Como trabalhar com marketing digital: Confira 11 dicas para ter sucesso na área

Como trabalhar com marketing digital: Confira 11 dicas para ter sucesso na área
Como trabalhar com marketing digital: Confira 11 dicas para ter sucesso na área

Em uma área que está sempre em mudança, aprender como trabalhar com marketing digital pode não ser uma tarefa fácil.

Por isso, para quem tem interesse em atuar nessa área, algumas características são importantes como por exemplo capacidade de adaptação, pensamento criativo e disposição para um aprendizado constante.

Se você quer saber como trabalhar com marketing digital, está no lugar certo. Apesar de ser uma área desafiadora, ela também é bastante democrática e tem várias oportunidades de atuação.

Então fique com a gente até o fim deste artigo e explore todas as possibilidades que o marketing digital oferece.

Como trabalhar com marketing digital?

Se você está aqui, é porque provavelmente tem interesse em ingressar nesta área, mas ainda precisa de mais informações sobre como trabalhar com o marketing digital.

A primeira coisa a saber é que o marketing digital está sempre em transformação, para acompanhar o comportamento do consumidor e a evolução tecnológica.

Estas mudanças certamente afetam o trabalho do profissional de marketing, que precisa estar sempre atualizado para manter a qualidade dos seus serviços.

Uma característica fundamental desse profissional é estar sempre de olho no que acontece. É preciso estar sempre em busca de conhecimento para se dar bem no ramo.

Se quiser mesmo saber como trabalhar com marketing digital, saiba que a estagnação não existe e que nunca você sabe o bastante.

Sabendo de tudo isso, vamos falar agora de algumas dicas que vão te ajudar a ter muito sucesso dentro do marketing digital.
Preparado?

11 Dicas para você ter sucesso e começar a trabalhar com o marketing digital

Como falamos, essa é uma área desafiadora, porém, cheia de oportunidades. A seguir, vamos dar dicas preciosas para aumentar suas chances de sucesso trabalhando dentro do marketing digital.

  1. Um bom currículo

    Pense sempre que essa é a sua primeira imagem para o empregador. Um currículo de quem quer saber como trabalhar com marketing digital não pode ser apenas uma folha em branco com informações em texto.

    Sua criatividade precisa ser mostrada desde o seu CV, então além das informações básicas, aposte em um formato inovador.

    Algumas ideias são currículos interativos, com elementos visuais ou mesmo vídeos.

    Já que você quer saber como trabalhar com marketing digital, busque inspiração e use muita criatividade nesse momento.

  2. Nunca pare de aprender

    Isso é algo de fundamental importância para o profissional dessa área, e certamente o que vai fazer com que você se destaque entre tantas outras pessoas que querem saber como trabalhar com marketing digital.

    Agregar novos conhecimentos, inclusive multidisciplinares, além da área de marketing, deve ser sempre uma prioridade.

  3. Não esqueça de se atualizar, sempre

    Já falamos aqui do dinamismo do universo do marketing digital e como ele precisa acompanhar o comportamento do consumidor e a evolução tecnológica. Por isso, estar sempre atualizado é uma das dicas para ter sucesso na área.

    Você pode fazer isso através de pesquisas sobre as tendências da área, ler livros, blogs, assistir vídeos, fazer cursos, ir a eventos, falar com outros profissionais.

    Não importa o caminho, mas para entender como trabalhar com marketing digital é necessário estar sempre em busca das atualizações.

  4. O networking é essencial

    Essa área é extremamente abrangente, por isso, fazer parcerias e conversar com outras pessoas vai certamente te abrir portas.

    Além de ajudar na sua imagem profissional, você também irá abrir sua visão sobre todos os campos de atuação que um profissional de marketing pode trabalhar.

  5. Tenha presença online

    Estamos falando do mundo digital certo? Por isso, não há como trabalhar com marketing digital sem investir em uma presença online. Seu perfil precisa ser bem construído, pois é isso que irá fortalecer sua marca pessoal e aumentar sua credibilidade como profissional.

    Pense no caso de uma contratação para começar a trabalhar com marketing digital. Sem uma presença online, suas chances caem bastante.

  6. Seja criativo

    Conforme falamos, a criatividade é essencial para quem quer atuar no marketing digital.

    Porém, é preciso que você demonstre essa habilidade sempre.

