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Afinal de contas, por que investir em automação de vendas?

Afinal de contas, por que investir em automação de vendas?
Afinal de contas, por que investir em automação de vendas?

A busca por estratégias capazes de otimizar processos e agregar eficiência às tarefas deve ser um trabalho contínuo por parte das empresas. Como novas tecnologias chegam ao mercado a todo instante, aproveitar os benefícios proporcionados pela inovação nas vendas é muito importante.

Nesse cenário, investir em automação é algo imprescindível para tornar o trabalho mais organizado e eficiente, levar mais qualidade ao atendimento dos clientes e melhorar as vendas. Além disso, é uma forma de tornar o negócio mais competitivo, uma vez que o mercado vem se tornando cada vez mais estratégico e menos operacional.

Se você chegou até aqui, é porque deseja saber o que é a automação de vendas e quais as principais vantagens de investir nessa estratégia. Por isso, siga com a gente e entenda porque a automação é fundamental para a sua empresa!

O que é a automação focada em vendas?

A automação de vendas consiste em utilizar a tecnologia para otimizar os processos comerciais da empresa. Para isso, o negócio deve investir em softwares e programas específicos, de modo a eliminar ações manuais e repetitivas realizadas pela equipe de vendas.

É importante deixar claro que a automação não busca substituir o trabalho do vendedor, mas sim, facilitar as atividades realizadas no dia a dia. Desse modo, os profissionais podem utilizar seu potencial exclusivamente nas vendas e em fornecer uma experiência inesquecível aos clientes, e não para fazer tarefas repetitivas como preencher planilhas, por exemplo.

Como ela funciona?

Os sistemas de automação de vendas ajudam a otimizar diversas tarefas na rotina de trabalho, além de possibilitar aos gestores acompanhar processos com mais assertividade, fazer fechamentos e serviços de pós-vendas, entre outros.

Conheça, a seguir, algumas atividades que podem ser realizadas a partir da automação no setor de vendas.

  • Priorização de clientes

    Uma prática bastante comum no passado — e ainda presente entre as empresas que não seguem as tendências do mercado — era passar horas ligando para pessoas aleatórias para tentar fechar uma venda. Hoje em dia, é possível descobrir, em poucos minutos, quais pessoas têm mais chances de comprar um produto, e isso graças à automação de vendas.

    Existem diversos softwares no mercado capazes de fazer uma priorização automática de leads, utilizando dados relevantes como idade, gênero, localização, entre outros. Com isso, você pode entrar em contato apenas com quem tem um alto potencial de conversão, evitando perder tempo com pessoas não relevantes para o negócio.

  • Automação de relatórios

    Os relatórios de vendas são ferramentas muito importantes para saber como anda o negócio e entender se as suas estratégias estão indo bem. O problema é que a coleta manual de dados é algo bastante desafiadora e trabalhosa.

    No entanto, a automação de vendas permite que informações como prazos, metas, taxas de conversão e quantidade de negócios fechados, por exemplo, sejam calculados automaticamente e inseridos em relatórios. Assim, é muito mais fácil coletar e pesquisar por dados da empresa.

  • Previsão de vendas

    A previsibilidade é um fator crucial no mercado e deve sempre ser levada em consideração pelos gestores. Afinal, analisando estatísticas como o volume de vendas é possível prever como serão os resultados no futuro, e você pode se preparar para isso.

    Automatizando os processos, torna-se mais fácil acompanhar os números e compará-los aos objetivos da organização, o que contribui para fazer previsões automáticas e aperfeiçoar as estratégias para alcançar melhores resultados.

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Quais as diferenças entre automação de marketing e automação de vendas?

Muitas pessoas confunde os conceitos de automação de marketing e automação de vendas, mas saiba que esses são dois termos diferentes. O primeiro consiste em automatizar atividades repetitivas de marketing, como envio de e-mail marketing e qualificação de leads, por exemplo.

Já a automação de vendas consiste na busca por tecnologias para automatizar especificamente processos repetitivos da área de vendas. É o caso, como já abordamos, de gerenciamento da equipe de vendas, criação de relatórios, priorização de relatórios, entre outros.

Como em muitas empresas os departamentos de vendas e de marketing caminham juntos, é comum que sejam utilizados softwares para fazer ambos os processos. No entanto, nem toda plataforma é capaz de fazer isso, daí a necessidade de saber diferenciar os dois conceitos.

Quais as principais vantagens de investir em automação de marketing?

O investimento em tecnologia associada ao setor de vendas pode trazer diversas vantagens à empresa. Conheça os principais.

  • Aumento da produtividade

    Tarefas repetitivas e burocráticas, que demandam muito tempo do time de vendas, tendem a comprometer a produtividade do negócio. Ao automatizar os processos, o tempo que um vendedor perderia com relatórios e planilhas pode ser usado para impulsionar as vendas.

  • Redução de custos

    Com a ajuda de uma ferramenta de automação de vendas, você vai conseguir reduzir e muito os seus custos. Isso porque a maioria dos processos poderão ser feitos por meio da tela do celular ou do computador, evitando investimentos em trabalhos feitos de forma manual.

  • Maior prospecção de clientes

    Outro benefício da automação é o fato de sua empresa poder prospectar novos clientes e a melhorar os resultados. O motivo para isso é simples: economizando o tempo que antes era gasto em tarefas repetitivas, você pode investir no que realmente é importante no negócio: oferecer uma boa experiência ao cliente e buscar o crescimento da organização.

  • Melhora no gerenciamento da equipe

    Um bom software de vendas também vai ajudar você a gerenciar sua equipe de forma mais assertiva. É possível, por exemplo, observar como o funil de vendas vem sendo trabalhado na equipe, além de verificar qual vendedor fechou mais vendas em um período específico. Isso permite implantar melhorias e novas estratégias quando necessário.

Investir na automação de vendas é muito importante no mercado atual, pois apenas assim é possível tornar os processos do setor de vendas mais organizados e eficientes. E não se esqueça de que, para aplicar a automação em seu negócio e garantir o sucesso desse investimento, fazer um planejamento preciso é essencial.

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