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Marketing personalizado: entenda o que é e quais são os benefícios dessa estratégia

Marketing personalizado: entenda o que é e quais são os benefícios dessa estratégia Marketing personalizado: entenda o que é e quais são os benefícios dessa estratégia
Marketing personalizado: entenda o que é e quais são os benefícios dessa estratégia

Para quem deseja assegurar melhores resultados para o negócio, buscar estratégias personalizadas e de acordo com os perfis dos clientes é algo imprescindível. Afinal, essa prática gera uma sensação de identificação entre o público, o que proporciona uma maior fidelização.

E quando o assunto é as práticas personalizadas para empresas, é impossível não falar no marketing personalizado. Apostando nessa ideia, você vai fazer com que os clientes tenham a sensação de que as ações da empresa foram feitas sob medidas para eles e aproveitar diversas vantagens.

Se você ainda não sabe o que é o marketing personalizado, continue a leitura para conferir as principais informações sobre essa estratégia, desde sua importância até seus principais benefícios!

O que é o marketing personalizado?

Ao adotar o marketing personalizado, sua empresa vai conseguir entregar ações voltadas exclusivamente para os gostos e necessidades dos clientes, fazendo com que eles se sintam valorizados como indivíduos, e não como um grupo. Basicamente, você entregará o que o consumidor quer, na hora que ele deseja e em uma plataforma de sua preferência.

Por ser uma estratégia menos automatizada que outros tipos de marketing, a personalização não é tão fácil de ser colocada em prática. Para isso, é necessário observar atentamente quem são seus consumidores, onde eles estão, quando eles preferem acessar os conteúdos e os motivos para isso.

Qual a importância de investir nesse tipo de estratégia?

O marketing personalizado destaca-se de outras estratégias por sua grande capacidade de atrair e fidelizar os clientes, além de incentivar o consumo dos produtos de sua empresa. Isso ocorre porque a personalização trabalha os conteúdos de forma que as pessoas se sintam confortáveis e valorizadas, mas sem que a relação empresa-consumidor seja deixada de lado.

Além disso, a personalização torna a mensagem da empresa muito mais atraente e eficaz, impactando positivamente nas compras dos consumidores e até mesmo influenciando em suas decisões de maneira significativa.

Como ele funciona?

Para que o marketing personalizado seja bem-sucedido, é necessário colocar quatro etapas principais em prática. A primeira delas é identificar o público-alvo, momento em que ocorre a coleta de dados básicos como sexo, idade e localização.

Em seguida, é hora de partir para a etapa da diferenciação, em que os dados coletados são analisados. Isso permite segmentar os usuários em grupos específicos.

O terceiro passo é o da interação, quando sua empresa parte para o contato com os clientes reais ou potenciais. Para alcançá-los, é preciso utilizar as ferramentas que os consumidores também utilizam e preferem.

Por fim, finalmente chegamos à personalização. Aqui, são elaboradas ações personalizadas e específicas para o cliente, de modo a fazer com que o negócio seja fechado com sucesso.

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Quais os benefícios proporcionados pelo marketing personalizado?

Existem diversas vantagens proporcionadas pelo marketing personalizado, que podem ser sentidas tanto pela empresa quanto pelos clientes. A seguir, listamos os principais benefícios dessa prática.

  • Estratégias mais adequadas ao público

    A principal vantagem do marketing personalizado é permitir à empresa criar estratégias que atinjam efetivamente os clientes potenciais e reais. Assim, as chances de engajamento e conversões se tornam altas, pois você vai desenvolver estratégias de acordo com as necessidades, interesses e preferências de cada indivíduo.

  • Consumidores mais fiéis à marca

    Quando uma pessoa é bem atendida em uma empresa e fecha um bom negócio, as chances de que ela volte no futuro são bastante altas. Porém, se o cliente é tratado como um indivíduo único e tem a sensação de que todas as suas necessidades foram atendidas, é quase certo de que ela volte no futuro e ainda indique a marca a seus amigos.

    Nesse sentido, empresas que implementam o marketing personalizado passam a contar com uma grande vantagem competitiva: clientes satisfeitos e fiéis à marca.

  • Otimização da experiência do cliente

    Como os clientes estarão mais satisfeitos, eles estarão muito mais dispostos a fornecer suas informações e ter uma experiência completa junto à empresa. Assim, eles vão fazer o download de e-books, preencher formulários, participar de pesquisas e muitas outras ações, pois terão a certeza de que poderão contar com experiências personalizadas quando voltarem.

  • Aumento da receita

    Implantando o marketing personalizado do jeito certo, as empresas também obtêm um grande aumento em suas receitas. Afinal, uma publicidade mais direcionada cria conversões mais altas e é um caminho de vendas bastante lucrativo, pois os clientes vão se sentir mais conectados ao negócio e estarão dispostos a gastar mais dinheiro.

Como usar essa estratégia?

Como você deve ter percebido, criar ações personalizadas não é tão fácil quanto parece. Para isso, é necessário ter um entendimento profundo sobre o cliente, pois apenas assim é possível elaborar mensagens exclusivas para cada indivíduo. Confira algumas dicas na hora de usar a estratégia:

  • envie conteúdos personalizados com base no que o consumidor visualizou em seu site, apostando em uma linguagem atrativa e próxima;
  • se a pessoa está procurando um determinado produto, nada de mostrar mais do mesmo. No marketing personalizado, é importante apresentar opções e serviços complementares que casem perfeitamente com o que o cliente procura;
  • esteja atento no dia a dia em busca de oportunidades para aplicar o marketing personalizado. Isso porque existem chances únicas de fazer abordagens específicas, que podem surgir a qualquer momento. Até mesmo uma falha pode se tornar uma maneira de atrair as pessoas;
  • pedir informações ao público logo no primeiro contato é algo desconfortável e ineficaz. Nossa última dica é oferecer algo de valor, como um conteúdo de interesse do cliente, antes de pedir qualquer coisa à pessoa.

Se o seu objetivo é gerar mais vendas e fidelizar os clientes, o marketing personalizado é uma estratégia muito importante. Frente a um mercado cada vez mais competitivo, esta prática é essencial para que sua empresa possa se destacar entre os concorrentes e fazer com que os clientes voltem sempre no futuro.

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