    A criatividade deve ser estimulada diariamente, para que ela esteja sempre presente no seu dia a dia, seja no trabalho, ou buscando soluções para os problemas do cotidiano e até saindo sempre da rotina.

  7. Adquira experiência

    Se você está aqui buscando informações sobre como trabalhar com marketing digital, uma estratégia excelente para começar é ter seu próprio site e começar a construir sua autoridade online.

    Uma alternativa é disponibilizar materiais ricos para sua audiência, assim você terá um projeto pessoal para apresentar para possíveis empregadores, demonstrando sua experiência, mesmo sem nunca ter trabalhado na área dentro de uma empresa.

    Outra dica é usar as redes sociais para a geração de conteúdos relevantes sobre a sua área. A construção de valor online é um dos fatores mais bem vistos pelos empregadores.

    Esta também é uma forma de iniciar seu próprio negócio, se sua ideia for empreender no mundo do marketing digital. Além disso, você pode gerenciar suas redes sociais, criar um blog, ou seja, começar um engajamento com uma audiência.

  8. Participe de eventos na área

    Lembra do dinamismo dessa área? Geralmente em eventos como congressos, palestras, conferências e workshops você fica sabendo das atualizações do mercado, além de conseguir conversar com outros profissionais e fazer networking.

  9. Aguce sempre sua curiosidade

    Não há como trabalhar com marketing digital sem ter um senso de curiosidade. Por ser uma área muito dinâmica, é preciso explorar novas ideias, testar ferramentas e ver as coisas por diversos pontos de vista.

    Quanto maior a curiosidade, mas conhecimentos novos você vai ter, e consequentemente conseguirá acompanhar as mudanças frequentes do mundo digital.

  10. Procure mentores que te ajudem na sua caminhada

    Na busca por conhecimento você encontrará profissionais que já sabem trabalhar com marketing digital e que já tem grande experiência na área. Busque obter o máximo de aprendizado com estas pessoas.

    Estas mentorias são fundamentais para quem está começando. Procure por cursos, troque ideias, teste o que os mentores fazem. Isso tudo irá agregar muito valor ao seu trabalho.

  11. Aprenda com seus erros e não desista

    Como em qualquer área, podemos errar. E ao invés de desistir, devemos tirar o melhor aprendizado destes erros. Especialmente no marketing digital, todas as estratégias usadas foram testadas e adaptadas para chegar a um resultado ideal.

    Então se você errar, assuma seu erro e use essa experiência para aumentar sua maturidade e não errar nas próximas vezes.

    Agora que você já sabe muitas dicas sobre como trabalhar com marketing digital, vamos falar um pouco sobre as oportunidades desse mercado.

Destrave todo o potencial do RD Station Marketing Destrave todo o potencial do RD Station Marketing

Oportunidades para trabalhar com marketing digital

Dentro do marketing digital você encontrará muitos segmentos para atuação.

Confira alguns deles e comece hoje mesmo seu planejamento para ingressar nessa área tão extensa e com tantas oportunidades.

  • Consultoria de marketing digital

    Um consultor de marketing digital irá analisar todo o planejamento de marketing das empresas, propor melhorias e ações que precisam ser implementadas para o alcance dos objetivos organizacionais.

    É importante que esse profissional conheça diversas vertentes da área como por exemplo inbound e outbound marketing, mídias sociais, métricas, etc.

  • Mídias sociais

    Uma das oportunidades de trabalhar dentro dessa área é fazendo o gerenciamento das redes sociais de empresas. Esse trabalho engloba planejar um conteúdo estratégico para engajar o público com a marca e construir um bom posicionamento digital dos seus clientes.

  • Produção de conteúdo

    Como o nome já diz, outra alternativa de trabalho dentro do marketing digital é a produção de conteúdo.

    Esse trabalho geralmente é feito home office, e quem atua nesse segmento precisa ter familiaridade com a escrita, para produzir artigos para blog, legendas para mídias sociais, e-books ou qualquer outro tipo de conteúdo.

  • Afiliado digital

    Esse profissional do marketing digital é chamado de afiliado. Ao escolher essa parte do marketing, você pode trabalhar exclusivamente ou apenas nas horas vagas, como uma forma de complementar sua renda.

    Os afiliados fazem recomendações de produtos físicos e digitais que já estão prontos e à venda dentro de plataformas como Hotmart, Eduzz, Amazon, etc.

