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Marketing multicanal: quais os benefícios e como criar a estratégia?

Marketing multicanal: quais os benefícios e como criar a estratégia?
Marketing multicanal: quais os benefícios e como criar a estratégia?

Em um único dia consumimos conteúdos e informações de diferentes canais. Televisão, redes sociais, mídias impressas, entre outros. É difícil encontrar alguém que use apenas uma plataforma. No entanto, você já ouviu falar em marketing multicanal?

Seguindo essa tendência, o marketing multicanal é uma estratégia de comunicação que só cresce e pode ser inserida no contexto de empresas de diferentes segmentos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos explicar o que é e como funciona a estratégia de marketing multicanal, citando os seus principais benefícios e como ela pode ser colocada em prática. Continue a leitura e confira!

O que é marketing multicanal?

O marketing multicanal é uma estratégia que usa diferentes plataformas para divulgar uma determinada campanha ou mensagem. O objetivo é que, com isso, seja possível alcançar um número maior de consumidores, em diferentes momentos da sua rotina.

Em uma estratégia multicanal, as campanhas de marketing são veiculadas em diversas plataformas simultaneamente. Já aconteceu de você ver um comercial na TV e depois uma outra versão dele nas redes sociais? É exatamente isso.

A proposta é que, explorando diversas possibilidades, você gere um maior reconhecimento da sua marca e, consequentemente, tenha um impacto positivo nas vendas.

Tudo isso só foi possível graças ao avanço da tecnologia, que permitiu uma expansão dos canais e formatos de comunicação — mas é preciso estar atento. Por serem plataformas diferentes, é importante que o conteúdo seja adaptado para cada uma delas.

Geralmente, o marketing multicanal permite um uso combinado entre as plataformas online e offline. Os canais mais comuns são as redes sociais, TV, e-mail, site, comunicação impressa (jornais, revistas etc.) e até mesmo publicidade em lojas.

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Quais são os benefícios do marketing multicanal?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o marketing multicanal, deve estar se perguntando sobre quais são as vantagens de investir nessa estratégia, certo?

Para que não restem dúvidas, listamos abaixo alguns dos principais benefícios que ele pode gerar para a sua marca a curto, médio e longo prazo.

  • Aumento da credibilidade

    A credibilidade de uma marca um dos seus bens mais valiosos. Os clientes precisam confiar na sua marca e o mercado precisa reconhecer os seus produtos e serviços como algo de valor. Principalmente se você lida com compras de alto risco.

    O marketing multicanal pode ser um importante aliado na construção da credibilidade da sua marca. Estar presente em várias plataformas, reforçando uma mensagem positiva, ajuda o consumidor a confiar e se relacionar com o seu negócio.

  • Presença da marca

    Já dizia o ditado que quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Com o marketing multicanal, é possível ter um reforço bem positivo da imagem da sua marca para o consumidor.

    Sua marca estará presente em diferentes lugares ao longo do dia de um potencial cliente. Isso vai contribuir para que ele lembre de você na hora de decidir sobre uma compra.

  • Maior consistência

    Uma campanha bem estruturada de marketing multicanal pode ter mais consistência do que outros tipos de ação. Isso porque é possível reforçar uma determinada mensagem a partir de conteúdos que se complementam em cada plataforma.

  • Mais oportunidades de negócio

    Por último, mas não menos importante. Esse tipo de estratégia pode influenciar diretamente nas oportunidades de negócio da sua empresa.

    A explicação para isso é bem simples! Quando você explora ao máximo uma campanha, reforça a imagem da sua marca e gera mais credibilidade e confiança do consumidor, maiores são as chances dele se converter em um cliente real.

Como criar essa estratégia?

Ao chegar até aqui é provável que já esteja convencido de que o marketing multicanal é um excelente investimento para você. Entretanto, como não existe fórmula mágica que garanta o sucesso de uma campanha, é essencial saber como colocar esse tipo de estratégia em prática corretamente.

  1. Conheça seu público

    Quem é o seu público-alvo? Quem a sua mensagem deve atingir? De nada adianta você colocar uma campanha incrível em plataformas que o seu potencial cliente não estará.

    Por isso, é importante conhecer o seu público, definir a persona e criar uma campanha a partir dessas informações — que precisam ser detalhadas.

  2. Selecione os canais de forma criteriosa

    A escolha dos canais também é uma fase decisiva para o sucesso de uma campanha. É preciso levar várias fatores em consideração, como o perfil do seu público, a verba disponível, o formato da mensagem etc.

  3. Defina a campanha

    Embora a campanha precise ser ajustada para as necessidades e perfil de cada canal, é muito importante que ela seja única e tenha uma mensagem clara.

    O público precisa ser capaz de reconhecer a sua ação independentemente da plataforma em que esteja usando. Isso só é possível a partir de uma campanha consistente, com objetivos claros.

  4. Integre os membros

    Uma campanha de marketing pode envolver diversos profissionais. Quando falamos em uma estratégia multicanal, essa diversidade de setores envolvidos é ainda maior.

    Para evitar qualquer problema de comunicação que possa prejudicar os resultados, é essencial que todos os membros estejam integrados, engajados e em contato rápido e direto entre as equipes.

  5. Estruture os custos

    Uma estratégia de marketing multicanal pode ter valores altos — de acordo com os canais utilizados. É importante definir um custo total para a campanha e estruturar os gastos de acordo com as demandas e os tipos de plataforma.

    Lembre-se de ter tudo discriminado em uma planilha objetiva, para evitar que os recursos sejam usados de forma inadequada e acabam “perdidos”.

  6. Tenha uma identidade visual consistente

    Uma identidade visual consistente é uma das chaves mais importantes para o sucesso da sua campanha. É ela que vai garantir que as mensagens estejam integradas independentemente do canal em que sejam veiculadas.

    Embora cada plataforma tenha as suas particularidades, é importante ter sempre em mente que estamos falando de uma campanha única.

  7. Mensure os resultados

    Como tudo em marketing, sua estratégia multicanal precisa ser acompanha de perto e ter todos os resultados mensurados e devidamente avaliados. Só assim será possível identificar os erros em tempo hábil, realizar correções quando possível — e viável — e definir se esse tipo de estratégia gera o retorno aguardado.

Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber, o marketing multicanal é uma estratégia valiosa para o crescimento das empresas. Porém, é preciso ter objetivos claros, envolver a sua equipe e seguir as etapas de forma adequada — sempre levando em consideração as orientações profissionais.

Agora que você já sabe tudo sobre marketing multicanal, confira o nosso próximo post e descubra o que é e a importância de investir em automação de marketing.

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