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Como otimizar a conversão de leads em clientes? Aprenda!

Como otimizar a conversão de leads em clientes? Aprenda!
Como otimizar a conversão de leads em clientes? Aprenda!

Muitas empresas gastam tempo e dinheiro com várias estratégias de marketing com o intuito de aumentar sua taxa de conversão de leads, mas não conseguem alcançar resultados satisfatórios, mesmo diante de tantos esforços.

Nessa hora, a frustração é grande, pois, sem conversão, a empresa não só deixa de vender e gerar receita, como também não estará cumprindo um de seus maiores propósitos, que é entregar o valor da sua marca ao mercado.

Se sua empresa também está enfrentando esse problema, pare o que está fazendo agora e não gaste mais dinheiro com estratégias que não funcionam. Aprenda algumas ações importantes que podem ajudá-lo a otimizar sua taxa de conversão de leads de forma bastante eficaz.

Continue sua leitura e confira nossas dicas!

Otimize o funil de vendas

Se você está obtendo taxas de conversão muito baixas, pode ser que o seu funil de vendas não seja muito eficiente em conduzir os seus leads pela jornada de compra — pode haver algum furo que os esteja deixando escapar antes da conversão.

É muito importante atentar para esse ponto, pois o processo de conversão não acontece de maneira isolada no funil, o lead passa por todas as suas etapas, desde o momento da aprendizagem e descoberta (topo), reconhecimento do problema (meio) até sua chegada à decisão de compra, que é a fase final do funil.

Dessa forma, é preciso otimizar bem cada um desses estágios com conteúdos consistentes e relevantes para garantir a continuidade do tráfego e a evolução do lead, desde o instante em que ele entra em contato com seu produto ou serviço até o ponto da conversão.

Qualifique seus leads

A qualificação de leads é fundamental para definir quais leads gerados têm maior potencial de se tornar clientes. Assim, evita-se gastar tempo e recursos com leads ruins, ou seja, aqueles com baixo potencial de compra.

Nesse processo, mais uma vez, entra a importância do funil de vendas, pois é principalmente no topo que o trabalho de qualificação deve se iniciar.

O objetivo da qualificação é descobrir, dentre os vários leads que chegam ao funil, quais têm um perfil considerado ótimo — que têm a intenção de compra —, dessa maneira, você poderá focar suas estratégias de conversão, ajudando-os a chegar até a etapa final do funil, momento em que ocorre a conversão efetiva deles em clientes.

Lembre-se de que qualidade é melhor do que quantidade sempre, por isso, não deixe de focar, antes de tudo, a qualificação dos seus leads. A partir desse ponto, o trabalho de conversão se torna bem mais fácil.

Entregue conteúdo relevante

O coração do Inbound Marketing é o conteúdo. É ele que faz todas as estratégias pulsarem e manterem o sistema vivo. Mas não pode ser um conteúdo qualquer, somente para preencher espaço. Ele tem que ser impactante, valioso e consistente e agregar valor à vida das pessoas.

O conteúdo para gerar leads no topo do funil de vendas é apenas o início da batalha. O trabalho de conversão acontece no fundo do funil, e se conseguiu levar seus leads até lá é porque foi capaz de criar conteúdos realmente de qualidade e convincentes.

Na etapa final do funil, o lead está prestes a dar o seu último passo para se tornar um cliente. Está determinado a explorar seu conteúdo e as opções que lhe são oferecidas para resolver as suas dores e os problemas que está enfrentando.

Por isso, o conteúdo é tão importante, pois, no fim das contas, é ele que faz com que as pessoas acreditem que estão diante da escolha certa.

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Faça a nutrição de seus leads

O processo de compra passa pelas seguintes etapas:

  • consciência do problema;
  • consideração da solução;
  • decisão de compra.

Logo, procure segmentar todos os leads em cada estágio do funil de vendas, assim poderá criar conteúdos baseando-se em interesses individuais e de acordo com a etapa da jornada de compra em que eles se encontram.

Muitas empresas acabam não investindo em estratégias para nutrir seus leads, o que é um grande erro — o ideal é conquistar sua confiança e estimular o engajamento para potencializar as oportunidades de conversão.

Resumindo, uma boa estratégia de nutrição de leads deve ser bem planejada, assim, antes de iniciar qualquer campanha, certifique-se de já ter:

  • definido o seu público-alvo e personas;
  • feito a segmentação dos leads em cada estágio da jornada de compra;
  • descoberto como seus leads se comportam e interagem;
  • estipulado qual conteúdo é mais adequado e relevante para cada etapa do funil.

Treine sua equipe de marketing e vendas

A maioria das empresas busca investir seus recursos em estratégias de marketing digital para otimizar a sua conversão de leads, mas se esquece de uma parte primordial: as pessoas que estão por trás de todo o processo.

Colaboradores bem treinados são capazes de trabalhar de maneira mais precisa, ajudando a empresa, dessa forma, a alcançar suas metas de prospecção, conversão e retenção de clientes.

Sua equipe de marketing e vendas pode planejar ações e agir com o objetivo de divulgar a sua marca, ajudar a melhorar a conversão de leads e aumentar as vendas de seus produtos e serviços.

Toda empresa deve reconhecer que o sucesso do seu negócio não depende somente de recursos tecnológicos, mas, principalmente, de pessoas estimuladas, engajadas com a missão da empresa e capacitadas para realizar as suas funções com competência e boa vontade.

Mantenha o foco em suas estratégias

Ao longo do caminho, haverá, inevitavelmente, aqueles leads que, mesmo depois de qualificados, não serão convertidos em clientes. Mesmo que você ache que fez de tudo, é sempre bom entender em que parte do processo eles foram perdidos e buscar reajustar suas estratégias.

Talvez seja necessário modificar a forma como a empresa está se comunicando com eles, rever o tipo de conteúdo que está entregando e tentar perceber se não está forçando a barra para realizar a conversão na hora errada.

Todo cuidado é pouco quando o assunto é conversão de leads em clientes. Você precisa compreender que eles podem não estar interessados no que você oferece quando você quer, mas nada impede que se lembrem de seus produtos ou serviços no futuro.

Um dos grandes desafios de quem trabalha com marketing digital é conseguir aumentar sua taxa de conversão de leads, mas, com as estratégias certas e foco nas necessidades do cliente, alcançar esse objetivo se torna algo bem mais simples e gratificante.

Agora que já sabe quais são as melhores estratégias para otimizar sua conversão de leads em clientes, que tal aprender um pouco mais sobre CRO (Otimização da Taxa de Conversão) e como ele pode estar relacionado ao assunto do nosso post de hoje? Até lá!

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