Acesse o conteúdo

Aprenda a utilizar o Google Meu Negócio em sua estratégia de SEO Local

Aprenda a utilizar o Google Meu Negócio em sua estratégia de SEO Local
Aprenda a utilizar o Google Meu Negócio em sua estratégia de SEO Local

O motor de busca Google cresceu bastante nos últimos anos, tornando-se o maior ponto de pesquisa de serviços e produtos na internet — fato que passa a exigir do empreendedor mais conhecimento de ferramentas como o Google Meu Negócio, para garantir maior presença digital.

Todo empreendedor que deseja ter sucesso sem gastar muito deve aprender a usar essa ferramenta, pois ela contribui bastante para que sua empresa se mantenha nos primeiros lugares dos resultados de busca orgânica quando o cliente pesquisar por produtos ou serviços que ela oferece.

Sabemos que os algoritmos do Google têm se tornado cada vez mais refinados, dando prioridade de ranqueamento para as empresas com uma boa otimização de SEO Local, e, por isso, explicamos como o Google Meu Negócio pode facilitar e, ao mesmo tempo, fornecer resultados de qualidade para as buscas dos internautas. Confira!

O que é SEO Local?

Não fugindo muito daquilo que o Google Meu Negócio propõe, o SEO (Search Engine Optimization) Local consiste na otimização das suas páginas e do domínio para que seu negócio seja encontrado mais facilmente pelos usuários quando eles procurarem por uma empresa que esteja mais próxima do local onde se encontram.

Por isso, para aqueles empreendedores que têm o objetivo de aumentar a presença online do seu negócio em uma determinada região de atuação, seguir os requisitos do SEO Local deve ser uma prioridade no plano de marketing. E um dos principais critérios para esse feito é justamente investir na ferramenta do Google Meu Negócio.

Portanto, não deixe escapar os milhares de futuros clientes que estão procurando por algum tipo de serviço ou produto que sua empresa pode oferecer. Faça-se presente na hora e no local certos com o Google Meu Negócio, afinal, quem não aparece acaba perdendo a chance de realizar grandes negócios, não é mesmo?

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio funciona como uma plataforma gratuita que possibilita que as empresas efetuem um cadastro para que o seu negócio seja divulgado quando for feita uma pesquisa no Google Maps.

Diferentemente do seu antecessor, Google Places for Business, que tinha uma integração direta com o Google+ e que apresentava os resultados de busca com os comentários e as recomendações de amigos, o novo modelo é mais otimizado para a apresentação de produtos e serviços.

Falando em apresentação, não é somente o produto em si que é fornecido ao usuário no momento da pesquisa, mas também constam informações importantes da empresa, que são relevantes para o usuário avaliar melhor o seu estabelecimento.

Os principais dados exibidos nos resultados de busca são a localização no Google Maps, o endereço de e-mail, o site, o telefone, o horário de funcionamento, as fotos e os comentários dos clientes.

Essas informações não são somente úteis como um simples cartão de visita, mas são também usadas em algumas pesquisas personalizadas, como é o caso do nome da empresa, que é útil quando alguém pesquisa pelo seu negócio e também quando o internauta busca pelo seu tipo de estabelecimento em uma região específica.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta indicada para todos os tipos de negócios e segmentos, do atacado ao varejo online. Entretanto, as características, objetivos e necessidades de cada empresa é que vão definir as estratégias a serem usadas em cada um deles.

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?

Como você pôde perceber até agora, o Google Meu Negócio pode ser fundamental na divulgação orgânica e no alcance eficiente de uma empresa. Mas quais são os principais benefícios dessa ferramenta na prática? Confira abaixo:

  • Acesso e análise de dados

    As métricas geradas pelo Google Meu Negócio são essenciais para a tomada de decisões estratégicas para o seu negócio. Isso porque a ferramenta oferece acesso a todas as informações relacionadas com as pesquisas, visitas e navegabilidade do seu site.

    Dessa forma, é possível ter uma visão privilegiada sobre as ações do seu público a partir da análise dos dados gerados, o que vai gerar um enorme diferencial competitivo no momento de adaptar as estratégias de forma a atrair, engajar e fidelizar um número cada vez maior de novos clientes.

  • Popularização da sua marca no digital

    O uso de uma ferramenta como o Google Meu Negócio é essencial para otimizar a presença e popularização da sua marca no ambiente digital. O seu perfil será um importante canal de compartilhamento de informações com os seus potenciais clientes, o que contribuirá para a credibilidade da sua empresa na web.

    Além disso, essa popularização será definidora para expandir o alcance da sua marca pela internet, garantindo que a sua empresa seja encontrada pelos clientes no momento em que eles mais precisam. E essa eficiência na divulgação pode ser o grande diferencial para melhorar o desempenho do seu negócio, fechando mais e novas vendas.

  • Maior interação com seu público-alvo

    Uma das principais funcionalidades do Google Meu Negócio é a possibilidade de deixar comentários a respeito das empresas ou da experiência de compra. E essa pode ser a oportunidade perfeita para engajar e gerar uma interação ainda mais próxima com o seu público, que participa do desenvolvimento da imagem da sua marca na web com notas de avaliação, opiniões, dúvidas e críticas.

