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Automação de Marketing: Saiba tudo sobre esta solução digital!

Automação de Marketing: Saiba tudo sobre esta solução digital!

Automação de Marketing: Saiba tudo sobre esta solução digital!

Você sabia que é possível tornar as ações de atração, vendas e comunicação com o cliente do seu negócio ainda mais eficientes? A automação de marketing já é uma realidade em muitas empresas e veio para simplificar e otimizar os resultados da sua estratégia.

Ainda não sabe do que estamos falando? Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto, apontando como a automação funciona na prática e quais são os seus principais benefícios. Continue a leitura e confira!

A automação de marketing

A automação de marketing é o processo de usar diferentes tecnologias para criar ações em escala e aumentar os resultados. Na prática, ela se tornou, hoje, a melhor forma de planejar e gerenciar as ações de marketing dentro da sua empresa de um jeito ainda mais eficiente e otimizado.

Partindo do pressuposto de que você é ativo nas redes sociais e já vem desenvolvendo estratégias de marketing digital e de conteúdo para chamar atenção do seu público-alvo, a automação de marketing vem para ajudar nas consequências, no controle e no fluxo de todas essas ações.

Pense na seguinte fórmula: você investe tempo em e-mail marketing para lidar com seus clientes e conseguir a venda ou a fidelização deles, só que não tem como saber o que essa sua ação gerou para eles. Assim, com a automação de marketing, é garantido todo o controle de visualizações e leads, por exemplo.

Às vezes, basta automatizar todo o processo, agendando postagens ou interagindo com os clientes e possíveis consumidores nas redes sociais, entretanto, a automação de marketing é mais que isso. É saber o quanto as suas ações estão dando resultado em termos de lead e qual é o potencial que isso gera.

Sabe-se que o lead é responsável pela venda e pela interação com o cliente até efetuar a ação, por isso, a necessidade de entender o que pode ser ainda mais atrativo para os consumidores e para a comunicação contínua e efetiva.

Os benefícios da automação de marketing

A automação pode trazer muitos benefícios para a rotina de marketing e vendas de uma empresa. Mais do que otimizar resultados, esse tipo de estratégia contribui para uma melhora significativa na execução de atividades diárias e, até mesmo, na análise de resultados.

Pensando nisso, listamos, abaixo, outras vantagens desse tipo de estratégia para que não restem dúvidas de que essa pode ser a solução de que o seu negócio precisa para ter ações de marketing cada vez mais efetivas.

Maior oportunidade de vendas

Uma jornada de compra bem estruturada contribui para uma maior atração e para a geração de leads. E, de acordo com pesquisas especializadas, quando você faz isso de forma automatizada, é possível conquistar o dobro de potenciais clientes com o mesmo tempo de ação.

Além disso, ainda é possível fazer o acompanhamento desses leads de forma personalizada — de acordo com suas necessidades e estágios no funil —, gerando mais oportunidades de negócios para a sua equipe de vendas.

Retenção de leads

Às vezes, o cliente não está pronto para fazer a compra ou confiar na empresa devido a diversos fatores. Pode ser até que o período de realizar compras seja o errado ou até mesmo pode haver o fato de ele não ter orçamento para fazer tal ação.

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Sendo qualquer desses casos, a automação de marketing permite reter esse cliente não pronto para interagir com ele em longo prazo, a ponto de aumentar a credibilidade do serviço e deixá-lo preparado para as compras. O lead deve ser informado das novidades e de conteúdos postados em blogs e em sites oficiais.

Mais foco e direcionamento

A automação de marketing permite que saibamos em qual estágio de compra o cliente está, com o objetivo de direcioná-lo aos conteúdos certos relacionados a ele.

Sabendo o interesse do cliente, é possível melhorar todo o posicionamento do funil de vendas para gerar lucro e investimento. Por isso, a necessidade de nutrir os leads, mesmo aqueles que não estão prontos para efetuar a compra. Deve-se prestar atenção em todos os potenciais consumidores.

Além disso, a automação de marketing utiliza estratégias que promovem a adequação do conteúdo de acordo com o interesse do usuário. Assim, os leads acabam sendo direcionados e convencidos acerca da importância daquela solução para o seu problema (que seria a ausência do produto ou serviço).

Diminuição de custo e de tempo

Como a automação de marketing visa a automatizar as ações que se concentram em leads a partir do momento em que eles são segmentados (conforme o interesse e a necessidade), a equipe de marketing digital é diminuída.

Outra vantagem importante está na conversa após o lead ser direcionado ao conteúdo certo. Como ele já está preparado e adequado, quando entra em contato com o vendedor, a conversa flui mais rápido e de forma mais objetiva.

A automação de marketing na prática

O primeiro passo para automatizar o marketing da sua empresa é definir a sua estratégia, identificando objetivos, público-alvo, ações e métricas a serem acompanhadas. Com essas informações em mãos, será possível escolher uma ferramenta ou um software que atenda às suas necessidades.

Existem diferentes ferramentas que fazem esse tipo de trabalho de automatização e, dentre as funções disponíveis, você pode encontrar recursos para as redes sociais, e-mail marketing, captação e gerenciamento de leads, criação de call to action e landing page, configuração de fluxos de nutrição, dentre outros.

Por isso é tão importante a etapa de planejamento inicial. Afinal, é a partir dessas informações que a sua equipe vai saber de que forma deve conduzir as ações dentro da plataforma e otimizar os resultados de acordo com a estratégia de marketing.

Graças a plataformas de automação, como a SharpSpring, é possível ter toda a gestão de marketing digital da sua empresa em um único lugar. Com um trabalho todo focado no arquivamento em nuvem, ela permite a geração de leads, uma melhora significativa na conversão de vendas e, consequentemente, um aumento nos retornos de investimento.

Bem bacana, não é mesmo? Como você pôde perceber ao longo deste post, a automação de marketing veio para melhorar (e muito) a dinâmica nas empresas e pode trazer muitos benefícios para as ações do seu negócio a curto, médio e longo prazo. Basta encontrar a ferramenta ideal para as suas demandas.

Quer saber mais sobre automação de marketing? Confira o nosso próximo post e conheça todos os benefícios da ferramenta de Automação de Marketing SharpSpring.

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.