YouTube e Marketing: 9 dicas para ter uma estratégia de resultados

YouTube e Marketing: 9 dicas para ter uma estratégia de resultados
YouTube e Marketing: 9 dicas para ter uma estratégia de resultados

Com um consumidor cada vez mais exigente, e a concorrência mais acirrada na busca pela atenção e pelos recursos do mercado, é fundamental encontrar maneiras criativas e eficientes de divulgar os seus produtos, serviços ou, até mesmo, a marca. Por isso, pensar em estratégias de como utilizar YouTube e Marketing juntos é um dos caminhos.

Que tal, então, entender melhor como utilizar essa plataforma para potencializar as suas ações de Marketing Digital? Quanto melhor for seu entendimento sobre o assunto, melhor será a construção do planejamento das suas estratégias e mais efetividade para o seu negócio.

Sabendo das mudanças existentes no ambiente online, é fundamental que executemos ele com maior precisão. Para que isso aconteça, entenda como essa plataforma funciona e quais são os resultados obtidos a partir da utilização dela.

Continue a leitura deste artigo para conferir algumas dicas que separamos para você tornar as suas estratégias ainda mais eficientes e conseguir, de fato, gerar um impacto maior no seu público. Confira!

Qual é a relevância do YouTube atualmente?

Por mais que o Facebook e o Instagram sejam as redes sociais mais utilizadas quando falamos em Marketing Digital, é preciso conhecer outras soluções para potencializar as suas ações de Marketing, e o YouTube é uma delas. De acordo com o Social Media Trends 2019, 72,3% dos usuários utilizam regularmente essa plataforma.

Além disso, os últimos cinco anos registraram um aumento de 165% no tempo de vídeos assistidos no YouTube. Outros dados mostram que quase 90% dos usuários da plataforma conheceram uma nova marca, produto ou serviço por meio dos vídeos. Portanto, como ignorar esses números tão impactantes?

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Quais as 9 dicas para ter sucesso com YouTube e Marketing?

Agora, que tal saber como ter os melhores resultados possíveis ao aliar YouTube e Marketing? Confira as nossas dicas!

1. Tenha o próprio canal

O primeiro passo é ter um canal próprio. Mas isso não significa apenas ter uma conta no YouTube e publicar vídeos uma vez ou outra. É preciso investir no seu canal e garantir que ele seja atrativo para o seu público-alvo.

Antes de mais nada, planeje bem quais são os objetivos e quais serão os conteúdos gerados no seu canal. Lembrando que eles precisam conversar com sua audiência e, ao mesmo tempo, serem relevantes.

2. Planeje seu conteúdo

Como adiantamos no item anterior, sem sombra de dúvidas, uma das principais tarefas é planejar o conteúdo do seu canal. Ele precisa estar alinhado com as estratégias do seu negócio.

Além disso, é necessário que os conteúdos sejam postados com uma certa periodicidade. Por exemplo, quando deixamos muito tempo sem atualizar o canal, gera uma imagem negativa para os visitantes.

3. Capriche na produção

Não basta apenas ter um canal, o conteúdo precisa ser bem produzido. Se o objetivo é captar novos clientes ou fidelizar aqueles que já estão envolvidos com a marca, eles não podem ser amadores ou mal-executados.

Para isso, uma agência de marketing digital pode ser uma grande parceira para a produção dos seus vídeos. Não significa que será necessário ter um grande orçamento para marketing, mas sim, vídeos bem feitos e de qualidade.

4. Utilize a linguagem adequada

Outro fator que precisa ser analisado é o tipo de conteúdo e linguagem que você vai oferecer ao seu público. Ou seja, encontrar um tom de voz e um perfil de vídeos que sejam, de fato, interessantes para atrair ou fidelizar consumidores.

Uma boa aposta para ter bons vídeos é construir um roteiro bem definido. Com ele em mãos, você executará como forme o planejamento de marketing e será, ao mesmo tempo, rico para quem está consumindo-o.

5. Aposte em anúncios

Anúncios também podem ser muito interessantes para tornar a relação entre YouTube e Marketing ainda mais próxima e lucrativa para a sua empresa. Afinal, além de atrair leads e fortalecer a reputação da sua marca, você pode monetizar diretamente a sua estratégia.

6. Escolha boas palavras-chave

Assim como inbound marketing e SEO, as palavras-chave são utilizadas para que seus vídeos sejam bem ranqueados na plataforma. Com o planejamento de marketing em mãos, entenda quais são os assuntos mais valiosos para o seu negócio no momento para ser mais assertivo na relação entre YouTube e Marketing.

7. Preencha corretamente a descrição e tags

Outra maneira de conseguir fazer com que seus vídeos sejam bem posicionados nessa rede é o preenchimento da descrição e as tags. Ambos, quando juntos, eles são entendidos pelo algoritmo do YouTube como ricos para o público-alvo. Com isso, seu material chegará mais fácil a quem você deseja atingir com eles.

8. Integre com suas redes sociais

O YouTube também é considerado uma rede social e é uma das mais antigas. Quando você investe nessa plataforma, você está conseguindo conquistar maior reputação no ambiente online.

Para que você aumente o seu alcance, integre os conteúdos nas suas outras redes sociais. Com isso, além de otimizar os resultados, você consegue torná-lo ainda mais relevante para a sua persona.

9. Analise seus resultados

Por fim, e não menos importante, outra prática fundamental para o sucesso do Youtube e Marketing é a análise dos resultados. Assim como qualquer outra estratégia, você precisa mensurar o desempenho e identificar quais são os pontos de oportunidade para obter melhor o resultado.

O Google Analytics, por exemplo, é uma excelente forma de entender o impacto dos conteúdos dos vídeos e qual a relevância para a jornada de consumo online.

Qual é a importância de olhar o cenário completo do Marketing Digital?

Relacionar YouTube e Marketing é uma excelente estratégia de marketing digital, porém, não pode ser a única utilizada dentro da sua empresa. Entender todo o cenário de Marketing Digital em que o seu negócio se encontra é, portanto, fundamental para adotar outras ações e campanhas que consigam gerar os resultados esperados ao impactarem o seu público-alvo.

Parte importante para o sucesso de qualquer empresa, atualmente, é conhecer as estratégias que melhor se comunicam com os clientes e aqueles em potencial. Afinal, com tanta concorrência, é importante utilizar os recursos de forma precisa e nas plataformas certas.

Agora que você já sabe como YouTube e Marketing podem caminhar juntos, entenda como obter melhores resultados a partir da divulgação do seu site! Confira nosso artigo e aplique nas suas estratégias agora mesmo!

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