    O papel do seu time de marketing é responder a cada uma das solicitações e manter a sua página sempre atualizada, garantido a satisfação dos clientes atuais e, consequentemente, cativando um novo grupo.

  • Credibilidade

    Ao investir em uma página bem trabalhada na web, você passa mais credibilidade para o seu público e aumenta as chances de fechar novos negócios. Afinal, os consumidores tendem a dar preferência de compra para empresas que têm presença online.

Por que minha empresa precisa usar o Google Meu Negócio?

É inegável o aumento da divulgação que a empresa ganha usando o Google Meu Negócio, porém, não é somente na divulgação em geral da marca que essa ferramenta demonstra o seu potencial.

A aplicação dessa plataforma também é bastante importante no processo de fidelização e de melhora da imagem de uma marca em geral, pois, por meio dela, é possível interagir com os clientes, respondendo aos comentários que eles deixam na página da sua empresa.

Além disso, por meio desse contato direto, a empresa pode muito bem identificar algum aspecto relacionado ao atendimento, ao produto ou ao serviço que precisa ser melhorado e, dessa forma, repará-lo de forma rápida e eficiente.

Outro ponto bastante interessante da aplicação do Google Meu Negócio reside no fato de haver uma criação de laços de amizade entre cliente e empresa, à medida que as pessoas vão conhecendo melhor o seu empreendimento.

Esse vínculo é também muito importante para o marketing online da sua companhia, visto que clientes familiarizados com o seu produto são mais aptos a indicá-lo para amigos em suas redes sociais e outros espaços da web.

Em geral, não é prematuro dizer que essa plataforma é vital para a sobrevivência e o crescimento do seu negócio no mundo online, pois muitas empresas que a usam têm obtido bastante visibilidade e, consequentemente, mais lucro.

O aumento do faturamento se deve às informações caprichadas dos serviços e produtos de cada organização, que são passadas para o internauta durante a sua pesquisa, o que faz com que o usuário opte pela empresa do Google Meu Negócio, em detrimento daquela de que ele só ouviu falar.

E para as empresas de pequeno e médio porte, as possibilidades de desenvolvimento são ainda melhores. Afinal, essa pode ser a oportunidade perfeita de destacar a sua marca na web e melhorar a atração e o contato com os clientes, sem que, para isso, seja necessário o investimento de muitos recursos financeiros.

Por meio de ferramentas como o Google Minha Empresa, a plataforma de negócios do Google vem trabalhando para contribuir com a criação de sites personalizados, melhora do posicionamento nos buscadores e, consequentemente, otimização da experiência das PMEs e dos seus consumidores no ambiente digital.

Como divulgar minha empresa no Google Meu Negócio?

Começar a usar essa ferramenta é muito simples e fácil, bastando apenas acessar o site da plataforma e clicar em “comece agora”. Finalizado esse processo, basta esperar pelo código de confirmação do endereço, que chega em 7 a 15 dias úteis.

Quer usufruir ao máximo do Google Meu Negócio? Então, não perca as 3 dicas que vêm já a seguir.

  1. Preencha todos os campos de informação requeridos

    Além de o motor de busca do Google ser bastante rigoroso quanto a esse aspecto, de forma que empresas com informações incompletas têm menos prioridade de indexação, o cliente também vai preferir, naturalmente, escolher o estabelecimento que tiver todos os dados preenchidos de maneira completa e correta.

    Essa decisão é óbvia, pois, no mundo empresarial, a confiança que é transmitida em parte pela imagem da empresa é crucial na decisão de compra. Por isso, preencha todos os dados requeridos e evite passar uma imagem negativa.

  2. Coloque imagens do seu estabelecimento

    Como você já deve ter percebido, quanto maior for a quantidade de informação fornecida, mais bem indexada a empresa será nos resultados de busca e mais apropriada para o cliente ela parecerá.

    Portanto, não deixe as imagens de fora, pois elas são um forte ponto a favor do seu negócio, visto que, além de o cliente ser atraído pelas informações organizadas, também pode vir a ser encantado pelo ambiente da empresa que será passado nas imagens.

  3. Não deixe as informações desatualizadas

    Esse é um dos erros mais graves que podem ser cometidos no Google Meu Negócio. Deixar informações desatualizadas ou erradas, principalmente as que dizem respeito aos contatos da empresa, significa perda de clientes.

    Por isso, seja atencioso e deixe todas as informações sempre atualizadas, pois são muitas as chances de venda que podem ser perdidas por conta de um e-mail ou telefone errado, por exemplo.

Então não perca a chance de fazer o seu empreendimento crescer sem investir uma fortuna e comece, desde já, a utilizar o Google Meu Negócio. Pode ter certeza de que os resultados são fantásticos de verdade.

E agora que você já sabe tudo sobre o Google Meu Negócio, que tal aprofundar ainda mais os seus conhecimentos? Descubra o que é omnichannel e como aplicar esse conceito na realidade da sua empresa!

SEO Técnico: o guia

As estratégias de SEO são fundamentais para o sucesso de um negócio online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *