de contato, aumentando as chances de conversão em vendas.

Quando você começa a analisar o comportamento do seu público, seja com a sua marca, seja em outras situações, fica muito mais fácil identificar a hora exata para abordar o seu potencial cliente, além da melhor forma de fazer isso. A junção do Big Data com smartphones e geolocalizadores tem apresentado uma resposta cada vez mais positiva nesse aspecto.

Ao longo do artigo, foi possível perceber o grande potencial que o Big Data oferece para o mercado corporativo. Você não vai querer perder essa oportunidade de aumentar as vendas e potencializar os resultados do seu negócio de forma rápida e eficiente, não é mesmo?

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