Início - Blog - Google Analytics 4.0: o que é, como funciona e quais suas vantagens?

Google Analytics 4.0: o que é, como funciona e quais suas vantagens?

Google Analytics 4.0: o que é, como funciona e quais suas vantagens? Google Analytics 4.0: o que é, como funciona e quais suas vantagens?
Google Analytics 4.0: o que é, como funciona e quais suas vantagens?

O uso de dados e métricas é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Com tanta concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, a sua equipe não pode perder tempo — e desperdiçar recursos — com estratégias e ações que não funcionam. A boa notícia é que existem soluções para otimizar esse trabalho, como o Google Analytics 4.0.

Não entendeu a razão para o “4.0” após o nome da ferramenta? Se trata da nova atualização realizada na solução para otimizar a experiência do usuário. Como em todas as suas ações, o Google busca facilitar as tarefas de quem utiliza as suas plataformas. As mudanças foram feitas com esse propósito, o que vai permitir ainda mais precisão e eficiência para as suas campanhas.

Porém, antes de começar a utilizar a nova versão da ferramenta de análise de dados, é importante conhecê-la a fundo, não é mesmo? Quais são as funcionalidades que foram adicionadas? Quais os benefícios que elas podem proporcionar para o seu dia a dia de trabalho? Para esclarecer todas essas dúvidas, preparamos um artigo completo sobre o Google Analytics 4.0. Confira!

O que é o Google Analytics 4.0?

O Google Analytics 4.0 é a nova atualização da ferramenta de análise de dados do Google. Incentivado por políticas e regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a plataforma utiliza diferentes técnicas, abordagens e recursos para ainda conseguir contribuir com os gestores de páginas. As diferenças em relação ao Analytics Universal são muitas.

Para começar, a nova atualização permite que os usuários acompanhem as métricas não apenas de uma página na internet, mas também de um aplicativo. Um claro indicativo da adaptação que é necessária por conta do crescimento do uso de smartphones e, consequentemente, dos aplicativos. Outra característica marcante é o uso de Inteligência Artificial para fornecer insights mais valiosos.

O seu dashboard, aliás, é muito similar ao Google Firebase, ferramenta voltada para o monitoramento dos aplicativos. Por outro lado, algumas funcionalidades muito utilizadas no Analytics Universal foram perdidas, como as vistas de propriedade e filtros das vistas. Mas, no geral, o Google Analytics 4.0 permite que a sua empresa tenha uma visão ainda mais completa sobre o seu desempenho.

Quais são as novas funcionalidades da ferramenta?

Mas, na prática, quais são as novas funcionalidades do Google Analytics 4.0? Confira!

Novos insights e previsões com Inteligência Artificial

A principal novidade do Google Analytics 4.0 é o uso de Inteligência Artificial e a capacidade de aprendizagem da plataforma. Dessa forma, você passa a receber alertar automáticos assim que alguma métrica é modificada de forma mais drástica, como um aumento de demanda por parte dos clientes. Ao mesmo tempo, a ferramenta ainda ajuda a entender quais são os momentos mais adequados para uma campanha específica.

Consequentemente, você e a sua equipe passam a contar com informações mais completas e precisas sobre o negócio. Vai se tornar mais fácil identificar a hora de fazer um determinado investimento ou solicitar um novo produto. A longo prazo, todo o planejamento da sua equipe passa a ser direcionado por dados e métricas que realmente importam.

Integração completa com o Google Ads

Outro recurso interessante que a atualização da plataforma oferece é a possibilidade de integrações com outras soluções do Google, como o Google Ads. A ideia é que, dessa forma, você e a sua equipe possam melhorar indicadores relevantes, como o Retorno Sobre Investimento (ROI) das suas campanhas. Esse ponto foi reforçado na atualização, garantindo uma precisão ainda maior das suas ações.

Aos poucos, você pode modificar as suas abordagens e estratégias para criar ações que realmente impactem o seu público-alvo. Uma questão essencial, já que a relevância dos seus conteúdos tem um peso significativo nas chances de conversão do seu negócio. Além disso, todos os canais utilizados podem ser integrados ao Google Analytics 4.0, reunindo tudo o que você precisa para aperfeiçoar os esforços de marketing.

Relatórios do ciclo de vida do cliente

Acompanhar a jornada do cliente é algo essencial dentro de qualquer estratégia de marketing digital. O Google Analytics 4.0 proporciona essa solução, com um dashboard em que é possível acompanhar todos os tipos de interação que os usuários tiveram com o seu negócio ao longo do tempo. Entender, de fato, a jornada que ele tem até chegar no momento da conversão.

Além disso, se tornou mais fácil identificar esses insights e, em tempo real, acompanhar quais são as tendências e comportamentos do seu público. Até mesmo a identificação de quais são os canais de aquisição desses clientes. Com esses relatórios completos, você consegue entender melhor como causar um impacto positivo e, assim, conseguir estruturar um relacionamento ainda melhor.

Quais são as vantagens em utilizar o Google Analytics 4.0?

Antes de mais nada, utilizar o Google Analytics 4.0 é um passo importante para qualquer empresa que deseja um lugar de maior destaque. Afinal, é a partir do direcionamento por dados que as estratégias adotadas podem ser mais precisas e, dessa forma, gerarem mais resultados. Além disso, é uma forma de integrar todas as informações mais relevantes em um único lugar.

Isso impacta diretamente na produtividade da sua equipe e na solução de problemas como o retrabalho. Com o uso de Inteligência Artificial, a plataforma se torna ainda mais decisiva no seu planejamento estratégico. Os insights se tornam mais precisos e a jornada do consumidor pode ser compreendida de forma mais clara e eficiente.

Com um mercado em constante transformação, as suas estratégias e recursos devem passar por atualizações regularmente também. E mais um exemplo disso é o uso do Google Analytics 4.0. Adaptar as suas ações para o novo cenário é fundamental para se manter relevante e garantir que o seu negócio consiga um lugar de destaque mesmo em meio a tanta concorrência.

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais são os benefícios do Google Analytics 4.0, o que acha de continuar se atualizando sobre outros conceitos, estratégias e ferramentas que podem ser úteis para os seus resultados de marketing digital? Curta a nossa página no Facebook e confira as nossas publicações!

Receba novidades