    Quando uma venda é feita através do seu link, a empresa repassa uma porcentagem do valor dessa venda. As porcentagens são bem variadas, indo geralmente de 5 até 80%.

    Além de ser um afiliado, dentro das plataformas você também pode atuar como um infoprodutor, ou seja, um profissional responsável por criar e comercializar produtos, como ebooks e cursos online ou produtos físicos que serão colocados à venda.

  • Trabalhar com otimização dos mecanismos de pesquisa

    Outra opção é fazer o SEO das empresas para melhorar o posicionamento de um site no Google.

    A função principal desse profissional é fazer com que as empresas sejam encontradas pelos mecanismos de busca e, consequentemente, atraindo mais leads e vendas.

  • E-mail marketing

    Algo que ajuda muito o crescimento das empresas é a geração de leads qualificados, que depois serão alimentados através de uma estratégia de e-mail marketing para gerar mais vendas.

    Com a ascensão do mercado digital, o email marketing é um dos ativos mais importantes de uma empresa, desde pequenos negócios locais até e-commerces que buscam direcionar tráfego qualificado para suas ofertas.

    Por ser uma estratégia que realmente traz resultados, existe uma demanda grande no mercado por profissionais especializados nesse tipo de comunicação.

    Dentro desse segmento do marketing digital, é possível também atuar como um especialista em automação e funis, ou seja, alguém responsável por atrair e guiar o cliente em todas as etapas do funil de vendas.

  • Análise de métricas

    O objetivo de qualquer estratégia de marketing é atrair, converter e reter os clientes. Portanto, o profissional especializado em métricas tem extrema relevância para as empresas, pois é a partir desta análise que os gestores tomam decisões estratégicas para o negócio.

    Se você quer seguir esse caminho, é importante saber usar ferramentas como por exemplo o Google Analytics e os KPIs (Key Performance Indicator), que são os indicadores-chave de performance.

  • Agência de marketing digital

    Essa é uma opção para quem quer ser empreendedor, mas é importante que seu conhecimento sobre marketing digital seja amplo, ou que você possa contar com outros profissionais especialistas na área.

    Para ter sucesso, certamente será preciso um time multidisciplinar, não apenas para fazer todas as atividades, mas para exercê-las com expertise.

Habilidades necessárias para quem quer trabalhar com marketing digital

Com tantas opções de segmentos dentro da área, muitas vezes ficamos com dúvida sobre como trabalhar com marketing digital. Estas dúvidas são justificáveis, já que o leque de opções é bastante amplo.

Entretanto, seja qual for a área escolhida dentro do marketing digital, existem algumas habilidades essenciais para se dar bem como um profissional desse ramo e se destacar no mercado.

Entre estas habilidades, queremos destacar:

  • Gostar e conhecer o mundo digital;
  • Ter uma boa capacidade de adaptação (devido às mudanças frequentes dentro da área);
  • Ter um pensamento analítico (para analisar dados e também conseguir sair de situações inesperadas);
  • Ter pensamento criativo (essa é uma habilidade fundamental pois com as mudanças frequentes na tecnologia, os novos desafios são inevitáveis);
  • Dominar os conceitos do marketing digital (além da experiência, é importante conhecer os termos e ter uma boa base teórica);
  • Ter espírito de equipe (essa habilidade é essencial nessa área. Não há como trabalhar com marketing digital se não conseguir compartilhar informações, trocar ideias e pensar coletivamente).

Conclusão

Agora que você já sabe como trabalhar com marketing digital, que tal começar a separar algumas ideias, colocar tudo no papel e começar a trilhar o seu caminho dentro dessa área?

Esperamos que todas estas dicas e informações tenham sido úteis de alguma forma e que você consiga aplicar os conhecimentos que dividimos com você e já começar a ter resultados.

Lembre-se sempre de que para ter destaque na área de marketing digital você precisa ser proativo, estar sempre preparado para acompanhar as mudanças tecnológicas e nunca deixar de buscar novos conhecimentos.

Independentemente da área que escolher, esse mercado é bastante promissor e a demanda por profissionais especializados certamente vai crescer bastante, já que a cada dia o mundo se torna mais digital.

Agora é com você. Já decidiu quais serão os seus primeiros passos para trabalhar com o marketing digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.