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Usabilidade: 4 aspectos essenciais que você precisa analisar em seu site

Usabilidade: 4 aspectos essenciais que você precisa analisar em seu site
Usabilidade: 4 aspectos essenciais que você precisa analisar em seu site

Apesar deste não ser um assunto novo, muitas empresas ainda deixam a desejar quando o assunto é a usabilidade! De nada adianta investir pesado na criação de um site, garantir um logotipo magnífico, escolher o melhor template, mas se esquecem da usabilidade. Problemas com usabilidade geralmente acontecem porque o projeto foi todo idealizado pensando em agradar quem encomendou ou o profissional que o executou.

Para garantir uma boa navegação, é necessário pensar no usuário. Mas para isso, é preciso primeiro entender o que significa usabilidade e como aplicá-la. E é isso que você vai aprender nesse artigo.

Continue a leitura e descubra se o seu site está agradando aos seus potenciais clientes!

O que é usabilidade e porque ela é tão importante

Em termos gerais, a usabilidade se refere à facilidade com que as pessoas podem utilizar uma ferramenta ou objeto para executar uma tarefa específica. Em nosso contexto, ela se aplica quando um site ou uma página proporciona boa experiência ao usuário.

Na verdade, experiência de usuário é um termo poderoso muito usado quando se trata desse assunto. Se um site ou blog apresenta facilidade de navegar, o visitante tem melhor experiência. Esse é o propósito!

Com isso, ele tende a seguir o caminho que você preparou, chegando facilmente à “conversão”, ou seja, se tornando um lead e consequentemente, um cliente. Um site altamente relevante em termos de usabilidade apresenta elementos intuitivos, que praticamente dizem ao visitante: “é por aqui!”

E como você pode analisar a usabilidade em seu site, blog, ou até mesmo de uma página específica? Abaixo seguem alguns aspectos a serem analisados por você e por sua equipe:

  1. Diálogos claros e simples

    Seu site precisa apresentar exatamente as informações que o usuário está buscando, nem mais nem menos. Não adianta encher suas páginas com informações inúteis e irrelevantes, pois isso pode “empurrá-lo” para fora do site.

    Não caia na besteira de encher as páginas com muitos anúncios. Isso transmite insegurança para o visitante e diminui a credibilidade da marca. Evite também apenas trabalhar com mensagens institucionais. Produza conteúdo consumível, principalmente em blogs, para aumentar o engajamento de quem chega até ele.

  2. Consistência

    A consistência tem haver com a lógica de navegação. Qualquer interação ou comando precisa ter sempre o mesmo resultado. Por exemplo, se for incluir um botão de ação dentro de uma página de produtos, ele deve ter sempre a mesma ação, como “pedir orçamento” ou “compre agora”.

    Se, ao invés disso, a página exibir diversos botões com diversas ações, seu visitante ficará confuso. Se for preciso variar as ações, use diversas cores, posições ou formatos diferentes para comandos diferentes. Mas que tudo seja focado na facilidade do usuário.

  3. Saídas claras

    Se o foco de sua usabilidade for apenas para “prender” o visitante, você pode acabar dando “um tiro no pé”. É essencial apresentar saídas para que o usuário consiga sair do site, ou fazer o logout a qualquer momento, sem barreiras.

    Algumas empresas acabam dificultando que a pessoa saia ou apague o cadastro, por exemplo. Isso vai na contramão de todas as boas práticas de experiência do usuário. Portanto, se o visitante quiser sair, mostre-o como, mas sempre pergunte o porquê, para receber feedbacks.

  4. Comunicação de benefícios

    Toda a comunicação de seu site deve mostrar claramente quais são os benefícios que sua empresa oferece aos clientes. Algumas marcas ainda trazem a bagagem do ‘marketing antigo’, dando ênfase nas características, o que não gera resultados positivos.

    Comece criando uma lista dos principais benefícios de seus serviços ou produtos e estude, junto ao seu programador ou designer, como isso pode ser aplicado no modelo do seu site. A ideia é deixar seu visitante curioso sobre as vantagens e incentivar a permanência dele nas páginas de seu site.

    Para fechar, destacamos que é importante sempre testar as mudanças que você fizer em seu site, analisar e se possível, receber feedbacks dos próprios usuários. O objetivo é melhorar cada vez mais a plataforma e torná-la mais atraente possível a quem visita.

Cada investimento em usabilidade vale muito à pena!

Se restar alguma dúvida sobre o tema ou se você quiser compartilhar sua opinião, interaja com um comentário abaixo. Faremos questão de responder!

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