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Encantando seu público: 6 dicas de como fidelizar clientes

Encantando seu público: 6 dicas de como fidelizar clientes
Encantando seu público: 6 dicas de como fidelizar clientes

É comum ouvir que saber como fidelizar clientes é mais importante do que conquistar novos compradores. O que é mais difícil de observar é que não existe uma separação tão clara entre uma coisa e outra. Isso porque toda a aproximação com os clientes e as informações necessárias à fidelização, contribuem e são essenciais para gerar novos negócios.

Na atualidade, o cliente se tornou um influenciador. Ele compartilha testemunhos e avaliações, pede recomendações e interage na rede ajudando a construir a imagem das empresas com as quais se relaciona — tanto positiva como negativamente.

Se o cliente não tiver uma boa experiência de compra e uso que o encante e fidelize, vai provavelmente contribuir negativamente para a imagem da empresa ao dividir sua experiência com outras pessoas e, na melhor das hipóteses, não vai ajudar no aspecto positivo.

Pensando nisso, escolha as dicas que vai usar para engajar seus clientes e torná-los verdadeiros promotores do seu negócio, contribuindo para seus objetivos.

  1. Invista no mobile

    Segundo o IBGE, os smartphones já são mais utilizados do que os PCs para o acesso à internet no Brasil. Para que o cliente esteja sempre em contato com a sua empresa, portanto, é importante que haja uma atenção especial ao móbile.

    Além de um site responsivo, você pode utilizar apps de conversas instantâneas para realizar um atendimento mais ágil e personalizado. Porém, mesmo que decida não disponibilizar a variedade ideal de meios móbile para contato nesse momento, esteja atento ao comportamento de compra de seus clientes e a resposta de sua concorrência.

    Se seu público estiver dando preferência a esse tipo de acesso e os seus principais rivais estiverem atendendo essa demanda, você corre um sério risco de se tornar a segunda opção.

  2. Utilize e-mail marketing

    Os vários tipos de e-mail marketing são ferramentas que te ajudam a acompanhar os leads na jornada de compra e estimulá-los a avançar nas etapas do funil de vendas. Já falamos aqui no blog sobre a importância da newsletter na captação de leads, mas essa também pode ser uma ótima estratégia de pós-venda.

    Você pode levar ao seu cliente conteúdo relevante como as novidades do seu blog, vídeos, notícias do seu segmento, entre outros. Além disso, você pode utilizar o e-mail para realizar ações de marketing de relacionamento.

    Esse é o caso de emails sazonais (datas festivas), de quando o seu cliente faz alguma ação que dispara um email automático e nas mensagens promocionais — como nos que divulga um evento, uma campanha de desconto ou um produto.

  3. Produza conteúdo relevante

    Com uma simples pesquisa no Google, seu cliente pode ter uma visão de todos os seus concorrentes, que, provavelmente, possuem valores e serviços parecidos com o seu.

    Produzir um conteúdo exclusivo, que vá ao encontro das necessidades do seu cliente, pode ser o segredo para fidelizá-lo. Por isso, é muito importante investir no Inbound Marketing para conseguir uma boa retenção.

    Tanto na produção de conteúdo quanto no uso do email marketing, é importante ter atenção com os indicadores de desempenho de cada ação. Mas, mais do que se preocupar com informações estatísticas de desempenho, você deve saber identificar qual cliente clica em qual link.

    Somente assim você consegue identificar preferências, segmentar seus clientes por grupos de interesse e enviar informação realmente relevante e personalizada para cada grupo. Ações genéricas não conseguem o mesmo resultado em vendas e, muito menos, produzem os efeitos de encantamento e fidelização desejados.

  4. Ofereça um bom SAC 2.0

    Oferecer um bom atendimento por meio do site ou das redes sociais pode ser outro diferencial para a sua empresa. Além de disponibilizar canais de e-mail e chat, você pode usar recursos das próprias redes sociais para realizar o atendimento.

    Um exemplo é o Facebook Messenger. Se a sua empresa tem uma página, é possível configurar várias funcionalidades, como saudações de boas-vindas e mensagem de ausência.

    O modelo de atendimento multicanal vem sendo usado cada vez mais e aponta uma tendência bem clara de uso: os clientes não aceitam mais limitações de meios de contato. Se eles estiverem navegando no Facebook e precisarem de você, vão querer que esteja lá.

    Obviamente, o mesmo acontece quando ele está no Whatsapp, quando navega no seu site, enquanto escreve um e-mail e assim por diante. No entanto, a disponibilização de vários canais só funciona quando eles trabalham integrados.

    Se o cliente fez uma solicitação por meio da internet, espera que essa informação esteja disponível para o atendente se resolver visitar uma loja física, por exemplo. O atendimento na atualidade precisa focar em entregar uma experiência de compra e uso encantadora e, como já dissemos, cada detalhe é importante.

  5. Monitore seu cliente

    Para saber o que está dando certo e errado nas suas estratégias e poder aplicar ações de correção, você precisa monitorar o relacionamento com o cliente. Essa é uma das atividades mais importantes para conseguir um bom nível de fidelização e engajamento do cliente.

    A razão disso não é apenas a de que sempre podemos melhorar e, olhando com cuidado, encontramos defeitos a serem corrigidos, mas também porque as coisas mudam. Isso inclui preferências do cliente, inovações da concorrência que contribuem para mudanças de hábitos e aumento do nível de exigência.

    Para isso, você pode utilizar um CRM (Customer Relationship Management) de automação de marketing, relatórios das redes sociais, seu sistema de gestão e bases de dados diversas. Para isso, valorize indicadores e garanta dados confiáveis e úteis. A base do encantamento está na informação sobre o que encanta da perspectiva de quem precisa ser fidelizado.

  6. Alinhe design e desempenho

    Esse é um ponto chave de sua presença digital. Um site bem elaborado, bonito, funcional e de fácil navegação, precisa agregar alto desempenho de ranqueamento nas pesquisas, taxas de conversão e velocidade de carregamento.

    O marketing digital tem um aspecto artístico de alta relevância, isso é inegável, mas, quando essa preocupação estética funciona em perfeito alinhamento com objetivos práticos de retorno das ações, o resultado se potencializa.

    É por isso que um bom plano de marketing também é fundamental para pensar em como fidelizar clientes e, como vimos, estabelecer uma relação dinâmica entre as tarefas necessárias para alcançar objetivos de: crescimento da base de novos clientes e manutenção da atual. É ele que vai te permitir elaborar uma visão do processo como um todo e o pensamento do ponto de vista mais estratégico.

    Essa não é uma tarefa fácil, mas não se preocupe! Nossa equipe está preparada para contribuir contigo e a evitar o exercício de tentativa e erro, comum em novas experiências. Por isso, entre em contato conosco agora mesmo!

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